TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORICIDADE ESCOLAR E PERPETUAÇÃO DA MANUTENÇÃO DE CLASSES

Por:   •  10/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Fórum de inclusão:

A inclusão das diferentes classes sociais no mercado DE TRABALHO

O EIXO TEMÁTICO DA PESQUISA FOI:

A HISTORICIDADE ESCOLAR E PERPETUAÇÃO DA MANUTENÇÃO DE CLASSES.

A referida pesquisa foi feita no intuito do estudo de como o meio familiar e os níveis de escolaridade do contexto social do individuo afetam a perspectiva escolar e corrobora para a manutenção de classes como o referencial utilizado defende.

         Bourdieu diz que a percepção de que a reprodução das desigualdades sociais por meio da escola é inevitável, na medida em que as diferenças culturais e escolares entre as classes, sendo relativas, tenderiam sempre a manter-se, mesmo, por exemplo, quando aumentado o acesso ou o aproveitamento escolar das camadas populares.

        Dessa forma, parece-nos possível pensar que, ao mesmo tempo em que a escola é uma das principais instituições que contribui para a manutenção da ordem social, ela também pode ser uma das agências a contribuir para a ruptura do círculo vicioso da reprodução, ainda que apenas em termos micros-sociais, ou seja, no nível individual.

        Família e escola representam, portanto, duas maneiras de transmissão de herança econômica e cultural. São duas instituições estruturadas para tal transmissão e que possuem uma relação de interdependência, na qual uma se alimenta da outra e vice-versa. Ambos são espaços que servem como mantenedores de uma ordem social hierárquica, desigual e assimétrica e que estimulam, ou não, uma predisposição à cultura.

O conceito que concretiza o entendimento acerca da relação indivíduo-sociedade, na obra de Bourdieu, é o de habitus:

 "... O sociólogo descobre a necessidade, a coação das condições e dos condicionamentos sociais, até no íntimo do 'sujeito' sob a forma do

que chamo de habitus" (Bourdieu, 1990a, p. 28).

O habitus é, portanto, um conceito que permite pensar a mediação entre condicionamentos sociais e subjetividade dos indivíduos (Setton, 2002).

Dados:

A amostra populacional da pesquisa foi de 62 pessoas com diferentes níveis de escolarização que variam entre doutorado, nível técnico, médio e fundamental.

 As regiões de abrangência foram sudeste, centro- oeste e Sul do Brasil, com cerca de VINTE E DUAS cidades dentro das pesquisas.

Metodologia:

O lócus utilizado foi o Google Formulários, e o tempo disposto para confecção e aprimoramento das pesquisas foi de 72 h.

21 Perguntas variantes (Abertas e de múltipla escolha)

Houve também o preenchimento dos formulários in lócus, por meio dos estudantes nas escolas visitadas: Pública e privada, que não irão ser citadas por motivos éticos, e dentro da Unifal.

Os embasamentos teóricos referenciais foram:

  • As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas1,2 François Dubet* Marie Duru-Bellat** Antoine Vérétout***
  • A ESCOLA E O SUCESSO ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXÕES À LUZ DE PIERRE BOURDIEU

SCHOOL  AND SCHOOL SUCCESS:  REFLECTIONS BASED ON PIERRE BOURDIEU *Debora Cristina Piotto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com