TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE

Por:   •  28/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.057 Palavras (25 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

ARINEIA ANDIDA DA SILVA

[pic 10]

A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE

Brincadeiras e os Jogos incorporados na Educação Infantil

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduado em Pedagogia

Orientador: Prof.  Tatiane Pereira Alves Marigo

Tutor de sala: Nara Lúcia Barros Garcia

[pic 11]

SILVA, Arineia Candida da, A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE - Brincadeiras e os Jogos incorporados na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) –. Universidade Norte do Paraná, Várzea Grande MT, 2016.

RESUMO

Neste projeto de Ensino defende a idéia da importância das brincadeiras e dos jogos com crianças em fase de 0 a 5 anos. Enfatizando o brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Dando Valor ao incentivo da capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil. Dando importância forma que a ludicidade é aplicada dentro do contexto do ensino.  Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Tendo em mente que a brincadeira faz parte da vivencia infantil, a pretensão seria buscar o desenvolvimento intelectual cognitivo que acontece com as crianças quando as mesmas brincam, e que a as brincadeiras são de extrema importância na escola, pois o professor utilizando-se desse recurso o professor poderá desenvolver em seus alunos o conhecimento de mundo, socialização e a estimulação dos seus reflexos motores. Sem esquecer que mesmo é um forte aliado na mediação do ensino dede que possuindo regras e aplicabilidade adequada.

Palavras-chave: Brincadeiras. Jogos. Aplicabilidade. Educação Infantil. Ludicidade. Professor.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

2        Revisão Bibliográfica        15

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino        25

4 Considerações finais        31

REFERÊNCIAS        32



  1. INTRODUÇÃO

A linha de pesquisa escolhida foi a docência na educação infantil. O conceito possui evidência devido a compreensão que as brincadeiras fazem parte da infância e compete ao educador acrescer estratégias que conduzam a aprendizagem dos conteúdos pelos os seus alunos movidos pelo deleite e satisfação, as brincadeiras promovem alegria e isso, se bem aplicado, pode usado para promover a satisfação de compreender algo novo. A Ludicidade se mostra um tema pertinente aos pernos estudados nas disciplinas durante o curso de pedagogia, dessa maneira levando a compreender que os profissionais da área da educação necessitam isso dentro das noções adquiridos neste percurso de formação.

Devido ao fato de desejar desenvolver trabalhos e projetos pedagógicos, surge a necessidade de buscar melhorar a compreensão de com estes os jogos e brincadeiras devem ser explorados pelos professores, mesmo estando em um período onde o construtivismo faz parte da realidade educacional a mesma nem sempre é aplicada de maneira adequada e coerente com a realidade apresentada pelo aluno ou por vez nem mesmo aplicada.

É devido a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre as oportunidades de aprendizagem que o brinquedo e os jogos podem ofertar, que busco basear meus estudos nessa linha de pensamento.

As brincadeiras e os jogos são excelente ferramentas para desenvolver a aprendizagem dos conteúdos, pude observar isso durante meu período de estagio.

Dentro do período de estagio foi possível entrar em contato com a realidade dentro da prática docente e compreender que essas praticas eram tradicionais, pois haviam poucas brincadeiras e muitos conteúdos e escrita, sem a valorização das atividades lúdicas, nem sempre pela falta de vontade do professor e sim pela falta de estrutura ou de materiais ou mesmo pela busca de cumprir um cronograma pré estabelecido. Essa falha era mascarada pela atuação de estagiários na busca de desenvolver seus conhecimentos Lúdicos.

O projeto em base visa a promoção do direito da criança de brincar; os estímulos de brincar dará a oportunidade da criança de escolher livremente como e com quem quer brincar; ira gerar ocasiões para o resgate de brinquedos e brincadeiras característicos das diferentes regiões do país. Demonstrar a eficácia da Ludicidade as aplicação de conteúdos como português, matemática, ciências, geografia, historia, artes.

O projeto importância de se utilizar os brinquedos e jogos em sala de aula, pois, assim, as crianças aprendem brincando, e com isso eles mostram mais interesse na aula, pois conteúdos e rotina fazem com que a criança se desanime e não queira ir a escola. Atividades dinâmicas de motivação, utilização de jogos pedagógicos, bem como os momentos de socialização e afetividade oportunizam aprendizagem por meio do mundo imaginário, por isso é importante a busca por inovação e renovação dos planos de aulas, tornados as aulas divertidas e construtivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com