TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO INFANTIL NAS ATIVIDADES ESCOLARES

Por:   •  19/10/2019  •  Resenha  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        O QUE É PROTAGONISMO INFANTIL E A IMPORTâNCIA DA PARTICIPAÇÃO INFANTIL NAS ATIVIDADES ESCOLARES/ CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS.        4

3        QUE AÇÕES O PROFESSOR DEVE REALIZAR PARA PROMOVER O PROTAGONISMO INFANTIL?        6

4        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre o protagonismo infantil e a participação infantil nas atividades escolares, o objetivo será apresentar conceitos que embase aspectos da prática com crianças de 3 a 5 anos, mais concretamente serão apresentadas quais as ações o professor deve ter para promover o protagonismo na educação infantil. Em primeiro momento após a leitura do texto sugerido pelos professores também a partir do vídeo assistido, serão associados os conhecimentos adquiridos sobre a importância da participação infantil nas atividades escolares.

No desenvolvimento da produção textual será respondida a questão produzida pelos professores.

Os conteúdos aqui abordados contam com o apoio fundamentado nos materiais complementares indicados pelos educadores, e também dos livros e das aulas assistidas do semestre.


  1. O QUE É PROTAGONISMO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO INFANTIL NAS ATIVIDADES ESCOLARES/ CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS.

Protagonismo infantil é reconhecer as crianças como autores sociais, como pessoas com direitos, indivíduos com critérios, capacidades e valores próprios, participantes de seus atos. No protagonismo infantil a criança não é só participante das aulas, mas ela é autora das aulas também. A escola trabalha em conjunto com as crianças em cima de suas ideias e opiniões, a criança deve ser o personagem principal da instituição, dando palpites e sugestões. É autora das atividades e brincadeiras que serão pensados e destinados a elas, o planejamento da escola deve ser todo voltado para o melhor desempenho e participação das crianças, e esta deve ser efetiva entre alunos e professores formando partes de grupos ativos onde se expressam ideias e se tomam decisões, incluindo a opinião de crianças e adolescentes e a participação de todos.

 No mundo Infantil nada é estável, a infância é base da criatividade na busca constante pelo novo ,por isso nada se repete ,sendo assim a escola tem que acompanhar essas mudanças e oferecer à criança o caminho mais aberto à escuta, redimensionando o seu olhar para os desejos infantis e para aquilo que pode potencializar seu desenvolvimento humano integral.

 Neste sentido percebe-se a importância de desenvolver um projeto no qual a criança seja protagonista de seu processo de aprendizagem, a professora escuta, observa, pergunta o que ela quer aprender, oferece oportunidades e a criança propõe e também responde as mediações e estímulos de uma maneira muito mais significativa, pois o momento em que seus desejos, suas dúvidas e questionamentos são trabalhados em sala de aula ela se interessa muito mais e consequentemente aprende mais, e desenvolve-se integralmente.

A criança da educação infantil necessita de um espaço marcado por experiências ricas que a coloque como um ser competente no desenvolvimento de suas potencialidades, assegurando o direito a uma educação de qualidade. Na educação infantil com as crianças de três a cinco anos, a metodologia da roda de conversa deve ser adotada para as ações planejadas e executadas em espaços educativos formais e não formais.

 Para Piaget (1987) é por meio das interações entre as pessoas e os objetos que as crianças procuram se adaptar ao meio em que vivem, e é este movimento que proporciona o desenvolvimento da inteligência. Vale dizer que em plena era da contemporaneidade é imprescindível que o professor de educação infantil compreenda que o processo de aprendizagem infantil ocorre de forma contínua e se estabelece por meio das interações, pois, ao mesmo tempo em que o professor ensina, ele também aprende e ao mesmo tempo em que o aluno aprende, ele também ensina. Este novo paradigma educativo faz com que o professor descentralize o saber, e reconheça que o aluno tem conhecimentos prévios adquiridos por experiências vividas fora da sala de aula, uma vez que a sala de aula não é o único espaço que a aprendizagem ocorre. Todo esse processo de ensino e aprendizagem só se torna realidade a partir da apropriação de conhecimentos teóricos pelo professor de educação infantil, pois são estes conhecimentos que poderão responder ao professor como as crianças aprendem.


  1. QUE AÇÕES O PROFESSOR DEVE REALIZAR PARA PROMOVER O PROTAGONISMO INFANTIL?

O professor deve se envolver com as crianças na investigação de suas curiosidades, desenvolvendo ações de incentivo as múltiplas linguagens existentes em cada criança, deve ter um olhar atento e uma escuta de qualidade a fim de identificar as especialidades e as potencialidades individuais de cada aluno.

A criança na instituição de educação infantil promove sua identidade com base nos seus conhecimentos pré-adquiridos e o ponto principal para que ocorram essas transformações nas atitudes das crianças será o professor agindo como facilitador, incentivador, questionador que viabilizará a criança como protagonista de transformação. Como diz Jean Piaget  “O Professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com