TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacao Infantil Atividade de Aprofundamento II

Por:   •  20/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Aprofundamento II

Hoje em dia ainda vemos resquícios de uma pedagogia tradicional, baseada no conteúdo e nas aulas programadas e ministradas pelas escolas; que se mantém distantes da realidade fora da sala de aula. Nesta abordagem a escola costuma limitar seus alunos, a fim de que sigam um modelo idealizado por eles. Isso serve como uma precaução, para que no futuro não entrem em conflito com seus interesses.

Essa é uma pedagogia de transmissão, onde os conceitos são passados aos os alunos e não descobertos ou construídos por eles. O professor tem a função de transmitir conhecimento e não de ser o orientador para a aprendizagem do aluno. O ensino é mecânico e o aluno não tem ou perde sua motivação em aprender.

Este processo torna o ensino estático, sem dinamismo e sem aquela expectativa do que acontecerá a seguir pois tudo já está previsto e preestabelecido. Segue-se um roteiro, um programa que dita ao aluno o que deve ou não aprender, sem se importar com seu meio social e suas necessidades de saber o que será verdadeiramente útil em sua vida.

Observando tais aspectos, percebe-se a urgência de se construir uma escola mais ideal. Construir uma nova escola com base nos anseios e curiosidades dos alunos, daquilo que vivenciam em seu dia-a-dia, em seu meio social; em seu cotidiano. Ideal seria construir uma escola que ensinasse sobre todos os desdobramentos da vida. Os alunos precisam saber sobre ética, sobre economia, sobre violência, dados estatísticos do país, sobre política e cidadania e sobre como funciona a sociedade, isso vai muito além de conteúdo. Somente assim haverá cidadãos críticos e conscientes, que construirão também um novo país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com