TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função social da escola

Seminário: A função social da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  303 Visualizações

9ª AA

9ª AA

QUESTÃO 01

A função social da escola tem sofrido variações ao longo da história desde sua institucionalização. Na atualidade, uma das funções sociais da escola, na educação infantil, é o cuidar e o educar. Estas dimensões (cuidar e educar) estão explicitadas nos Referenciais Curriculares Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

De acordo com esse documento, pode-se afirmar que:

I – O cuidar das crianças deve ser feito a partir de rotinas rígidas, porque as crianças nesta faixa etária são muito carentes e frágeis, dependendo da ação constante e direta do professor.

II – Educar é auxiliar no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas e deve ocorrer, concomitantemente, com o cuidar.

III – Educar significa desenvolver, principalmente, as estruturas cognitivas da criança. Sendo assim, a meta principal a ser atingida por esse nível de ensino é a construção do conhecimento.

IV – A concepção sobre cuidar, explicitada no RCNEI, fundamenta-se no entendimento de que a base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a desenvolver-se como ser humano. Nessa perspectiva, para cuidar de crianças há de se ter conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.

As afirmativas corretas estão contempladas em:

I e II apenas;

I, II e IV apenas;

II e III apenas;

II e IV apenas;

I, II e III apenas;

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com