TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Saúde

Por:   •  5/5/2023  •  Seminário  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas & Curso de Licenciatura em Pedagogia 2ª AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD2

Disciplina: EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Coordenadores: Profª Dra. Jemima Fuentes (Pedagogia) & Prof. Dr. Marcelo A. Costa Lima (Ciências Biológicas) Tutores à Distância: Profª MSc. Andreia Alves Soares , Profª MSc. Natalia Collares de Moura da Rocha, Profa. MSc. Roberta Guedes, Profª Dra. Sheila Soares de Assis

Nome: Aline Marçal Silva -17112080436

Daniele Felix de Souza - 18212080146

Fânia Rozario Rocha da Silva – 19112080130

Polo: Três Rios

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • a AD2 poderá ser realizada individualmente ou em grupos de até 4 pessoas
  • é indispensável que a AD seja enviada pela plataforma obedecendo à data limite para o envio, conforme indicado no cronograma da disciplina. A data limite para recebimento da AD não será alterada, avaliações postadas fora do prazo não serão consideradas;
  • quaisquer limitações e/ou impossibilidade para realização da atividade proposta para avaliação à distância (AD1 ou AD2) deverão ser comunicadas à coordenação da disciplina ou tutoria à distância em um prazo de dez dias contabilizados a partir da postagem da AD em questão na plataforma.

A Guarda Responsável de Animais Domésticos

É impossível não perceber que o número de cães e gatos abandonados nas ruas de algumas cidades têm aumentado significativamente. E não são apenas gatos e cachorros que são abandonados. No Nordeste do Brasil, o aumento da compra de motos, fez com que muitos jegues que antes eram usados para o transporte de pessoas e materiais fossem abandonados por seus tutores e vivam agora vagando pelas praças, ruas e estradas. Em menor escala, mas, nem por isso menos importante, existem registros de outros animais abandonados como hamsters, pássaros, jabutis, cobras, peixes etc.

Por conta dessa situação, cada vez mais vem sendo realizadas campanhas para que ocorra a posse ou guarda responsável de animais. De acordo com a enfermeira Fernanda Thais Aleixo Nogueira:

A posse responsável de animais domésticos torna-se cada vez mais uma nova e estimulante reflexão na busca de novas fórmulas de se resolver o aumento da população de cães e gatos. Essa postura propicia a melhoria nas condições de vida do animal, uma vez que contribui para a prevenção de agravos. Trata-se de um valioso instrumento de Saúde Pública. Ser um proprietário responsável inclui adotar procedimentos e cuidados que garantam não só o bem- estar do animal, como também a multiplicação dessas experiências para todas as pessoas do seu convívio

Fonte: NOGUEIRA, Fernanda Thais Aleixo. Posse Responsável de Animais de Estimação no Bairro da Graúna, Paraty, RJ. In: Revista Educação Ambiental- BE-597, Volume 2, 2009. Disponível em: http://www2.ib.unicamp.br/profs/eco_aplicada /revistas/be597_vol2_8.pdf. Consulta em: 17 ago. 2016.

Leia e responda com atenção as questões da AD2 que têm como temática a guarda responsável de animais domésticos.

1ª Questão: Pesquise na internet, revistas ou jornais uma reportagem sobre o abandono de animais. Elabore um pequeno comentário sobre a reportagem utilizando de 5 a 10 linhas. Lembre-se de citar a fonte de onde retirou a reportagem. É obrigatório postar a reportagem (ou seu link, caso o material esteja disponível na internet) junto com a AD2 para que a questão seja corrigida. (Valor: 2,0)

R: Segundo o site do G1, cresce o número de casos de animais abandonados no Brasil, e isso tem muita ligação com o poder aquisitivo das famílias, é claro que não podemos levar em consideração apenas uma das muitas justificativas para esses abandonos, mas nesse momento podemos enxergar que a população não coloca seus animais de estimação como prioridade e se desfaz deles assim que precisam diminuir os gastos sem pensar nas consequências geradas. Os abrigos estão cada vez mais lotados e as ruas também, é preciso um trabalho de conscientização com a população para a adoção responsável e consciente.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/02/21/cresce-o-numero-de-casos-de-animais-abandonados.ghtml

2ª Questão: Identifique, na cidade onde você reside, trabalha ou estuda, uma instituição, organização ou grupo que cuide de animais abandonados. (Valor: 2,0)

Nome da Instituição: Patinha Amiga

Endereço completo (rua, nº, CEP, bairro, cidade, estado): Três Rios, RJ (há apenas informações da cidade que atua, sem um local fixo de fato).

Telefone para contato, com DDD (se disponibilizado): (24) 99221-2215

E-mail para contato: patinhaamigatr@gmail.com

Site, Blog ou Facebook (se disponibilizado): https://www.facebook.com/patinhaamigatr

3ª Questão: Os animais domésticos quando são abandonados nas ruas ou não são cuidados adequadamente podem ficar doentes e transmitir algumas dessas doenças aos seres humanos. Essas doenças são conhecidas por zoonoses. Escolha um animal doméstico e escreva o que se pede: (Valor: 3,0)

  1. Animal escolhido: Cachorro

  1. Zoonose que pode transmitir: Leishmaniose

  1. Modo como a doença pode ser transmitida: é transmitida por insetos hematófagos (se alimentam de sangue), conhecidos como “mosquito palha” ou “cangalhinha”. Os mosquitos se contaminam com o sangue de outros animais doentes e transmite o parasito a pessoas e animais sadios.
  1. Uma forma de evitar que o animal tenha a doença: Uso de inseticidas tópicos com propriedade repelente e coleiras contra o moquito-palha, a vacina em animais soronegativos é importante, mas não evita que a doença seja transmitida, atuando de forma que evita que o animal desenvolva a doença.
  1. Um modo de evitar a transmissão para os seres humanos: Usar mosquiteiro com malha fina, telar de portas e janelas, utilização de repelente, há tratamentopara os humanos, é gratuito e está disponível no SUS, os medicamento utilizados para o tratamento não eliminam por completo o parasito nas pessoas e nos cães. Não há vacina para a Leishmaniose humana.

4ª Questão: Adotar animais que foram abandonados na rua ou que vivem em abrigos é uma atitude muito correta e que deveria ser seguida pelas pessoas que desejam ter um animalzinho de estimação. A adoção beneficia os animais, mas também traz muitas vantagens para quem os adota. Pesquise três benefícios que o convívio com animais domésticos traz para as pessoas com que convivem: (Valor: 3,0)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com