TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação social da criança por meio do seu instinto mais básico que é o brincar

Por:   •  21/11/2017  •  Artigo  •  3.630 Palavras (15 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Como é possível desenvolver o caráter e a formação social da criança por meio do seu instinto mais básico que é o brincar? Diversas situações a qual a criança é exposta durante uma simples aula recheada de brincadeiras, têm forte influencia sobre o norteamento que o aluno toma pra si, pois é a partir daquilo que ele associa suas experiências, dependendo de qual rumo ele toma é totalmente possível compreender seu universo particular identificando características que o tornam único, porém ao mesmo tempo semelhante aos seus familiares ou exemplos mais próximos.

Com isso se dá a evolução de cada individuo, e brincando se obtêm resultados importantes que farão um grande diferencial a longo prazo, de acordo com a absorção e a devolutiva de cada aluno para a sociedade, compreende-se então a relevância da instrução e base fundamentada do pedagogo, pois por ele é feita a inserção desses indivíduos ao meio social, dessa maneira é notório que necessita-se de uma boa metodologia, planejamento, instrução teórica como base, sensibilidade, tato psicológico, visão, estratégia, monitoramento desse ciclo e inovação, para aplicação de aulas efetivas no momento do brincar, que estará trabalhando o consciente e o subconsciente da criança, que estará interagindo em resposta a cada situação nova encontrada, o que dá espaço para reconhecimento de ambiente, assimilação de tempo, identificação de objetos, familiaridade com terceiros, analise de problemáticas e feed back de entendimento de um todo, e a cada retorno assim observado é colhido para a avaliação do empenho de desenvolvimento evolutivo de cada criança.

Isso só tem resultado se o brincar for encarado como algo fundamental na vida da criança, haja vista que é seu direito, não é um tempo desperdiçado, muito menos sem importância, tão pouco desinteressante, mas é de suma relevância tratando-se de um futuro breve do qual se depende toda a sociedade num contexto geral. Então segue-se o detalhamento de como isso tudo ocorre e como proporcionar o brincar da melhor maneira possível.

2 O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Linhas de Pesquisa – Área: Cultura, Tecnologia e Aprendizagem. Subáreas: Cultura e Sociedade.

Problematização:

Como o brincar na educação infantil, utilizando as brincadeiras e os brinquedos podem ajudar no desenvolvimento da criança?

Hipótese:

Porque é brincando que a criança vai interiorizando o mundo que acerca, vai se construindo um conjunto de elementos que organiza sua vida social, interagindo com os colegas e participando de experiências, de vivências imaginativas e realizadas dentro da instituição escolar.

Justificativa:

Este projeto tem como referencial a educação infantil, onde a importância do brincar, principalmente para crianças que estão inseridas nas creches de três á quatro anos de idade.

Essa criança se encontra em um processo de socialização, sendo o seu espelho o adulto no qual ela se relaciona. Além disso, estabelece vínculos com seus pares, sendo capaz de internalizar significados socialmente partilhados do seu dia a dia.

A relação adulto-criança defendida no contexto infantil baseia se na horizontalidade e respeito ás diferenças, sendo necessário o exercício de se considerar o ponto de vista do outro, colocando a troca de experiências como um fator que lidera as emoções vividas pela criança.

O direito á brincadeira; A atenção individual; A um ambiente aconchegante; Seguro e estimulante; Ao contato com a natureza; A higiene e a saúde; A desenvolver sua curiosidade; Imaginação e capacidade de expressão; Ao movimento em espaços amplos; A alimentação; A proteção, ao afeto e a amizade; A expressar seus sentimentos; A uma atenção especial durante seu período de adaptação ou inserção; A desenvolver sua identidade cultural racial e religiosa.

O projeto de ensino tem como objetivo a intencionalidade das ações que serão desenvolvidas na instituição com as crianças, levar as crianças pequenas a brincar com brinquedos, brincadeiras livres, dirigidas, jogos com orientação e auxilio das educadoras. Crianças com três anos de idade devem ser capaz de explorar o ambiente, relacionar com outras pessoas, manifestar curiosidade e interesse.

Cabe ao professor planejar atividades de ensino de modo que os mesmos sejam desenvolvidos, e que estejam inseridas e integradas na realidade da criança.

As atividades serão desenvolvidas de acordo com faixa- etária 3 a 4 anos deverá privilegiar a observação e exploração do meio em que essas crianças inseridas.

O professor de educação infantil precisa proporcionar situações que possibilitem a exploração pelas crianças das habilidades físicas, motoras e perceptivas no conhecimento do próprio corpo, como um todo integrado, que envolve tanto o conhecimento das partes do corpo, os diversos órgãos e funções como as sensações, as emoções, os sentimentos e o pensamento.

Essas habilidades devem ser desenvolvidas também no contato com outros seres existem no meio ambiente.

O educar na educação infantil deverá associar ao brincar, isto porque na brincadeira, o profissional pode intervir pedagogicamente nas ações de cuidado e educação entre a criança e o conhecimento.

"De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 27, v.01): O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos."

OBJETIVO GERAL

Proporcionar situações em que a criança possa explorar e observar o ambiente com curiosidade, interagindo com o meio em que acerca, ao mesmo tempo independente para que suas atitudes sejam trabalhadas e desenvolvidas a partir de grupos formados por iniciativa própria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estabelecer um caminho para desenvolver a afetividade da criança e aumentar as possibilidades de comunicação e socialização na Educação Infantil.

Estimular para que a criança busque compreender as diversas formas de linguagens, seja corporal, musical, plástica, oral e escrita, acompanhadas das diferentes intenções e situações de comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com