TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Democracia

Por:   •  5/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 2

GRUPO SER EDUCACIONAL

UNIFAEL

PEDAGOGIA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

JANINA FARIAS DA SILVA

CARLOS ALEXANDRE DE OLIVERIA

Educação e democracia

Segundo o filosofo, professor e pensador que pós em pratica a democracia em relação a educação a necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos fazendo com que eles tenham a capacidade de pensar e questionar as coisas as seu redor, em alguns das concepções de Jonh Dewey onde em 1859-1952 influenciou educadores de várias partes do mundo.

No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova liderada por Anísio Teixeira, que serviu de exemplo para o educador, com a formalidade pra vencer os desafios da educação sua efluência de estender por década e e um exemplo até hoje com a nova metodologia ativa onde faz com que os alunos não seja mais so ouvintes do seu mentor mais sim seja o protagonista de seus aprendizados. Dewey no campo específico da pedagogia a teoria dele e que e inscreve na chamada educação progressiva um dos principais objetivos e educar a criança como um todo onde o importante e o crescimento físico, emocional e intelectual do ser aprendem-te. O princípio e que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados, com atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo, e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. A democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional, mais também no interior das escolas frisavam sempre a importância do crescimento físico e emocional e intelectual.

Os alunos apreendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados, atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo, e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmos. Essa forma de aprendizados hoje conhecida como metodologia ativa, na atualidade do século XXI veio para ajudas os alunos a seria não mais oprimido mais sim alunos que expressam suas emoções.

Referencias biográficas:

. https://br.psicologia-online.com/a-teoria-do-desenvolvimento-cognitivo-de-piaget-426.html

https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=3246

https://www.construirnoticias.com.br/john-dewey-o-pensador-que-pos-a-pratica-em-foco/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com