TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: UMA REFLEXÃO SOBRE O INCENTIVO E AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS

Por:   •  1/8/2021  •  Artigo  •  3.390 Palavras (14 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 14

NOME DA FACULDADE

(FACULDADE QUE ESTÁ MATRICULADO(A) (Arial fonte 12)

NOME DO CURSO

(Coloque aqui o nome do seu curso de pós em Arial fonte 12)

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: UMA REFLEXÃO SOBRE O INCENTIVO E AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS.

        

   TÍTULO DO TCC (Arial, fonte 12)

                                       

SENA MADUREIRA - ACRE

2020

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: UMA REFLEXÃO SOBRE O INCENTIVO E AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS.

Autor[1], (digitada em letra tamanho 12)

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- O desenvolver da imaginação e de emoções de forma prazerosa e significativa são contribuições que o hábito da leitura quando estimulado desde a mais tenra idade pode proporcionar a uma criança. O presente artigo busca enfoca a importância das práticas pedagógicas recorrentes à formação de bons leitores tendo como objetivo discutir como a importância da leitura na educação infantil utilizando-a como instrumento valioso para aprimorar o desenvolvimento de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Para isso adotamos uma pesquisa bibliográfica, na qual, tece um diálogo entre autores que estudam sobre o tema, indicando como base concepções de ensino com finalidades de aprendizagem, possibilitando para a criança um contato lúdico e prazeroso que levem a um interesse permanente pela leitura. Através da pesquisa, concluiu-se que a leitura é instrumento fundamental e necessário nas salas de aulas de Educação Infantil e no cotidiano. Foi possível também verificar que o embasamento teórico aliado a pratica pedagógica eleva a qualidade do trabalho desenvolvido.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura, Educação infantil, Infância.

  1.  Introdução

Em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem por meio da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual, faz necessária uma formação que dê conta da inserção plena do indivíduo na cultura letrada. Alguns dos desafios atualmente enfrentados pelas escolas é que seus alunos se tornem bons leitores e, para isso, é preciso que todos os responsáveis pelo ensino escolar estejam convencidos que a leitura é de extrema importância para a vida do indivíduo, tanto social como cultural. O presente trabalho demonstra o esforço na construção de conhecimento sobre o quão importante é a leitura, seus apoderamentos, sua função e suas contribuições para a sociedade. No que tange a questão pedagógica, a leitura desenvolve e aprimora no leitor suas habilidades cognitivas. Sobre a leitura, o Plano Nacional do Livro e da Leitura afirma que:

Ler é abrir janelas, destrambelhar portas, enxergar com outros olhares, estabelecer novas conexões, construir pontes que ligam o que somos com o que outros, tantos outros, imaginaram, pensaram, escreveram. Ler é fazer-nos expandidos. (BRASIL, 2006, p. 04).

Refletir sobre o incentivo à leitura na Educação Infantil é pensar nas contribuições que esta proporciona a criança nessa etapa educacional através da leitura prazerosa. Nesse sentido, o trabalho com a leitura na primeira etapa da educação tem grande relevância nas demais etapas da vida educacional. São muitas as dificuldades a superar para que se mantenha um olhar produtivo e critico quando tem como foco a importância da leitura, estes obstáculos se apresentaram já no começo do processo civilizatório. O incentivo e ensino da leitura solicita habilidades e competências que os anos de vida escolar necessita e por consequência, contribui para aproximar um futuro leitor dos livros. objetivando demonstrar a importância da leitura, incentivar o hábito da leitura na sala de aula com ênfase na Educação Infantil, com a finalidade de contribuir no diálogo entre a teoria e a prática. É notório o quanto o hábito da leitura ajuda na formação cognitiva, psicomotora e psicológica daquele que a pratica. Ler na infância proporciona ao praticante viajar pela sua imaginação, desenvolvendo assim criatividade, dado que universo infantil é cheio de ludicidade.

A metodologia utilizada no trabalho abrange uma pesquisa bibliográfica para embasamento das questões levantadas e a observações, que segundo Gil (2002, p. 45), “a principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente”. Trata-se, portanto, de uma pesquisa empírica na medida em que se busca explicar a questão problematizada - incentivo à leitura, mediante a observação das práticas desenvolvidas em um ambiente escolar.  

Para isso, utilizamos alguns teóricos que estudam essas questões relacionadas aqui, os quais destacamos: Solé (1998, p. 24), que se refere a “leitura como um processo de interação entre o leitor e o texto, em busca de uma finalidade”; Aguiar (2016), que nos fala sobre os primeiros contatos da criança com a leitura e com as histórias, afirmando que, este contato, quanto mais cedo acontece melhor acontecerá a formação leitora dos indivíduos, assim como sua aprendizagem leitora; Paulo Freire (2000) que vê o ato de ler como uma forma de conhecer o mundo; Antunes (2003) afirma que a escola ainda trabalha a litura de forma mecânica, enfocando em memorização; dentre outros pensadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com