TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Extrema Importância no Desenvolvimento das Atividades nas Unidades de Saúde

Por:   •  29/8/2018  •  Artigo  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

O Enfermeiro é o profissional de extrema importância no desenvolvimento das atividades nas unidades de saúde, pois é ele que, dentre outras atribuições também exerce atividades de cunho gerencial, no que se refere à Estratégia de Saúde da Família (ESF). O enfermeiro é responsável por toda a equipe de saúde da família, que é composta minimamente por: um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem, um técnico administrativo e os Agentes Comunitários Saúde (ACS). Estes últimos trabalham no máximo 750 pessoas na sua área de abrangência, respeitando os limites geográficos. (SOSSAI, PINTO, MELLO, 2010).

O enfermeiro é responsável para organizar, coordenar, treinar, supervisionar e controlar a equipe. Ele trabalha por meios de viés da assistência integral e de forma contínua através de ações preventivas, de promoção da saúde e prevenção de doenças, no qual buscam a qualidade de vida global e a cidadania do usuário em cada processo de atenção, juntamente com a visão de equipe interdisciplinar, contando com as atividades de base realizadas pelos ACS que fazen o monitoramento da saúde da comunidade sob supervisão do enfermeiro (MARTINES, CHAVES 2007).

O profissional enfermeiro é o personagem crucial no desenvolvimento das atividades laborais dos ACS, pois são estes que estão cotidianamente em contato com a comunidade. O enfermeiro centraliza as informações oriundas da comunidade trazidas pelo trabalho dos ACS consolidando os dados mensais.

Diante deste quadro, surge o seguinte questionamento: Qual é o papel do enfermeiro no gerenciamento do trabalho dos ACS?

Entendendo que a importância do trabalho dos ACS na Estratégia de Saúde da Família e enfocando a atuação do enfermeiro como gerenciador do serviço, este estudo objetiva descrever o papel do enfermeiro no gerenciamento do trabalho dos ACS. Como objetivos específicos este estudo busca descrever as funções direcionadas ao enfermeiro no Programa de Saúde da Família e as dificuldades no gerenciamento das atividades do ACS.

A magnitude deste trabalho se deve a redução de doenças e agravos que ocorrem no Brasil, por meio das atividades realizadas pelos enfermeiros em prol das famílias ou indivíduos da comunidade, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, pois estes são o elo entre a comunidade e as Unidades de Saúde. Os profissionais de enfermagem são atores fundamentais para os cuidados na promoção de saúde e na prevenção de doenças. Os indicadores de saúde mostram reduções significantes no que se referem à comorbidades e mortalidades, o que confirma a importância destes profissionais de saúde. Desta forma este trabalho almeja contribuir para a melhoria na qualidade da assistência de enfermagem às famílias ou indivíduo na comunidade.

As ações de enfermagem nas Unidades de Saúde são estratégias estruturadas e pautadas para a integralidade da assistência no qual requer uma atividade multidisciplinar e para complementar o trabalho em equipe é necessário à humanização das práticas de saúde. Reconhecendo-se que a organização deste trabalho da equipe está relacionada ao vínculo que se estabelecem entre os profissionais e as famílias atendidas. Sendo assim buscar o diálogo que é essencial para o desenvolvimento do trabalho, como também escutar o outro resulta na possibilidade da construção de um meio de comunicação, com a finalidade de gerenciar conflitos no processo de trabalho oriundos das diferenças de pensamentos das pessoas (COLOM, CARLI 2012).

Algumas diretrizes operacionais da Estratégia Saúde na Família (ESF) são: o caráter substituitivo das práticas tradicionais das unidades básicas de saúde, a complementariedade e a hierarquizaçõ, além da adoção de instrumentos permanentesde acompanhamento e avaliação dos indivíduos e suas respectivas famílias, pois esta estratégia configura-se como primeiro contato da população com o serviço de saúde local, onde este é completamente voltado para atender ás necessidades de saúde da comunidade. Diante desta afirmativa, vale salientar a importância que o Agente Comunitário de Saúde tem nesse contexto, sendo que o mesmo é alguém da própria comunidade e quem melhor conhece os anceios e necessidades dos usuários de sua localidade.

O profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com