TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação em Direitos Humanos

Por:   •  19/8/2020  •  Resenha  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

RICARDO AUGUSTO DE LIMA FENERICH

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO – Prof.ª Adriana Turqueti

AULA 17/08/2020

Referências bibliográficas

BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Biblioteca Digital Interna da Subsecretaria de Direitos Humanos Da Seadh-Es. Disponível em: http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm

ATENÇÃO!

- Na próxima segunda-feira, 24/08 – Entrar na plataforma para realizar Atividade Avaliativa I entre 20h e 21h.

- Postar Fichamento I – até dia 31/08.

NÚVEM DE PALAVRAS: DIREITOS HUMANOS

[pic 1]

 DIREITOS HUMANOS [pic 2]

[pic 3]

O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?

- São qualidades de pessoas; direitos intrínsecos que estão nas nossas vidas, só pelo fato de existirmos.

- São um sistema de valores do ser humano, que são considerados mínimos para se poder viver com dignidade.

- Quem são essas pessoas: brancos, negros, indígenas, homens, mulheres, cristãos muçulmanos, homossexuais, travestis, crianças, jovens, idosos, ricos, pobres, moradores de rua (diversidade, diferença, respeito, tolerância --- desigualdade).  

[pic 4]

A ORIGEM DOS DIREITOS HUMANOS

A luta pelos direitos é uma construção histórica. Foram conquistados, principalmente pelos grupos que sofrem algum tipo de opressão, invisibilidade, condicionados à indignidade.

A concepção atual dos direitos humanos surge com a Declaração Universal dos Direitos Humanos no período pós 2ª Guerra Mundial.

Os valores morais, filosóficos, religiosos de igualdade, justiça, liberdade, sustentabilidade, dignidade, solidariedade, cooperação e paz devem ser transformados em ações que garantam os mesmos direitos a todos, independente de posição social, política, étnica, cultural ou econômica.

Assistir: A História dos Direitos Humanos [DUBLADO]

Disponível no link: https://youtu.be/quQQrPC7WME 

“No início, não haviam direitos humanos. Se você estivesse do lado certo, estaria seguro, se não estivesse, não estaria. Então um homem, Ciro, o Grade, decidiu mudar aquilo. Depois de conquistar a Babilônia, ele fez algo completamente revolucionário: anunciou que todos os escravos eram livres. Também disse que as pessoas tinham direito de escolher suas religiões, não importando de que grupos faziam parte. Eles registraram suas palavras num tablet de barro conhecida como Cilindro de Ciro, e foi assim que nasceram os direitos humanos.

A ideia espalhou-se rapidamente para Grécia, Índia e finalmente para Roma. Eles perceberam que as pessoas seguiram naturalmente certas leis, mesmo se não fosse dito, e chamaram isso de Lei Natural, mas continuou a ser ignorado por aqueles no poder.

Até que mil anos mais tarde na Inglaterra, finalmente levaram o Rei a concordar de que ninguém poderia anular os direitos do povo, nem mesmo um rei. Os direitos das pessoas foram, finalmente, reconhecidos, e agora estavam salvos daqueles no poder, ou quase. Um grupo de rebeldes britânicos declararam independência, antes que o rei percebesse que todos foram criados com direitos iguais. Não que ele tivesse gostado da ideia, mas não podia pará-los, e a América nasceu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (355.8 Kb)   docx (631.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com