TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Psicologia

Por:   •  17/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 8

Questões sobre os conteúdos estudados

As Psicologias

  1. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
  2. O que significa entender o homem como ser multideterminado?
  3. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
  4. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
  5. O que podemos entender por subjetividade?
  6. Explique porque a subjetividade não é inata.

Respostas

1- O senso comum não possui objeto de estudo especifico, utiliza-se dos sentidos para conhecer, através do ouvir falar. Enquanto o conhecimento cientifico especializa-se em um único objeto de estudo, não se limita aos sentidos, questiona e investiga.

2- Significa que o homem além de suas características biológicas ele se adapta facilmente as necessidades para sua sobrevivência. O homem é um produto histórico, não se pode estuda-lo como um ser isolado, ele se torna humano por ser social, nem ser concebido como ser abstrato pois o homem é a junção de suas relações sociais.

3- Os possíveis objetos de estudo da psicologia são o comportamento humano, o inconsciente, a consciência e a personalidade.

4- Os motivos responsáveis pela diversidade de objetos de estudo estão ligados a psicologia ser uma ciência recente, sendo assim as teorias não são definitivas e acabadas. Como o psicólogo é um ser humano estudando outro ser humano, então o mesmo está inserido nessa realidade estudada, a concepção de homem que o pesquisador tenha, direciona sua abordagem. O homem como ser natural ou construção social.

5- Podemos dizer que a subjetividade é a maneira de cada um sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e etc... É o que constitui o nosso modo de ser.

6- A subjetividade não é inata pois não nascemos com ela, é construida atraves das nossas vivencias, experiencias...

  A Psicologia na Grécia Antiga

7. Como os gregos concebiam a alma?

8. Em que consistia a teoria da imortalidade da alma de Platão?

9. O que é a Psyché para Aristóteles?

A Psicologia na Idade Média

10. Qual o centro de reflexão sobre o psiquismo em Santo Agostinho e em Santo Tomas de Aquino?

Resposta

7 – A alma era concebida como a parte imaterial do ser humano e abrangeria o pensamento, os sentimentos, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção.

8- Consistia em que a alma habita o corpo, mas é concebida separadamente. No momento em que alguém morria o corpo desaparecia, mas a alma seria algo que não teria fim, seria infinita e poderia habitar outro corpo.

9- Para Aristóteles Alma e corpo são uma coisa só, e todos os seres vivos a possuem.  A Psyché é o que move o mundo, o que dá ânimo, é o princípio ativo de tudo.

10- Estão partindo de uma influência divina, como centro de reflexão por meio da fé.

Questões sobre a Psicologia no Renascimento e no Século XIX

11. Qual a contribuição de Descartes para a Psicologia?

12. Quais as contribuições da Neurofisiologia e da Fisiologia para a Psicologia?

13. Qual a importância de Wundt para a psicologia?

14. Quais os critérios que a psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?

15. O que caracteriza o Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo?

Respostas

11- Antes de Descartes acreditavam que a interação entre mente e corpo essencialmente unilateral. A mente era capaz de exercer grande influência sobre o corpo, mas o corpo pouco efeito sobre a mente. Na visão de Descartes, mente e corpo eram compostos de diferentes essências. Assim redirecionou a atenção dos pesquisadores, que passaram do conceito abstrato da alma para o estado cientifico da mente.

12- Os estudos e formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, no qual existia o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos. Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem, seu cérebro.

13- Criou o primeiro laboratório de psicologia experimental, utilizou o método cientifico para estudar a estrutura da sensação e percepção, mostrou que a introspecção poderia ser usada para estudar os estados mentais. Por isso e sua extensa produção teórica na área é considerado o pai da Psicologia moderna / cientifica.

14- Os fenômenos psicológicos vão adquirindo status científicos porque para a concepção da época, o que não era mensurável não era passível de estudo cientifico, seu status de ciência é contido a partir do momento que se liberta da filosofia assim atraindo novos estudiosos e pesquisadores que a partir dai começam a definir seu método.

15- O funcionalismo é uma escola de psicologia que dá ênfase nos atos e processos mentais, está preocupado com a consciência. O estudo definira para que é a mente e não o que é a mente. O estruturalismo tem como fundamento o estudo dos elementos e conteúdos mentais, sua principal base de estudo centralizava-se nos elementos propriamente ditos e acreditava que os conhecimentos psicológicos deveriam ser através das experiencias conscientes pelas análises laboratoriais. O associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias, da mais simples as mais complexas, assim, para aprender coisas mais complexas precisariam aprender primeiro as mais simples que estivessem associadas aquele conteúdo.  

Questões sobre o Behaviorismo

16. Para os behavioristas, qual é o objeto de estudo da Psicologia e como é caracterizado?

 17. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?

18. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.

19. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.

20. O que é comportamento operante? Dê exemplos.

21. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo

22. Defina: esquiva, fuga, extinção, punição, generalização e discriminação.

Respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com