TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM CRIANÇAS EM CASO DE 05 ANOS

Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM CRIANÇAS EM CASO DE 05 ANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.155 Palavras (17 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

COM CRIANÇAS DE 05 ANOS

RESUMO

A música não precisa ser explicada, ela tem um fim em si mesmo. Este artigo tem por finalidade investigar se a música pode ser um instrumento de auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas. Procurou-se investigar a forma como o professor vê e utiliza a musica com crianças de cinco e seis anos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos questionários aplicados. Concluiu-se até o momento que a música pode ser instrumento de auxílio no trabalho pedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do ser.

Palavras-chaves: Música. Infância. Educador. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

A música é uma linguagem que comunica sensações, sentidos e passa por organização de som e silêncio. Estão presentes nas mais diversas situações. A afetividade a cognição e a estética são partes integrantes dela.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL, 1998, p. 45)

O presente artigo tem por finalidade investigar se a música pode ser um instrumento de auxílio no desenvolvimento infantil, em salas regulares de pré-escolas.

Os objetivos propostos foram: investigar se o professor utiliza a música como instrumento no desenvolvimento da criança de pré-escola de 5 a 6 anos; conhecer o trabalho com a música desenvolvido em sala de Educação Infantil (pré-escola); reconhecer as contribuições da música no desenvolvimento da criança e entender a concepção que o professor tem a respeito da música.

A música é uma ferramenta que contribui para formação integral do ser humano. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.

Ensinar utilizando-se da música, ajuda a criança a valorizar uma peça musical, teatral, concertos, pois, dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia, criatividade, aquisição de novos conhecimentos e criticidade.

A criança não é um ser estático, ela interage o tempo todo com o meio e a música tem este caráter de provocar esta interação, pois, ela traz em si ideologias,emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem. Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica na Educação Infantil. Em algumas situações ela é utilizada em fins de higiene, hora do lanche, comemorações cíclicas, em outras situações a música nem aparece no planejamento como ela deveria ser explorada.

Um dos motivos alegados, pelo educador que não utiliza a música é não

Possuir a formação em musica. Contudo, é preciso salientar que música na

Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, exploração dos sons, resgate cultural, repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador.

As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser.

A pesquisa foi exploratória. Os procedimentos utilizados além da pesquisa bibliográfica foram à análise qualitativa dos questionários aplicados com sete professores da Educação Infantil (em andamento).

DESENVOLVIMENTO

A música está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos. A presença dela é incontestável; há relatos na história que fundamentam este pensamento. Quando estudamos sobre a história de povos antigos como Grécia, Israel, Roma e outros. Vemos a presença da música em festas e rituais de todos os tipos, como por exemplo: nascimentos, mortes, casamentos, recuperação de doenças e fertilidade e também a encontramos em momentos de louvor a líderes e em procissões reais.

[...] A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na vida das pessoas. Antes de Cristo, na Índia, China, Egito e Grécia já existiam uma rica tradição musical. Na

Antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como uma dádiva divina para o homem [. .] (FERNANDES, 2009, s.n.)

Podemos também salientar a presença da música antes da formação do homem, pois nos relatos bíblicos encontramos a presença dela sendo realizado por anjos que segundo o livro de Apocalipse fazem isto incessantemente diante de um trono onde está assentado O Deus Todo Poderoso. (Apoc.7:11,12)

Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Cardiologistas, além dos profissionais da Educação, já entenderam e reconhecem que a música é um instrumento que deve ser utilizado em tratamentos terapêuticos, pois os efeitos de seu uso são fundamentalmente sentidos pelos pacientes/clientes.

A criança entra em contato com os sons antes mesmo de seu nascimento, desde o momento da concepção ela já é exposta aos sons intra-uterinos, a voz materna também constitui material sonoro especial e referência afetiva para ela, daí a certeza de que a música está presente desde antes do nascimento até a hora da morte do ser humano. Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que o envolve e com a música, já que ouvir, cantar e dançar é atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos, ainda que de diferentes maneiras.

Podemos dizer que o processo de musicalização dos bebês e crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo aí a presença da música defende que: As cantigas de ninar, as canções de roda, as pares lendas e todo tipo de jogo musical

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com