TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guia de Relatório

Por:   •  29/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

6 – Estágio Supervisionado VI – Ensino Fundamental ( 50 hs)

     

6º semestre:

  1. Observação e análise de aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental/EJA: 40 horas
  2. Elaboração de relatórios: 10 horas

Neste semestre, iremos trabalhar diversos temas que se relacionam diretamente com o cotidiano das escolas de Ensino Fundamental/ EJA:

  1. Organização da escola e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais do Ensino Fundamental de 9 anos
  2. Planejamento ( PPP e Planos de ensino)
  3. Práticas cotidianas envolvendo a relações étnico – raciais, gênero e orientação sexual
  4. Cultura Escrita, Alfabetização e Letramento
  5. Currículo, linguagens e interdisciplinaridade
  6. Inclusão da pessoa com deficiência, TGD e Altas Habilidades.

 

         Estes temas deverão ser objeto de discussão no 5º e no 6º semestre, sendo que neste semestre, as discussões e problematizações de tais temas, estarão mais voltadas para as metodologias estudadas e a articulação das práticas escolares com o trabalho realizado em sala de aula. Objetiva-se que os alunos descrevam o trabalho desenvolvido na instituição de Ensino Fundamental  (pública ou privada) observada, fazendo uma reflexão, subsidiada a partir dos textos trabalhados nas disciplinas.

O relatório de estágio deverá ser composto por quatro partes:

A)     Introdução:  Nesta primeira parte, você deverá apresentar em texto corrido – nunca sob a forma de tópicos – a descrição geral da escola na qual você estagiou, que deverá conter: identificação do estabelecimento (nome da instituição, endereço, bairro, município, nomes dos integrantes da equipe gestora, tipo de estabelecimento  - municipal, particular e etc.-, período de funcionamento, descrição geral do espaço físico (quantidades de salas, ambientes diferenciados que a escola possua e etc.), número de alunos, de classes e de professores.  Na introdução, também deve aparecer o nome da professora que você acompanhou durante o estágio, bem como uma breve descrição da sala de aula onde estagiou. Em situações nas quais o estágio foi realizado em diferentes salas, escolher uma como fonte para elaboração deste breve relato. As informações solicitadas para a introdução do relatório poderão ser obtidas por meio de conversas informais com os profissionais da escola ou através da consulta ao Projeto Político - Pedagógico da escola.

B) Na segunda parte do relatório, você deverá dissertar sobre a Proposta Pedagógica da escola. A partir da análise do PPP da escola e de conversas com a equipe gestora e professores, sintetize os projetos e planos diferenciados que a escola desenvolve, tal qual eles estão descritos nos documentos e como você observou (se observou) a realização efetiva dos mesmos. Ainda nesta segunda parte do relatório, você deverá observar e narrar a respeito da ação de planejamento dentro da escola que escolheu para estagiar. Como a escola está organizada: ciclos, séries, progressão continuada ou outras configurações? Como está organizado o currículo, considerando – o o PPP em ação? Existe alguma proposta de interdisciplinaridade? A escola possui algum tipo de planejamento que orienta as práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças? Quais formas este planejamento assume (anual, semestral, semanal, diário)? Como se dá o registro escrito deste planejamento? Qual a relação dos professores e demais profissionais da escola frente às formas de planejamentos observados? Existem registros de trabalhos envolvendo as relações étnico – raciais, de gênero e orientação sexual? Os planejamento  destacam como será realizado o processo de inclusão? Estão previstas ações de inclusão da pessoa com deficiência, TGD ou altas habilidades? As informações requeridas para esta parte do relatório poderão ser obtidas, geralmente, com uma consulta ao projeto pedagógico da unidade escolar e por meio da conversa com os profissionais da escola. Na impossibilidade de acesso ao PPP da escola, busque informações sobre a proposta pedagógica da escola em outros meios também, como na Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com