TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO TRABALHO PARA A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS DE VIDA

Por:   •  19/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 7

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – A IMPORTANCIA DO TRABALHO PARA A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS DE VIDA

ANOS DE APLICAÇÃO

Todos os anos do ensino médio

RESUMO

Essa sequência didática visa levar o aluno a entrar em contato com narrativas sobre o mundo do trabalho para que reflitam sobre suas próprias experiências e expectativas o que contribuirá para a construção de seus Projetos de Vida. Nesta sequência, os alunos deverão entrevistar seus familiares e pessoas do seu convívio para conhecer sua história e suas trajetórias profissionais. Os alunos trabalharão em grupos e sistematizarão as principais aprendizagens sobre essas conversas.

TEMAS ENVOLVIDOS

Trabalho; Histórias de vida; Família

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS

Valorizar os diversos saberes e vivências socioculturais, entender as relações

do mundo do trabalho e relacioná-las com o seu projeto de vida;

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Possibilitar que os alunos percebam e reflitam sobre como a história de vida das pessoas e seus percursos profissionais se entrelaçam. Favorecer o fortalecimento dos vínculos dos alunos com seus familiares. Levar os estudantes a repensar seu presente e projetar o seu futuro, a partir do contato com experiências de outras pessoas sobre o mundo do trabalho.

AULA 1

RECURSOS NECESSÁRIOS

• Papel A4

• Caneta

• Lápis e borracha

DESENVOLVIMENTO

1. Organizar a sala de aula formando um círculo com as carteiras. Acolher os estudantes, criando um ambiente positivo para o início da aula, e apresentar as atividades planejadas e suas expectativas de aprendizagem.

2. Provocar os estudantes a refletirem sobre questões relacionadas às escolhas profissionais. Problematizar com a turma fazendo as seguintes perguntas: Qual a importância da profissão e do trabalho na vida de uma pessoa? Por que determinadas pessoas escolhem determinado campo profissional?

3. Para despertar o interesse da turma e também ampliar o conhecimento dos alunos, apresentar dados e trajetórias de determinada profissão. É recomendado que o professor paute a carreira docente e sua própria história, já que assim terá condições de falar da sua experiência e tematizar um setor de trabalho que afeta diretamente a vida dos alunos, além de reforçar um vínculo de confiança e abertura com eles. É importante trazer histórias de seu percurso na docência, de modo a inspirar e levar os jovens a refletirem sobre suas próprias escolhas para o mundo do trabalho. Também é necessário pesquisar e organizar informações atuais sobre a carreira de professor. O professor também pode: apresentar dados que revelam aspectos positivos, desafiadores, contradições sobre ser professor e articular com sua experiência profissional. Citar fatos pessoais e significativos que foram vivenciadas ao longo da sua carreira profissional e que geraram aprendizagens. Falar das habilidades e competências necessárias para ser professor. Encerrar essa etapa da aula ampliando o diálogo com a turma e respondendo a eventuais perguntas dos estudantes.

4. Em seguida, propor à turma um desafio: cada estudante escolherá duas pessoas de seu convívio para entrevistar. Será uma conversa sobre a trajetória profissional e suas histórias de vida.

5. Pedir para que cada jovem se dedique primeiramente à seleção de seus entrevistados. É importante sugerir que os alunos selecionem dois perfis diferentes um do outro, para dessa forma terem relatos diversificados. Por exemplo, se um entrevistado for mais velho, o ideal é que o outro seja mais jovem. Se um for uma mulher, o outro pode ser um homem. O professor também precisa auxiliar os estudantes a definirem os critérios para a seleção dos entrevistados, apresentando a eles algumas possibilidades a serem consideradas em sua decisão, tais como escolher pessoas com diferenças relativas a:

• Idade

• Gênero

• Nível de escolarização

• Nível de realização profissional

• Profissão (dar preferência a áreas do conhecimento também distintas)

6. Informar que a conversa pode ser registrada em texto, foto, áudio ou vídeo. Esclarecer aos alunos que, durante as conversas, muitas coisas serão ditas, e não dá para confiar na memória. A forma de registro é de livre escolha do aluno, mas é preciso reforçar a importância de anotar as informações mais importantes. Avisar também que os bate-papos devem ser realizados até a aula seguinte e serão essenciais para a continuidade das atividades.

7. Convidar os alunos a se organizarem em duplas para criarem perguntas para seus entrevistados. A criação do roteiro para entrevista é individual, mas o objetivo é que os alunos possam se auxiliar, revisando os roteiros dos colegas e dando novas sugestões de perguntas.

8. Encerrar a aula pedindo que alguns estudantes apresentem a sua melhor pergunta criada. O objetivo é que os jovens se inspirem e complementem seus roteiros para a entrevista ao ouvirem as questões criadas por outros colegas. Reforçar com os alunos a importância de registrar as entrevistas, relembrando que os registros serão essenciais na próxima aula. Esclarecer possíveis dúvidas que ainda possam surgir.

AULA 2

RECURSOS NECESSÁRIOS

• Papel Kraft ou cartolina

• Papel A4

• Canetas Hidrográficas

• Lápis de cor

DESENVOLVIMENTO

1. Começar solicitando que a turma relate como foi a experiência das entrevistas. É necessário dar a oportunidade para que os jovens se manifestem livremente. Também é importante estimular os alunos a falar sobre as surpresas e os desafios enfrentados. A intenção nesse momento é coletar algumas impressões e estimular os estudantes para a próxima etapa da aula.

2. Após esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com