TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  19/4/2022  •  Monografia  •  8.782 Palavras (36 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 36

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

CAMILA RODRIGUES

RA: 1133368

OLÍMPIA – SP

2015

CAMILA

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Trabalho Monográfico – Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia apresentado à comissão julgadora da UNIP Interativa, sob a orientação da Profª SUZY XAVIER DE ALMEIDA

OLÍMPIA – SP

2015

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________

___________________________________________

OLÍMPIA – SP

2015

Dedico este trabalho a minha família, por estar sempre ao meu lado em todas as horas e principalmente nas horas mais difíceis de minha vida.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por ter dado saúde e perseverança para a conclusão deste curso, não deixou quer eu desistisse, embora tenha enfrentado alguns desafios continuei com fé e persistência.

Agradeço em especial a Alessandra Delamodarme que me apoiou estando sempre ao meu lado, não me deixando esmorecer, sendo o meu porto seguro em vários momentos e também minha família.

“Não há forças sociais importantes que exijam uma escola mais eficaz... Mesmo os que estão convencidos de que a escola tem de “se tornar mais eficaz” não estão prontos para elevar o nível de formação e de profissionalização dos professores. Eles têm novas expectativas relacionadas ao sistema educativo, porém não aceitam que ele seja um pouco mais oneroso.”

PERRENOUD (2002 p.192 a 193)

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar como deve ser a formação do educador e a educação especial, focando a maneira adequada de atuação do profissional voltado para o atendimento de crianças inclusas na rede regular de ensino fundamental sem que haja prejuízos tanto para o educando como para o educador. Também trata de como deve ser a atuação do educador especial dentro de uma escola inclusiva, em que todos os participantes do processo educativo devem estar em comum acordo em prol do desenvolvimento do educando incluso, além disso, aborda em seu contexto como deve ser o olhar deste profissional, apresentando algumas práticas que contribuem para a atuação do educador contribuindo para visualizar as deficiências e necessidades dos educandos em sala de aula , uma vez que cada um tem suas particularidades e dificuldades específicas. A importância do trabalho em equipe para que o processo educacional ocorra de maneira saudável e favorável desenvolvendo as habilidades do aluno e não focalizando suas dificuldades de forma a limitar o aluno em seu desenvolvimento.

Palavras – chave: Professor. Formação. Inclusão. Reflexão. Especial.

ABSTRACT

The present work aims to search how should educators training and special education, focusing on the proper way of acting of the professional care of children included in regular elementary school network without losses for both the learner and the educator. Also comes as it should be the role of the special educator within an inclusive school, where all the participants of the educational process must be in agreement for the development of education included, in addition, addresses in its context as it should be the professional look of this, showing some practices that contribute to the role of the educator helping to show the shortcomings and the needs of students in the classroom , since each one has its peculiarities and specific difficulties. The importance of teamwork for the educational process to occur in a healthy and favorable developing student skills and not focusing their difficulties so as to limit the student in its development.

Keywords: Professor. Training. Inclusion. Reflection. Special.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................. 09

I - A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E A EDUCAÇÃO ESPECIAL .............. 11

1.1 – A esperada atuação do professor em uma escola inclusiva.............. 14

II - O PROFESSOR E O OLHAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.7 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com