TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA NACIONALIDADE NA EDUCAÇÃO

Tese: A IMPORTÂNCIA DA NACIONALIDADE NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA PLURALIDADE NA EDUCAÇÃO

Baseado nos estudos da disciplina de Filosofia da Educação percebemos que vivemos em um país, onde, a pluralidade está presente em todas as dimensões. Assim podemos dizer que o Brasil apresenta pluralidade de pessoas com milhões de homens e mulheres; possuí uma população mista vinda de muitos continentes e países; sua vegetação é composta por uma grande variedade de espécies; sem contar as diferentes crenças religiosas.

Daí a importância de trabalhar as diversidades na escola, e estar consciente do grande desafio que o educador possui em levar para sala de aula conteúdos que contribuíam para formação de cidadãos críticos, conscientes, atuantes e que respeitem as diferenças existentes na sociedade.

Segundo os PCNs, citado no caderno pedagógico de Filosofia da Educação:

“Conhecer e valorizar pluralidade do patrimônio sócio cultural brasileiro, bem como aspectos sócios culturais de outros povos e nações, posicionando se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças de sexo, e de etnia ou outras características individuais e sociais, (Brasil, 1997 P.66)”.

Com tudo, o educador deve ficar a tento para não ser o pivô de acontecimento discriminatório, fato que aconteceu quando eu e meu irmão Gilson estudávamos juntos na quinta série do ensino médio. Por motivo de doenças da minha mãe acabamos chegando atrasados na aula. Uma professora da matéria de ciências muito rígida, que não admitia atraso, não quis ouvir nossas explicações, nos disse várias palavras desagradáveis diante da classe e se referindo para meu irmão e eu como irresponsáveis mandou-nos para secretaria falar com o diretor. Diante do diretor explicamos o acontecido e fomos mandados para sala de aula normalmente, ao chegar na sala a professora começou a nos ´´xingar`` batendo com a régua em cima da mesa, Gilson e eu ficamos bem assustado, e meu irmão sem querer derrubou a cadeira ao sentar-se, a professora furiosa ou pegou pela orelha e o fez retirar-se da sala. Diante disso a minha reação foi chorar, enquanto meu irmão foi correndo para casa. Enfim, o resultado final desse episódio foi a evasão escolar de meu irmão, depois de alguns anos, agora casado e com filhos, relembramos o ocorrido e meu irmão diz que arrependeu-se de ter parado os estudos na 5º série, sendo que, a atitude da professora foi o ponto de partida para o desgosto pelos estudos, nunca imaginaríamos que esse fato lhe o marcaria por toda a vida.

Com tudo, fatos como esse ainda acontece em escolas, mesmo com as grandes transformações que ocorreram e que ocorrem na educação e na sociedade. O educador deve acompanhar essas transformações e os avanços tecnológicos da sociedade globalizada, mas não deve se esquecer que somos todos seres humanos, possuímos fraquezas e elas precisam ser respeitadas.

REFERÊNCIAS:

VENTURA, Lidnei; Filosofia da Educação: caderno pedagógico; design instrucional Lidiane Goedert e Carmem Maria Cipriani Pandini- Frorianópolis: UDESC/CEAD,2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com