TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/5/2018  •  Resenha  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 11

IVED – FAV ED

VALQUIRIA MARIA SANTOS

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA – TCC

VIRGEM DA LAPA – MG

2016 [pic 1]


IVED – FAVED

VALQUIRIA MARIA SANTOS

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA – TCC

Resenha apresentado ao Núcleo de licenciatura– IVED – FAVED como requisito parcial de nota para licenciatura em Pedagogia.

VIRGEM DA LAPA - MG

2016[pic 2]


SEMINÁRIO DE PESQUISA – TCC

Valquíria Maria Santos[1]

RESUMO

Este estudo consiste numa descrição acerca da ludicidade na educação infantil, visto que, o lúdico pode contribuir de forma satisfatória para o desenvolvimento do ser humano, independentemente da idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural. Nesse sentido verificou-se que em algumas escolas já se trabalha a questão da ludicidade no espaço sala de aula, porém, nota-se que esta realidade não é constante na vida de alguns educadores visto que os mesmos não estão preparados a realizarem o devido planejamento; outros até estão, mas sentem-se coagidos a permanecerem com as velhas regras, pois se pensam em inovar temem em receber represálias por parte de alguns pais e da comunidade em geral pelo fato de passarem a ser vistos como profissionais despreparados. É importante deixar claro com a pesquisa acima realizada que a escola vem trabalhando o lúdico e essa prática pedagógica tem mostrado bons resultados.

Palavras – chave: Lúdico, ensino e aprendizagem.

ABSTRACT

This study is a description about the playfulness in early childhood education in Itaituba, since the playcan contribute satisfactorily to the development of human beings, regardless of age, assisting not only in learning but also in social, cultural and personal. In this sense it was found that in some schools are already working the issue of playfulness within the classroom, however, note that this reality is not constant in life because of some educators that they are not prepared to undertake proper planning, others are up to, but feel compelled to stay with the old rules, because they think of innovation in receiving fear reprisals from some parents and the community at large because the pass to be seen as unprepared. It is important to make clear to the research carried out above that the school has been working playing and teaching practice that has shown good results.

Keywords: Playful, teaching and learning.

1 – INTRODUÇÃO

Este artigo tem como finalidade esclarecer ao leitor o tema em questão (A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL), suas implicações e suas delimitações de forma que facilite uma abordagem geral a respeito da educação lúdica na escola como uma forma de socializar os educandos, estimulando-os à aprenderem de um modo mais dinâmico e tornando estas aulas mais interessantes. Tendo como objetivo ensinar o aluno de modo prazeroso, porém, não tirando o foco principal que é a sua aprendizagem. Primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico referente ao tema. O estudo teve referências metodológicas para nortear a investigação da pesquisa bibliográfica, desenvolvido com a convivência na instituição de ensino. O desenvolvimento da pesquisa consistiu na leitura de diversos autores, para embasar teoricamente todo o trabalho.

Pode-se considerar que é importante pelo fato de integrar o aluno à educação infantil de maneira que o mesmo passa a ser mais interessado em seus estudos, pois a cada novo dia cria-se a expectativa de aprender brincando e por finalidade contribuir no ensino-aprendizagem.

2 – A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permitir um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento.

A palavra lúdico vem do latim ludus que significa brincar. Neste brincar estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza aprendizagem do individuo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo.

Independente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem num mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde realidade e faz-de-conta se confundem. O jogo esta na gênese do pensamento, da descoberta de si mesmo, da possibilidade de experimentar, de criar e de transformar o mundo.

Sobre atividades lúdicas, existe hoje uma vasta bibliografia, mas a realidade é que estes estudos pouco têm influenciado na prática da educação infantil.

Pela analise da realidade educacional concluiu-se que nas instituições infantis as atividades lúdicas são pouco exploradas, e mesmo quando são realizadas, não lhes é dado o valor que elas merecem. Então pergunta-se: Por que a brincadeira não é vista como coisa séria? Por que o educador tem no seu fazer pedagógico a hora de “ensinar” e a hora de “brincar”? Por que não ensinar brincando?

Foram coletadas informações a respeito do tema trabalhado verificando isso, não foram encontradas disciplinas que tratem, especificamente, do lúdico. Como esperar que estes educadores desenvolvam a ludicidade na criança?

Esta preocupação fez com que nos lançássemos na aventura de experimentar desenvolvermos atividades lúdicas com jogos e brinquedos para dinamizar os conteúdos, com objetivo de despertar na criança o prazer pelo lúdico.

Quando nos referimos à educação, sabemos que são muitos os desafios a serem enfrentados para que esta área possa ser considerada como geradora dos avanços científicos. Ao compará-la com outros setores (MÉDICINA, ENGENHARIA, INFORMÁTICA...), onde as inovações aparecem com freqüência, percebemos que, os avanços ocorridos não chegaram a reverter o processo como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com