TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

JENNYFER AMANDA DE SOUZA FAVERO

A  IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

Chapecó

2021

JENNYFER AMANDA DE SOUZA FAVERO

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PRODUÇÃO INTERDISCILPLINAR INDIVIDUAL

Portifólio apresentado ao Curso Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção de media semestral .

 

Chapecó

 2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL E ESPECIFICAMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL        4

3 SEQUÊNCIA DIDÁTICA        7

4 CONCLUSÃO        8

Referências        9

  1. INTRODUÇÃO

Esta Produção Textual Interdisciplinar Individual, tem como objetivo, promover a reflexão sobre a importância da Ludicidade no contexto educacional, mas especificamente na Educação Infantil, buscando discutir a importância dos jogos e brincadeiras no processo ensino aprendizagem para a construção do conhecimento.

Atualmente observa-se a necessidade da Ludicidade, que está presente no cotidiano escolar, assim como na vida da criança, e é esta fase, fundamental e mais importante para o desenvolvimento, que o trabalho pedagógico que será realizado deve basear-se tanto na construção de um planejamento articulado com o Plano Político Pedagógico de cada instituição, sua cultura e o meio a qual está inserido, mas também não deixando de lado o respeito a singularidade, as concepções psicológicas e pedagógicas do desenvolvimento infantil.

As atividades lúdicas, se trabalhadas corretamente, proporcionam condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social da criança, além de se expressar, também assimila conhecimentos, constrói realidades, e são fundamentais na formação, transformação e construção do sujeito, tanto dentro como fora do contexto escolar.

  1. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL E ESPECIFICAMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        A Ludicidade é um fenômeno universal, que tem atravessado gerações, fronteiras e épocas. Para falarmos sobre Ludicidade, precisamos,  entretanto entender que sua presença na história humana é constante, desde que existimos somos seres lúdicos. Porém, ao longo da história, as formas, os espaços, o tempo e seus objetos utilizados, foram se transformando.

A educação Infantil como direito da criança ainda gera muitos debates, e há poucos anos, a criança ainda não era vista como um indivíduo com seus direitos garantidos na sociedade, mas sim como uma “propriedade” da família e seu “direito” era dos responsáveis que trabalhavam e precisavam de um lugar para seus filhos ficarem durante sua jornada.

        Atualmente o direito da Educação Infantil não é mais para os responsáveis, mas sim voltada para a criança. E é um direito dela, a um ambiente que desenvolva sua criatividade, confiança, autoestima ampliando suas relações com a sociedade e o meio em que está inserido.

Então, cabe compreender que a Educação Infantil não é um local para o cuidar especificamente, como muitas vezes é visto, mas sim um ambiente para a promoção de uma aprendizagem e desenvolvimento de forma lúdica, respeitando as suas particularidades, contemplando a pluralidade cultural, visando o respeito as diferenças e a busca pela igualdade a todas as crianças.

        Portanto, a construção de um planejamento e de um trabalho pedagógico deve estar elencado numa formação profissional adequada é de estrema relevância que os profissionais da educação se engajem também com novas práticas educacionais  visto que esses conhecimentos irão transitar por todos os enfoques que fazem parte do universo infantil, permitindo assim, condições reais de aprendizagem, demonstrações de possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem, interações sociais, e principalmente construção da identidade e da autonomia da criança.

        Assim, é de extrema importância destacarmos a Ludicidade, que está presente diariamente nas salas de Educação Infantil.

A palavra Lúdico vem do termo da palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar.

Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. É uma importante forma das crianças experimentarem situações novas, compartilharem experiências, superarem novos desafios, se apropriarem da cultura que a cercam de formas prazerosas, entre vários outros benefícios, e tem por seu principal objetivo, produzir uma série de desenvolvimentos favoráveis, que vai desencadeando seus aprendizados proporcionando diversão e ao mesmo tempo conhecimento.

        A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas na Educação Infantil é de extrema importância e suas atividades não devem ser impostas pois sua principal característica é a liberdade de escolha, e isso se vem porque, é nessa faixa etária que a criança começa a pensar com certa lógica, começa a entender o mundo ao seu redor, ter consciência de suas ações, aprender que existem regras a serem respeitadas, de expressar seus sentimentos, descobrir suas emoções, além de proporcionar momentos de socialização entre outras crianças e adultos, também proporciona momentos de relação com a cultura e as práticas sociais.

        Vale ressaltar que as brincadeiras e jogos, portanto, não são apenas passatempos, mas são também formas de despertar e desenvolver melhor as habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras das crianças pois:

Nas Habilidades Cognitivas, o brincar desempenha um papel extremamente importante na constituição do pensamento infantil. É através dele que se inicia uma relação cognitiva do indivíduo com o mundo de eventos, coisas, símbolos e pessoas que o rodeia. A partir da brincadeira, a criança reproduz o discurso externo, o internaliza, interpreta e constrói seu próprio pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (347.8 Kb)   docx (251 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com