TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.120 Palavras (17 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 17

UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA

PÓLO QUIRINÓPOLIS - GOIÁS

FACULDADE DE PEDAGOGIA

DAÍZE LEANDRO DE ARAÚJO MOREIRA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

QUIRINÓPOLIS

2018

DAÍZE LEANDRO DE ARAÚJO MOREIRA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora, como parte dos requisitos para aprovação em TCC e obtenção do título de Licenciada, Curso de Pedagogia da UNIUBE - Universidade de Uberaba, Polo Quirinópolis - Goiás.

Orientador (a): Prof. THIAGO GUIMARÃES DA SILVA

QUIRINÓPOLIS

2018

                                                                      “As crianças especiais, assim como as aves, são diferentes em seus vôos. Todas, no entanto, são iguais em seu direito de voar”.

Jesica Del Carmen Perez

RESUMO

Observa-se atualmente, no cenário da educação brasileira uma crescente necessidade em desenvolver uma educação de forma inclusiva, sendo assim, é preciso analisar, pontuar e ressaltar a importância e os desafios que essa educação inclusiva possui no que se refere ao desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes na formação do que podemos chamar de Identidade Cidadã do mesmo. Esse conceito de educação inclusiva traz consigo um novo paradigma a respeito da estrutura oferecida para o desenvolvimento satisfatório da mesma, tanto no aspecto físico, quanto no aspecto social. São necessários diferentes momentos, lugares e pessoas para que se consiga de uma maneira considerada satisfatória efetivar a educação e o desenvolvimento de qualquer pessoa, seja ela criança, adolescente ou até mesmo um adulto, uma vez que a educação é um processo que se viabiliza durante toda a vida, e que são notadas durante as relações humanas estabelecidas por elas. Assim sendo, é necessário que se faça um estudo profundo sobre o tema, para que de fato esse conceito de educação consiga integrar de forma plena os indivíduos que são agregados a essa classe.

Palavras-chave: Educação inclusiva - desenvolvimento - necessidades especiais.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................1

DESENVOLVIMENTO...........................................................................................................2

CONCLUSÃO...........................................................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................10


INTRODUÇÃO

O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) ora apresentado é fruto do resultado de uma pesquisa pedagógica desenvolvida na Universidade de Uberaba - Minas Gerais, polo de Quirinópolis - Goiás.

A pesquisa tem por tema “A importância da educação inclusiva”, o qual foi adotado a fim de analisar e compreender quais são os seus propósitos e verificar como é preciso se dar a sua aplicabilidade no que concerne à educação de qualidade.

A educação inclusiva já é uma realidade nas instituições públicas de ensino no Brasil, e partindo desse princípio de que a educação é o principal meio pelo qual se pode mudar o quadro atual da nossa sociedade, sempre buscando solucionar problemas sociais existentes, que infelizmente estão se tornando monótonos, tais como a falta de respeito impostas para uma boa convivência em grupo, e até muitas das vezes, a falta de sabedoria para conseguir lidar com todas as situações decorrentes do dia-a-dia, sendo que cada vez mais se ultrapassam os limites dos diretos alheios a cada cidadão. 

Nesse sentido, se faz basicamente necessário entender que a educação inclusiva é uma proposta pedagógica encontrada para tornar a educação em si mais acessível a todo indivíduo que nela se encontra, mas cabe ainda ressaltar que todo esse processo educacional inclusivo deve ser feito de uma maneira digna e sem nenhuma distinção, uma vez que, todos os ambientes e pessoas devem trabalhar afim de contribuir para melhorar esse processo de vida.

Dentro do contexto escolar encontrado atualmente, é preciso que se proporcione um desenvolvimento direcionado e específico, trabalhando sempre com as diferenças, afim de torná-las um elo de ligação entre todos as pessoas e acima de tudo ressaltando a convivência plena, satisfatória e igualitária entre todos os indivíduos que pertencem a esse processo de socialização, ou seja, aprender a respeitar e a conviver é fundamental.

Com base nisso, iniciaremos aqui uma reflexão na qual buscaremos como objetivo principal identificar os benefícios e os desafios que a educação inclusiva traz para a construção do indivíduo, em todos os seus aspectos, para que o mesmo possa se estabelecer dentro de uma sociedade como um ser pensante e atuante, na medida do possível, e buscando atender as suas necessidades individuais e coletivas.

DESENVOLVIMENTO

Para o discorrer desse assunto precisamos definir primeiramente o que é deficiência. Segundo Lima (2001) o termo “deficiência” se define como:

Define-se como deficiência toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano. A deficiência permanente é aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos. Incapacidade é uma redução efetiva e acentuada a capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos adaptados, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida. (pág. 40-41)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com