TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO

Por:   •  23/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE     ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD2 – 2018 - 1

Disciplina: GEOGRAFIA I

Coordenador (a):         

Aluno (a):  

Polo: SPE                                  

1 – Apresente as diferentes perspectivas para o ensino de Geografia na atualidade, justificando a relevância do estudo da disciplina no mundo atual. (5,0).

R: As  perspectivas do ensino da  geografia na atualidade não  está apenas  em conhecer e comparar a presença da natureza na paisagem local ou em outras paisagens por meio de ilustração e da linguagem oral, mas também através da articulação  com teorias, conceitos e métodos e com conhecimentos gerados e construídos na prática social e isto só é possível no contexto de um trabalho de compreensão crítica da sociedade

A Geografia como disciplina torna-se importante devido as  contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de ocupação. Está relacionada também  à necessidade de se conhecer o espaço geográfico que  possui um caráter histórico e é capaz de contar a história e as características da ação humana  sobre o meio em que vive. A Geografia pode ser usada para desvendar as mascaras social, uma vez que revela como os sistemas econômicos, políticos, ideológicos e sociais se manifestam sobre as pessoas e sobre o espaço, auxiliando no planejamento social,  e ações populares que auxiliem no combate a vários problemas sócios espaciais.

2 – Identifique as principais recomendações, existentes nos PCNs, para o ensino da Geografia nos Anos Iniciais, fazendo uma análise crítica do documento. (5,0).

R: Os PCNs de Geografia busca orientar os professores sobre práticas pedagógicas que permitam colocar aos alunos as diferentes situações de vivência com os lugares, para que estes possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito,  desenvolvendo a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade/natureza, a partir de  práticas  que deverão envolver procedimentos de problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa dos fenômenos sociais, culturais ou naturais, que compõem a paisagem e o espaço geográfico.
Para os PCNs  é fundamental que o professor valorize a vivência do aluno;  crie  e planeje  situações de aprendizagem em que os alunos possam conhecer e utilizar inúmeros procedimentos geográficos de forma mais aprofundada, abordando  os problemas socioambientais e econômicos,  de promover um estudo mais amplo de questões sociais, econômicas, políticas e ambientais relevantes, fazendo assim com que o aluno perceba que ele próprio é parte integrante do ambiente, como agente ativo e passivo das transformações das paisagens terrestres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com