TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA, COMO SE POSICIONAR FRENTE ÀS FUNÇÕES A ELA ATRIBUÍDAS?

Por:   •  13/6/2020  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

A Função social da educação e da escola, como se posicionar frente às funções a ela atribuídas?

Quando se fala em educação, é preciso primeiro entender o sentido geral dela que é a formação geral do aluno como um cidadão consciente de seus deveres, funções e direitos na sociedade como um todo. O ser humano atualmente dificilmente vai viver em sociedade sem ser educado, ele precisa adquirir através da apropriação de cultura aonde existe varias condutas. A educação precisa de práticas educativas oferecidas por vários meios como: família, sociedade, igreja, trabalho e principalmente a escola, pois a pratica educativa é diferente. O aluno aprende em vários contextos até mesmo considerados pela LDB- Lei das diretrizes de base, essas práticas educativas estão presentes em toda a vida desse aluno.

A educação formalizada ela é planejada, sistematizada e obrigatória, a educação não formal ela é também planejada porém não é obrigatória como cursos de idiomas entre outros, e temos a informal que acontece espontaneamente na vida do individuo com a convivência em sociedade. A função da escola é desenvolver o individuo para ele se tornar um cidadão parcipativo na sociedade, que ele tenha domínio dos conteúdos básicos da leitura, escrita, ciência, artes e letras.

Pensar a função da escola é um desafio, pois ela é bem ampla e complexa, há várias maneiras. Emilie Durkhein diz que a escola precisa formar seus alunos para que eles se adaptem a sociedade como um todo, pois ela é determinante e exige essa adaptação. Marx pensava que a educação precisa ser um instrumento de entendimento e transformação, para não apenas reproduzir conhecimentos e valores, mas sim transformar esse individuo em um ser pensante, critico a valores que a sociedade impõe, autônomo, reflexivo e consciente de seus direitos como cidadão. Os alunos devem ter consciência da realidade e lutar pelas injustiças sociais e saber os direitos que devem ter perante essa sociedade. Ter noção da economia e da politica do país para que possam construir a sociedade mais justa.

Atualmente a escola enfrenta muitos desafios na formação de seus alunos, eles como a falta de verba para criar projetos educativos, desvalorização do professor entre muitos outros até mesmo na sua administração. O gestor da escola precisa através de projeto politoc pedagógico, criar caminhos para que as funções da escola e da educação sejam feitas, criando debates com a comunidade escolar. Ele precisa criar a confiança dos alunos, pais e professores para ter uma colaboração nessa missão.

As escolas da nossa região muitas vezes não conseguem por em práticas suas funções porque enfrentam muitas dificuldades como a falta de merenda, falta de material didático, falta de professores e também o ambiente escolar às vezes não é favorável. As escolas brasileiras fazem o que podem pra manter seus alunos e dar uma educação adequada mesmo com todas essas dificuldades. Com o avanço das tecnologias a escola enfrenta um problema grave, pois sua forma de ensino ainda é arcaica e precisaria de mudanças para que esse aluno esteja preparado para essa geração. Também pensar a realidade do aluno, pois a desigualdade social no país é enorme, e o aluno não tem as mesmas oportunidades.

O mercado de trabalho mudou muito e suas exigências são outras, além de que atualmente os caminhos que os alunos podem seguir são muito mais amplos do que apenas uma profissão como advogada, médico ou engenheiro. É preciso que se crie politicas publicas para que essas melhorias aconteçam e a escola possa desenvolver a sua função, o dinheiro dos impostos arrecadados deve ir para essas funções e principalmente é preciso que o professor seja valorizado, pois ele tem grande importância na formação desses indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com