TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação no Brasil

Por:   •  14/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Para iniciar essa abordagem é necessário fazer algumas definições. O termo escola é derivado do latim schola se refere ao estabelecimento onde se dá alguma instrução, ao estabelecimento de ensino.

Quanto ao processo de ensino aprendizagem, primeiro deve-se analisar o que é ensinar: o ato de transmitir conhecimento sobre alguma coisa a alguém; é o ato de lecionar. Já aprender pode ser definido como adquirir ou conseguir conhecimento, cognição, educação sobre algo, a partir de um estudo, instruir-se ou alcançar habilidade pratica em alguma coisa (Léxico Dicionário de Português Online).

Conforme expõe o educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem.  Para ele, bem como para outros educadores contemporâneos, educar é um processo dialógico, um intercâmbio entre os agentes. Nesse processo, o educador e o educando estão em uma troca constante de papéis, ao mesmo tempo em que o educador ensina seu aluno também aprende com ele e o educando aprende e ensina seu educador.

Nas palavras de Ribeiro (2015),“ o ensino-aprendizagem promove o dialogo  entre o conteúdo (formal) e os conteúdos únicos (vivências, historia, individualidade) tanto do professor quanto do estudante.”.

Esse processo de ensino aprendizagem tem por finalidade educar para a autonomia, visto que essa possibilita o crescimento do potencial  critico do educando, abrindo espaço para a discussão do ponto de vista de cada integrante desse processo. Conforme dispõe Oaigen(1994, p.163):

Em condições ideais a criança torna-se progressivamente mais autônoma à medida que cresce e, ao tornar-se mais autônoma, vai adquirindo novas formas de pensar, julgar e agir. A construção da autonomia deve ser fruto da existência de condições ideais intra e extra-escola.  

Porém esse processo acaba sendo prejudicado visto que atualmente a educação no Brasil está a cada dia mais desvalorizada, com professores mal formados e mal remunerados e desanimados do exercício de suas funções, alunos sem perspectiva quanto ao seu futuro ocasionando a evasão escolar, além do analfabetismo funcional em pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% doa alunos que chegam ao 5° ano de escolarização não sabem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação).(BRUINI).

Referencia:

BRUINI, Eliane da Costa.        "Educação no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 20 de junho de 2017.

Léxico Dicionário de Português  Online.  Disponível em: .Acesso em 20 de junho de 2017.

OAIGEN, Edson Roberto. A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação. 1994. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/download/1031/936>.Acesso em 20 de junho de 2017.

RIBEIRO, Sabrina Luiza. Saiba +Processo  Ensino-Aprendizagem: do conceito à analise do atual processo. 2015. Disponível em: .Acesso em 20 de junho de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (209.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com