TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

Guarulhos

PROJETO INTEGRADOR

MÁRCIA SILVA DE JESUS RA: 8529957759

A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ARUJÁ/SÃO PAULO

MAIO/2017

MÁRCIA SILVA DE JESUS RA: 8529957759

A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância Anhanguera.

ORIENTADORA : Lais Moraes Ossuna

ARUJÁ/ SÃO PAULO

MAIO/ 2017

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha mãe Maria da Glória, meu pai Francisco e meu esposo Mauricio que acreditaram na minha capacidade e no meu potencial, me  incentivando nos momentos em que pensei que não iria conseguir.

Dedico a todos os meus amigos e familiares aos meus irmãos também

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar quero agradecer a  Deus Que me deu a vida,por meio da qual pude chegar a este momento desafiador,agradeço pelas bênçãos que ele tem consedido em minha vida.

A minha mãe que é a minha heroína e exemplo de vida,agradeço pelos inúmeros conselhos e a educação que ela me deu,pessoa que sempre esteve ao meu lado nos momentos mais difíceis em minha vida.

Ao meu pai, que sempre me aconselhou e me ajudou,também agradeço ao meu esposo que sempre esteve e está ao meu lado me ajudando e dando força pra continuar.

Dedico também aos meus irmãos Fábio e Francisco que acreditaram em mim e também na minha capacidade.

As professoras que sempre estiveram presente me auxiliando para o desempenho deste projeto e que contribuíram de forma direta e indireta para o meu aperfeiçoamento pessoal e profissional me tornando um educador.

SUMÁRIO

Resumo.....................................................................................................06

Introdução.................................................................................................07

Fundamentação Teórica..........................................................................08

Material e Método.....................................................................................10

Resultado do Discurso............................................................................12

Considerações Finais..............................................................................13

Referências Bibliográficas......................................................................14

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância do brincar na educação infantil,visando identificar as influencias positivas da brincadeira em relação à aprendizagem da criança.Na educação infantil a criança vivência situações de aprendizagem ,desenvolvendo hábitos e habilidades e o jogo e a brincadeira oportuniza ricas trocas de experiências, ludicidade e aprendizagem. Ao brincar, a criança interage com outras crianças,sendo capaz de perceber-se como um ser no mundo.O objetivo desse projeto é fazer do brincar a base para o aprendizado,desenvolver o convívio social,respeitar a natureza da criança entre outras que favoreçam a educação.os conteúdos são a linguagem oral e escrita, matemática ensino da natureza e sociedade,música e artes e serão realizados no ao longo do bimestre. O referencial teórico baseia-se na construção do conhecimento, físico, cognitivo e social através de conceitos lúdicos, incluindo jogos e brinquedos interativos para a educação infantil reforçada teoricamente por autores como Piaget: trabalha com o jogo pela assimilação ou acomodação Vygotsky que vê no jogo a possibilidade de sempre estar numa zona pela busca do novo, Kishimoto que todo material pode ter o seu valor lúdico.

Palavras-chaves: Ludicidade,Escola,Jogos,Socialização e criança

INTRODUÇÃO

O tema do projeto é sobre ludicidade: o brincar na educação na educação infantil,baseando se na pesquisa referente ao uso de jogos brinquedos e brincadeiras na educação infantil,para chegar se a conclusão do quanto a escola precisa investir nesse tipo de ensino,pois coloca as características naturais da criança como base para o aprendizado cognitivo físico e social da mesma.

A criança é o foco principal do ensino da educação infantil,por isso é preciso usar de algo que a estimule ,que ela já conheça para ela venha a ter prazer na escola é um ambiente diferente e o professor pode torná-lo familiar,através de jogos brinquedos e brincadeiras além de todo desenvolvimento que será proporcionado.

Muitas das atividades desenvolvidas dentro da sala de aula são didatizadas,mecânicas bloqueando a imaginação e criatividade da criança e o lúdico só é proposto na hora do intervalo,hora em que o professor não se faz presente,então dessa forma não há um aprendizado significativo para as propostas pedagógicas então o projeto visa trazer a ludicidade para dentro da sala de aula como base de ensino e desenvolvimento da criança.

Vou introduzir três objetivos cognitivo,físico e social através de atividades lúdicas como a exemplo o brincar de roda onde as crianças desenvolve seu lado cogitivo ao memorizar cantigas desenvolvem também o físico através do rodar enquanto estão de mãos dadas mantendo uma sincronia e por fim a socialização que só pelo fato de estarem de mãos dada e se divertindo já estão aprendendo a se relacionar socialmente.

O referencial teórico fortalece a proposta ao defender a importância da ludicidade na educação infantil mostrando que ela sendo base para o ensino de crianças em sua primeira fase.

Na ludicidade,os jogos brinquedos e brincadeiras exercem seu papel se construtores do conhecimento,desenvolvendo a criança no sentido cognitivo,físico e social e para fortalecer ainda mais,autores como Vygotsky que conceitua o jogo comojogo em que a criança sempre esta em busca do novo,já para Piaget a criança pode estar num estado de assimilação,quando ela transforma objetos em algo imaginário ou acomodação quando ela se modifica,dependendo de sua ação diante do jogo,ela adquira conhecimento e Kishimoto defende que todo material que puder ser usado de forma lúdica,agrega conhecimento como um jogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com