TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTAO ESCOLAR NA CRISE PROVOCADA PELO COVID-19

Por:   •  7/5/2020  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA

RHUAN CARLOS ALMEIDA

A GESTAO ESCOLAR NA CRISE PROVOCADA PELO COVID-19

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para avaliação na disciplina de Gestão Escolar.

2020

Para elaborar as respostas das questões propostas foi realizada uma entrevista com os gestores de uma escola pública, localizada no subúrbio do município do Rio de Janeiro além de ter observado alguns aspectos que diz respeito às questões propostas para enriquecer com algumas informações necessárias.

Quais preocupações são motivos de ações para a Gestão neste momento?

          A maior preocupação dos gestores nesse momento de pandemia é fazer com que a comunidade entenda os reais motivos e razões que fizeram a escola se fechar, porém há uma preocupação maior em relação ao ano letivo, mesmo sabendo que o processo de ensino aprendizagem seja um movimento contínuo a escola entende que não há motivos para que os alunos percam toda a sua rotina escolar e visa manter a escola ativa onde todas as atividades diárias sejam adaptadas para um melhor desenvolvimento no modo EAD pois é o único meio possível para que a escola continue ativa e viva dentro dos alunos em meio a toda essa pandemia.

Como a escola está atuando e qual o papel da Gestão nesse processo?

          A escola continua ativa no modo EAD, no qual o principal papel da gestão nesse momento é não abandonar a sua comunidade escolar, pois ela é uma dos principais elementos para uma conscientização de tudo o que está acontecendo. A gestão continua com o seu principal papel articulado com essa pandemia que fez e faz a escola criar estratégias para se manter ativa como, por exemplo, criar plataformas (redes sociais), flexibilizar seus planejamentos para um encaixe na rotina escolar que mudou completamente (e continuara mudada depois que tudo passar). A escola busca sempre atender sua comunidade escolar em meio a essa pandemia e sempre dar o melhor em seu trabalho em equipe para que a comunidade (principalmente os alunos) se sinta segura em aspectos que condizem com a escola e a nossa cidadania, formando assim seres conscientes.

Qual a relação da escola com os pais, a comunidade, os docentes e os estudantes?

          Toda relação está sendo muito “próxima”, onde todo feedback é importante, onde todo contato da escola com a comunidade é essencial. A escola e a comunidade nesse momento atual estão sensíveis e na maioria das vezes sem referencias e sem argumentação, porém a escola vem amparando e ouvindo tudo o que essa comunidade tem a dizer e se preocupando com o bem estar de cada um. No dia 22 de abril de 2020 foi realizada a entrega dos cartões alimentação e a gestão escolar criou uma dinâmica de entrega toda voltada para a proteção de todos aqueles presentes com higienização total e respeitando o distanciamento social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com