TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Sexualidade

Por:   •  27/9/2022  •  Artigo  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE - A1

ANA CRISTINA FERREIRA BATISTA

UAM - Universidade Anhembi Morumbi

O ambiente escolar é o lugar de parceria com a unidade familiar. É lá que as famílias esperam encontrar o apoio necessário para diferentes questões da sociedade, inclusive as várias temáticas sobre sexualidade.

Com o passar do tempo, a sociedade que fazemos parte, se tornou caótica e problemática, com situações de preconceitos e intolerâncias. O trabalho da escola é amenizar, ou pode-se dizer, eliminar alguns tabus existentes.

Esse trabalho de conscientização deve-se iniciar através de discussões construtivas e objetivas, primeiramente com o corpo docente, e incluindo no currículo escolar com um olhar pedagógico, onde maneiras criativas e lúdicas possam ser mais bem absorvidas.

Os alunos precisam ter o conhecimento sobre diversas temáticas dentro do tema sexualidade. A necessidade de conhecerem seu próprio corpo e terem a noção de que são únicos; A importância de se manterem seguros e de não permitirem que estranhos toquem em suas partes íntimas; a compreensão da diversidade e o respeito mútuo, é o início de uma construção da sociedade mais equitativa.

Dentro desse tema, às vezes em volto de desconfianças e receios, é necessário rever conceitos de virtude humanas como bondade, paciência, tolerância, autocontrole, responsabilidade, entre outros. Por esse caminho, não se deve esquecer a abordagem sobre a importância e o valor das mulheres, para que a violência contra elas se torne inaceitável sobre os olhos da sociedade.

O estudo sobre os direitos humanos devem ser abordados durante o processo, pois será através dele que a percepção de igualdade será garantida.

Através dessas pequenas ações, os discentes estarão mais confiantes para participarem ativamente da nossa sociedade, com o sentimento de inclusão.

REFERÊNCIAS

PORTAL APRENDIZ. Porque a educação deve discutir gênero e sexualidade? Listamos 7 razões: Cidade educadora - Educação integral - Escola - Gênero - . Portal Aprendiz. São Paulo, 2015. 1 p. Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/06/25/por-que-a-educacao-deve-discutir-genero-e-sexualidade-listamos-7-razoes/. Acesso em: 26 set. 2022.

UFBA - FACED. A importância das discussões de gênero e sexualidade no ambiente escolar. PET PEDAGOGIA. 2018. 1 p. Disponível em: https://petpedagogia.ufba.br/importancia-das-discussoes-de-genero-e-sexualidade-no-ambiente-escolar. Acesso em: 26 set. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com