TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e escrita NA SÉRIE DE DESENVOLVIMENTO DE COMEÇO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Monografia: Leitura e escrita NA SÉRIE DE DESENVOLVIMENTO DE COMEÇO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Monografia  •  9.749 Palavras (39 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 39

MONOGRAFIA: O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a língua nas suas modalidades oral e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. E, através dele, analisar o desenvolvimento das crianças e seu relacionamento com a linguagem escrita, através da suas características e modalidades, muito antes de seu ingresso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado / significado a ele. Diante deste contexto, o trabalho proposto, objetiva elencar as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita.

Como marco teórico inspirou-se nos estudos de Vygotsky, Freire, Cagliari, Ferreiro, Sole, Castro, Barbosa, entre outros. Quanto aos suportes metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica interpretando-a como a busca de significação do conteúdo teórico exposto pelos pesquisadores da área e da descoberta dos contextos em que estas se fizeram.

A escolha desse recurso “reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente” (GIL, 1994). Ao término deste trabalho é possível afirmar que a leitura está estritamente relacionada à escrita, mas sua aprendizagem esta tradicionalmente ligada aos atributos linguísticos, culturais, sociais.

Palavras-Chave: Desenvolvimento, aprendizagem, conhecimento prévio e nível conceitual.

Sumário

Introdução.

Capítulo I.

Retrospectiva Histórica da Prática de Leitura no Contexto Escolar: Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Capítulo II

2.1. O Aprender a Ler e a Escrever

2.2. Os Níveis da Escrita: Um Caminho de (RE) Descoberta.

2.3. A leitura e a escrita.

2.4 A leitura e a escola

2.5 As portas da leitura

Capítulo III

O Fator Estimulante No Processo Do Desenvolvimento Da Leitura E Escrita

3.1 Concepções de Alfabetização

3.2.Como acontece a aprendizagem da escrita (hipóteses de escrita)

3.3 Como acontece a aprendizagem da leitura

Conclusão

Referências Bibliográficas

Introdução.

O presente estudo é uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, sendo caracterizado, segundo a natureza dos dados, como uma pesquisa bibliográfica.

Apresentação da distribuição e os objetivos dos capítulos; Dessa forma, o presente estudo foi estruturado em três capítulos, a saber:

O primeiro capítulo aponta, a retrospectiva histórica do desenvolvimento da leitura e da escrita no contexto escolar, nas séries iniciais do ensino fundamental.

O segundo capítulo esclarece, a metodologia utilizada, fazendo um relato da problemática de pesquisa, apresentando os principais questionamentos que a orientaram e descrevendo sucintamente, a forma como foi realizada a investigação e os participantes da pesquisa que foram entrevistados.

O terceiro capítulo trata da análise e discussão dos dados obtidos, discutido-os à luz da literatura e do referencial teórico utilizado.

Por fim, as considerações finais, retomam sinteticamente as principais idéias apresentadas ao longo do trabalho.

A escolha do tema da presente pesquisa ocorreu em função da crença de que a formação continuada clássica (cursos de reciclagem, palestras, treinamentos) não tem se adequado às reais necessidades dos professores. Sendo assim, a realização da formação na própria escola é um grande passo nesse sentido, não somente porque ela constitui um coletivo de formação, mas também porque a formação acontece no local de trabalho do professor, não estando separada das práticas pedagógicas de sala de aula.

Capitulo I.

Este capítulo nos remete aos dados históricos da leitura, conforme apanhado bibliográfico.

Retrospectiva Histórica da Prática de Leitura no Contexto Escolar: Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

O surgimento dos livros didáticos nas séries iniciais nas escolas do Brasil, diz respeito à evolução dos livros no Brasil, como também o desenvolvimento com relação à leitura e os novos métodos aplicados para o avanço da aprendizagem nas escolas, possibilitando uma criança a ler. Neste capítulo encontramos considerações de FERREIRO, TEBEROSKY, FREIRE e de outros pesquisadores que estudaram o processo da leitura e escrita das crianças. Evidencia-se a função social da leitura, presente nos diversos usos da vida de cada individuo e sua grande influência no aprendizado do leitor e do escritor. Apresenta metodologias do ensino e incentiva a arte de alfabetizar com texto num processo ativo.

“Quando desejamos viajar para outro país precisamos de um passaporte, da mesma forma, o passaporte de leitor nos ajudará ir para outra terra, ou melhor, para muitas outras terras, essas terras pertencem a um mundo muito grande: o mundo dos leitores”.(CHICAGO, p.29)

Várias reformas aconteceram no ensino entre as décadas de 20 e 50, entre as quais, adotou-se o ensino multi seriado. Segundo GALVÃO (1999, p.9), os anos 50 e 70 foram marcados por multiplicidade de métodos alternativos de ensino centrado do aluno e não mais na ação do docente. A expansão da escola pública possibilitou o acesso à educação a uma grande maioria da população. Houve também um enorme avanço da produção de livros; em conseqüências, o público leitor cresceria e se diversificaria na década de 70. Cada livro passa a ter um tempo menor de utilização na escola, pois as mudanças constantes ocasionaram a necessidade de atualização contínua.

No decorrer dos anos, ampliaram-se às oportunidades de leituras Muitos recursos foram inventados para facilitar o ato de ler. Com a revolução tecnológica, estes recursos, entre os quais o lápis e o papel, que vieram modificando e revolucionando o ensino nas escolas primárias. Com os recursos disponíveis, surgem outras modificações; a forma pela qual a criança aprende a ler e a escrever.

Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com