TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

1 TEMA

         Neste trabalho será abordada a importância da metodologia cientifica na elaboração de trabalhos cientificos aos graduandos que ingressam nas universidades.

2 OBJETIVOS

Objetivo geral

         O objetivo da metodologia cientifica é resgatar no aluno a capacidade de pensar para então comprovar a lógica, o rigor e a coerência nas suas pesquisas científicas.

Objetivos específicos

- Reconhecer a importância da Metodologia Científica no processo ensino-aprendizagem;

- Despertar o interesse pela pesquisa;

- Refletir sobre a importância da leitura;

3 JUSTIFICATIVA

A Metodologia cientifica é a disciplina que ensina as normas técnicas que devem ser seguidas nas pesquisas científicas. É considerada como a ciência que ensina a pesquisar a partir de métodos científicos. Ou seja, vai inserir o aluno no mundo dos procedimentos racionais, sistemáticos e lógicos para a construção do seu conhecimento acadêmico de maneira que possa compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de seu trabalho acadêmico. Segundo Severino (2000) Metodologia é [...] um instrumental extremamente útil e seguro para a gestação de uma postura amadurecida frente aos problemas científicos, políticos e filosóficos que nossa educação universitária enfrenta. [...] São instrumentos operacionais, sejam eles técnicos ou lógicos, mediante os quais os estudantes podem conseguir maior aprofundamento na ciência, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, é o objetivo intrínseco do ensino e da aprendizagem universitária.

De acordo com Ruiz (1985, p.16): O objetivo da Metodologia Científica é tomar os neo-universitários pela mão e caminhar ao seu lado, acompanhando-os em seus primeiros passos de vida universitária, indicando o caminho certo na procura do saber superior, iluminando problemas para que melhor possam vê-los a assumir e a desenvolver hábitos de estudo e técnicas de trabalho que tornem realmente produtivos os anos de vida universitária, tão preciosos e, não raro, tão mal aproveitados.

No entanto, além da Metodologia Científica introduzir o aluno no mundo dos procedimentos lógicos, sistemáticos e racionais, ela instiga o mesmo a pensar. Segundo Libânio (2001, p. 39): O primeiro objetivo da disciplina de Metodologia Científica é resgatar em nossos alunos a capacidade de pensar. Pensar significa passar de um nível espontâneo, primeiro e imediato a um nível reflexivo, segundo, mediado. O pensamento pensa o próprio pensamento, para melhor captá-lo, distinguir a verdade do erro. Aprende-se a pensar à medida que se souber fazer perguntas sobre o que se pensa.

         Mas pensar não é tudo. Além de pensar, é necessário agir. O pensamento impulsiona o ser humano na busca de novos conhecimentos, tornando-o crítico e criativo para então, produzir novas formas de conhecimento dos quais possa se beneficiar.  De acordo com Beirão (2010): “O desafio da universidade contemporânea é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante é ‘dominar o desconhecimento’, ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa”.

         Ainda, com a Metodologia Cientifica o aluno terá que se apropriar da arte da leitura, pois só ela vai ensiná-lo a pensar e ampliará sua capacidade intelectual. Segundo Ruiz (1985, p.35), “A leitura amplia e integra os conhecimentos, desonerando a memória, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência pelo contato com formas e ângulos diferentes sob os quais o mesmo problema pode ser considerado”. O referido autor assevera: “[...] Quem lê constrói sua própria ciência; quem não lê memoriza elementos de um todo que não se atingiu [...]”.

         Vê-se então que, quem lê mais quase sempre sabe mais, ela constitui em fator decisivo de estudo, pois propicia ampliação de conhecimentos, obtenção de informações, abertura de novos horizontes para a mente e a sistematização do pensamento. A leitura oferece grandes oportunidades, independentemente da área de atuação profissional, pois como afirmam Lakatos e Marconi (2007, p. 15): ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com