TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.232 Palavras (13 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 1]

RESUMO

A música no processo de aprendizagem infantil tem um valor imensurável, pois torna o ambiente agradável. Proporcionando um clima agradável e descontraído. As crianças assimilam mais rápido o conteúdo através da cantiga. Muitas pesquisas foram feitas e mostraram, que o interesse se torna maior, quando se é incrementado a música em sala de aula. A música é usada desde dos primórdios, tendo várias utilidades. Até mesmo sendo implantada pelos médicos, na cura de algumas enfermidades. A metodologia de pesquisa utilizada foram a descritiva e exploratória e os resultados das pesquisas apontaram a relevância da música dentro de sala de aula para o desenvolvimento intelectual da criança. A música tem sido utilizada em várias áreas, porém foi na sala de aula, com crianças nos primeiros anos de ensino que ela se destacou. O grande obstáculo que as instituições de ensino está encontrando é a falta de preparo por parte dos docentes, apesar de a música já fazer parte da grade curricular escolar.

Palavras-chave: Música. Aprendizagem. Benefícios. Intelectual. Fundamental.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

2. MÉTODO         11

3. ANÁLISE E DISCUSSÃO         12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

  1. INTRODUÇÃO
  2.                         A música acompanha o homem desde do seu primórdio, era utilizada em todos tipos de eventos. Com o decorrer do tempo se foi descobrindo que ela exercia um certo diferencial em algumas situações, como por exemplo, no processo de cura de algumas doenças como também ajudavam no processo de diminuição ou alivio da dor em alguns pacientes. E viu-se que os que eram tratados dessa forma tinha o processo de convalescência menor em relação ao outros.
  3.                         A música desde do surgimento das civilizações e é utilizada para expressar um sentimento ou uma opinião diante de uma situação, como foi o caso na época da Ditadura Militar no Brasil e do golpe Militar ocorrido em 1964, por causa da repressão quem fosse contra o regime era severamente perseguido e punido. Com o intuito de driblar essa situação alguns compositores usaram a música para expressar suas opiniões ou sentimentos.
  4.                         A música também tem outras funções como acalmar, expressar o amor por alguém, um exemplo bastante clássico é das mães que usam a melodia para acalmar ou acalentar seus filhos que ainda se encontram no ventre. Ela é dividida em diversas categorias que se originou em várias regiões do mundo, temos como exemplo o tango, originário da Argentina, o reggae, da Jamaica e o Samba, do Brasil.
  5.                         No Brasil, por ser um país que tem uma cultura advinda de diversas regiões, ocasionada pela sua própria história, existem os mais variados ritmos de acordo com a região que estamos. Podemos citar dois ritmos que são mais conhecidos, o samba no Rio de Janeiro e o Frevo em Pernambuco. A categoria musical que tem destaque e algumas canções já são conhecidas, é a MPB – Música Popular Brasileira.
  6.                         Pela música é uma forma de expandir a cultura de um povo, no seu conceito e preconceito, porém atualmente essa “ferramenta” de comunicação está sendo banalizada pela criação de canções de baixo calão e que inferioriza a mulher, entre outros fatores. A partir desse ponto a música é um excelente instrumento de trabalho para ser usada em sala de aula, como forma de incentivar alunos que estão cansados da rotina exaustiva dos livros didáticos. Seria uma forma criativa de trabalhar a língua portuguesa ou até mesmo história, pelas letras que estão inseridas na canção.
  7.                         A música também tem um grande diferencial entre as crianças, que quando colocada a música junto com as brincadeiras ou no aprendizado escolar. Notava-se que ao ser usada, a criança se sentia mais estimulada a participar, a interagir com as outras crianças. Até mesmo crianças que eram consideradas como tímidas, ficavam mais espontâneas com o uso da música, porém hoje nos esbarramos numa grande barreira para o seu uso em sala de aula. A falta de preparação dos professores em implantar esse tipo de método em sala de aula.

                      O trabalho tem por objetivo mostrar a importância que a música tem no desenvolvimento infantil, tanto no emocional, como no sensorial, facilitando sua ligação com o seu mundo e o mundo exterior. Ajudando assim no seu aprendizado, em alguns casos tinham crianças que antes de serem abordadas com esse método tinham grande dificuldades de assimilar o conteúdo dado, após o uso entendimento surgiu quase que de imediato.

Viemos também por aqui mostrar a dificuldade por que esse tipo de método não é usado nas escolas. A falta de preparo dos seus docentes é um dos empecilhos aqui mostrado. Qual tipo de procedimentos deve ser utilizado para que a música seja inserida de uma maneira satisfatória?  

Os autores que foram utilizados nas pesquisas são Freitas, Fajardo e Madeira e o estudo é exploratório e descritivo. O capitulo I faz um histórico da musica e da MPB (Música Popular Brasileira) e a importância da música para o ensino fundamental. O capitulo II aborda a metodologia de pesquisa utilizada e o capitulo III analise e discussão dos resultados e no final as considerações finais.


  1. CAPÍTULO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  2.                         A música foi usada no início da colonização pelos jesuítas com o objetivo de apenas catequizar os índios. Com o decorrer da história vieram, além dos portugueses, os africanos e com eles trouxeram as suas tradições, inclusive a música. Que era também muito usada nas grandes senzalas depois de um dia exaustivo de trabalho, debaixo de um sol escaldante. (NETO, MACIEL, 2008)
  3.                         Antigamente a educação infantil não tinha muita importância, só após a Proclamação da República que foram criadas creches apenas para as crianças pobres com o objetivo de acolher. Com o tempo a educação começou a e tornar relevante, porém era diferente a educação dada as crianças. As pobres tinham apenas como uma assistência, enquanto que asa crianças ricas tinham como objetivo educacional. (FREITAS, TREVISO, 2016)
  4.                         A música faz parte da vida do ser humano desde quando ele está sendo gerado no útero da sua mãe, pois a mesma é orientada a cantar cantigas de ninar com o objetivo de muitas vezes de acalmar esse pequeno ser que está sendo gerado. Depois foi introduzida nas escolas apenas para festejos de datas comemorativas. (JUNIOR, CIPOLA, 2017)
  5.                         Hoje apesar de já existir uma lei que obriga as escolas públicas e particulares a ter na sua grade curricular a música, essa cadeira é muito pouco explorada, pois não existem profissionais qualificados para tal função. Além do baixo salário que não tornar os estudos nada atrativo e a falta de estrutura das escolas. (LOPES et al., 2014)

Histórico da MPB

                        A MPB – Musica Popular Brasileira surgiu a partir  da mistura de raças que era nativas e as advindas após a colonização, indígenas, africanos e europeus, e o movimento é de 1964, após o golpe militar, que os compositores utilizaram para falar da problemática do pais como também para expressar o amor pela terra ou por alguém, nesse contexto  surgiu diversos ritmos, como samba, chorinho, bossa nova, etc. (CAMPOS, 2007)

                        Em 1800 é composta a modinha, com o ritmo lundu. Os compositores mais conhecidos estão Padre José Mariano Nunes, Francisco Manuel da Silva e Candido Inácio da Silva. O choro é de 1870, tendo destaque Chiquinha Barbosa, com a primeira marchinha de carnaval “Ó Abre Alas”. (TAVARES, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (236.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com