TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESTAGIADO

Por:   •  17/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O presente estágio é resultante do estudo e análise realizada para a disciplina de Estágio – Didática e para a criação do mesmo foram desenvolvidas entrevistas, pesquisas e pelo método de observação com e do trabalho dos profissionais do Colégio Estadual Zilda Arnz, para levantamento de dados. O objetivo deste trabalho é verificar como é ser o profissional que forma e capacita a nova geração, como eles se preparam e se motivam para tal atividade, quais são os seus objetivos, como ele lida com as novas tecnologias, e com as adversidades e com os alunos inclusos. Este trabalho acabou sendo de grande valor cultural e com grande peso no enriquecimento para a prática acadêmica. Foi realizado o estágio nesse Colégio por ser referência em qualidade e por não haver mais vaga na única instituição que oferece Magistério na região de São José dos Pinhais. Essa instituição na qual fizemos estágio atende o corpo discente e a população, capacitando-a com cursos profissionalizantes, abre aos finais de semana para uso da quadra, e demais atividades, exemplos que são estimulados no curso que fazemos. Criar uma geração para a vida é um desafio para poucos e quando vemos exemplos assim queremos nos inspirar e seguir.

5

2. IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESTAGIADO

O estágio foi realizado no período de 04 de novembro de 2013 a 25 de novembro de 2013 das 7:30 às 11:30. A pesquisa foi realizada através de observações e entrevistas com a equipe pedagógica, funcionários e pesquisa no seu projeto político pedagógico. A Escola Estadual Doutora Zilda Arns Neumann – Ensino Fundamental e médio, localizado na Rua: Rua Manoel Correia 500, Bairro Santa Tereza, em São José dos Pinhais, deu início em suas atividades no mês de fevereiro de 2010. No início do funcionamento da Escola a Direção estava a cargo da Professora Marili Aparecida Martins de Castro, através da resolução nº 506/2010, permanecendo até 06/2010, quando assumiu a Direção a Professora Marcia Maria Dacko Teixeira. O Colégio oferta da Educação Básica os anos finais do Ensino Fundamental de nove anos, e o Ensino Médio por Blocos. Além dos cursos citados, oferta-se o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas, na modalidade de Espanhol. Paralelo aos cursos, ofertam-se as atividades em contra-turno: Programa de sala de apoio a aprendizagem e Projeto segundo tempo. O Colégio atende 1002 alunos, possui 24 salas de aulas; 01 biblioteca; 04 banheiros (02 masculinos, 02 femininos para alunos); 01banheiro para portadores de Necessidades especiais; 02 banheiros para Professores e Funcionários; 01 Secretaria; 01 sala para os Professores; 01 cozinha; 01 refeitório para alunos; 02 depósitos (01 para merenda e 01 para materiais de limpeza); 01 deposito para materiais de educação física; 01 pátio com cobertura – utilizado também para prática de Educação Física; 01 pátio sem cobertura – utilizado também para atividades de educação física; 02 salas para Direção; 01 sala para Equipe Pedagógica; 02 almoxarifados; 01 sala de informática; 01 sala de multimídia com almoxarifado próprio e 01 laboratório de ciências com almoxarifado próprio.

A equipe é composta por 1 diretora, 1 vice- diretora, 3 pedagogas, 30 professores que atuam nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Filosofia e Sociologia.

6

Os pais são na maioria trabalhadores formais do comércio, indústria, escolas e creches, meio transportes, que recebem benefícios como convênio de saúde, no custo de transporte e na alimentação básica. Outros são informais da construção civil, doméstico, jardinagem, carpintaria. O nível de escolaridade da maioria é ensino fundamental, outros com ensino fundamental completo, alguns com nível médio completo, outros se profissionalizando, e poucos com nível superior. Atualmente a renda familiar é de dois a quatro salários mínimos, as famílias são compostas de três a cinco pessoas, algumas com até oito, tendo numero de filhos de um até cinco filhos que residem na mesma casa. Sendo que mais da metade das famílias possuem residência própria (financiadas), e a outra metade paga aluguel. As construções das residências são de alvenaria, outras de madeira e mistas. Possui infra-estrutura básica, água encanada, instalação elétrica. A maior reclamação da população são as péssimas condições das ruas, totalmente esburacadas, além da violência. Toda comunidade depende do meio de transporte coletivo, alguns possuem carros, e utilizam bicicletas. Algumas famílias possuem auxilio de programas sociais, recebimento de leite, pesagem e bolsa família. Na maioria utilizam do atendimento do SUS, algumas possui plano de saúde particular.

7

3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

As primeiras aulas assistidas tratavam das instituições de reinserção, mais especificamente o sistema carcerário de condenados por crimes contra a sociedade. E da forma como deveria acontecer a reinserção de condenados. Nestas aulas podemos observar a relevância da sociologia no contexto escolar, estudar a sociedade é essencial para criarmos um vinculo dos alunos com a sociedade, e desenvolvendo uma consciência critica, de processos tidos como naturais como as desigualdades sociais. Durante a aula podemos observar que a forma predominante da exposição dos conteúdos, acontece de forma dialogada, no qual a professora se baseia em fatos decorrentes da via cotidiano dos alunos para expor o fatos que condizem com a matéria. A professora inicia a aula contando uma história sobre um tema da atualidade e vai envolvendo os alunos de forma que todos participem dialoguem e deem a sua opinião referente a determinado assunto, que normalmente ocorrem em suas vidas no cotidiano. Ela coloca um determinado tema e monta uma espécie de júri, que julga o tema proposto (um pai de família é acusado injustamente de roubo e passa por varias tortura na prisão e na metade de sua pena descobrem que ele é inocente), a professora propõe ao grupo de acusação que detalhe os acontecimentos e que façam com que os mesmos sejam explicados pelo grupo acusado, compondo assim um júri simulado fazendo com que toda a turma colabore com os temas propostos. Na aula seguinte a professora começa falando sobre a escravidão e exemplifica alguns tipos de escravidão existentes ate os dias de hoje, tal conteúdo é de suma importância pois leva os alunos a pensarem sobre a atualidade, e a compreenderem que ainda existe trabalho escravo. A professora também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com