TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O EDUCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/4/2018  •  Artigo  •  8.127 Palavras (33 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 33

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O EDUCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

VANESSA DAMÔR DIVINO DA COSTA[1]

RESUMO

O presente estudo, intitulado “A importância do lúdico para o educando na Educação Infantil”, aborda a temática da importância do lúdico para aprendizagem na Educação Infantil, visto a problemática enfrentada no contexto escolar, de que muitas vezes o brincar é utilizado como forma de entretenimento ou apenas para “passar o tempo” em turmas de desta faixa etária estudantil. Para construção do mesmo, objetivou-se averiguar a importância do brincar para as crianças de Educação Infantil, observando o processo de aprendizagem através da brincadeira; investigando as práticas pedagógicas referentes às brincadeiras, através de observação e entrevistas com professores; e, verificando a importância da brincadeira para a criança. Através desta abordagem, verificou-se que, de acordo com as observações feitas em sala de aula de Educação Infantil, a aprendizagem através da brincadeira é um processo decisivo para o desenvolvimento da criança, pois essa aprendizagem serve de base para o seu futuro. Por meio dessa aprendizagem prazerosa, a criança vai aprender se divertindo, acarretando assim uma base forte e sólida para o seu futuro e sua continuação na aprendizagem. A importância da brincadeira na educação infantil, que não depende apenas da criança brincar o que querem que ela brinque naquele momento, mas sim, do brincar por prazer e alegria, interagir com outras crianças e aprender brincando. O papel de mediador do professor no processo de ensino e aprendizagem através do lúdico é fundamental, pois a qualidade do brincar se deve a forma com que se é apresentado a brincadeira à criança, garantindo assim a qualidade da aprendizagem e também a relação entre as outras crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Educação Infantil. Brincar.

1 INTRODUÇÃO

        Este estudo aborda a temática da importância do lúdico para aprendizagem na Educação Infantil, visto a problemática enfrentada no contexto escolar, de que muitas vezes o brincar é utilizado como forma de entretenimento ou apenas para “passar o tempo” em turmas de desta faixa etária estudantil. Diante da inegável premissa de que para a criança brincar é coisa séria, é imprescindível a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. É através do lúdico que o infante expressar suas sensações e emoções, desenvolvendo-se cognitiva, sensorial, motora e socialmente.

A diversidade presente na escola remete a vários contextos, que tem sido um assunto discutido pelos profissionais de ensino e comunidade escolar, e as relações interpessoais no cotidiano escolar.

Por outro lado, a utilização do lúdico, no processo de ensino e aprendizagem, torna-se fundamental no sentido de efetivar o mesmo, de modo que cada ser humano é único, aprendendo, construindo caráter e convivendo de diferentes maneiras.

        Deste modo, pode-se constar que a escolha da temática do presente estudo decorre da experiência vivenciada em turmas de Educação Infantil, nas quais se percebe o quanto o lúdico contribui para o desenvolvimento dos educandos enquanto utilizado com objetivos pedagógicos. O objetivo geral deste é averiguar a importância do brincar para as crianças de Educação Infantil. Os objetivos específicos são observar o processo de aprendizagem através da brincadeira; investigar as práticas pedagógicas referentes às brincadeiras; e, verificar a importância da brincadeira para a criança. Para construção da fundamentação teórica, buscou-se suporte em Friedmann, Antunes e Vygotsky, entre outros.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

2.1 O lúdico na Educação Infantil  

        O desenvolvimento da criança se dá a partir de sua interação com os objetos, situações vivenciadas e relações com as pessoas que se fazem presentes no seu cotidiano. É na Educação Infantil que a criança estabelece contato com um novo grupo social, dividindo seus interesses e construindo conhecimentos. A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da criança, portanto, é imprescindível que a ação pedagógica enfatize o processo de ensino e aprendizagem através do lúdico.

        É a escola que propõe o desenvolvimento global do educando, devendo priorizar vivências significativas. Por isso, o educador deve estar consciente da importância do lúdico para a criança e entrar no seu mundo para melhor conhecê-la e auxiliá-la conforme propõe Rosa (1998):  

Pensando sobre a escola como um espaço de trânsito entre a tradição e a criação, vimos que potencialmente ela é um lugar onde é possível viver experiências muito interessantes. No entanto, isso vai depender da qualidade da relação professor - aluno, isto é, se ambos forem capazes de construir um espaço de encontro onde o aprender e o ensinar aconteçam de modo significativo. Dito de outro modo, vai depender em grande parte, da capacidade que ambos tiverem de brincar (p.6).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com