TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LUDICAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO INTERATIVA NAS ATIVIDADES ESCOLARES.

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE MATEMÁTICA

Disciplinas: Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação

GILDEAN DA SILVA ALENCAR -  RA: 9497548290

Desafio Profissional, entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação” sob orientação do professor-tutor a distância Rita  de Cassia Medeiros Gomes.

DOM PEDRO – MA

2014

Caxias - Maranhão POLO – 2014

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LUDICAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO INTERATIVA NAS ATIVIDADES ESCOLARES.

INTRODUÇÃO

        Projeto desenvolvido dentro do aspecto escolar e social visa auxiliar professores e funcionários de escolas públicas em regiões carentes ou que possuem necessidades de atenção e complementação social pedagógica. O estudo foi baseado em alunos do 8 ano do ensino fundamental II, com idade entre 11 e 14 anos que residem em comunidade carente próxima a instituição de ensino. Essas crianças estão á deriva de situações problemáticas enfrentados na sua própria casa ou no bairro onde mora como, separações, desamparo familiar, abandono, maus tratos, brigas conjugais, acessibilidade a drogas licitas (álcool e cigarro) e as ilícitas.
           Os alunos experimentarão o ensino interdisciplinar com a participação de professores de todas as áreas trabalhando em conjunto para que desenvolvam o potencial de conhecimento e sócio- afetivo das crianças. Professores de português, matemática, filosofia, ciências, geografia, educação física tanto como psicólogos e pedagogos poderão valer-se dos estudos aqui propostos para implementação do projeto e desenvolvimento de atividades.
           A Terapia Assistida por Animais aplicada neste trabalho, foi idealizada pela Prof. Dr. Maria de Fatima Martins como descrito em seu resumo:
“Projeto que envolve profissionais de diversas áreas, abordando a educação e a terapia, com o objetivo principal de introduzir pequenas criações no ambiente imediato de crianças, com e sem necessidades especiais. Em estudos e projetos já realizados nessa área, nota –se que, o contato e convívio entre homem e animal gera benefícios que são estendidos por toda a vida. O projeto Dr. Escargô apresentou até 2009 resultados promissores. Entre os 700 alunos e suas famílias atendidos pelo projeto, 92% dos pais sentiram maior proximidade das crianças com os animais e 21% tiveram melhoras na alimentação ao observar os hábitos alimentares dos escargôs; as crianças mais velhas, se interessaram pelo o ensinar ao serem os portadores de novas informações aos mais novos.”
           A terapia assistida por animais tem ainda a função de facilitadora nas relações sociais e de auto descobrimento de acordo com KOBAYASHI 2009: Os resultados de diferentes estudos demonstraram que a TAA (Terapia Assistida por Animais) pode promover a saúde física através de três mecanismos básicos que incluem a diminuição da solidão e da depressão; diminuindo a ansiedade, os efeitos do sistema nervoso simpático e aumentando o estímulo para prática de exercícios.

 Assim alunos desamparados, solitários, tímidos e que possuem outras dificuldades educacionais e sociais podem se relacionar melhor com seus colegas, dialogando e trocando experiências num todo, assim como os escargôs, saem de suas colchas de auto proteção e conhecem o novo mundo de acessibilidade e experiências novas.

IMPORTANCIA DO PROJETO

O tema escolhido fora elaborado para abordar em conjunto com demais disciplinas, questões de analise social vinculados as dificuldades de aprendizagem, além disso, vai de encontro com a realidade cultural e social do Brasil no século XXI, um país que anseia por mudanças na política e na postura dos cidadãos. Cabe a nós educadores através dos meios que dispomos, abrandar as divisões sociais e tentar oferecer o aprendizado de qualidade a todas as faixas etárias.

 O convívio com os animais vem como forma de amenizar as influências negativas que as crianças vivenciam em comunidades pobres. Humanizando o tratamento dos animais se humaniza também o tratamento entre indivíduos na mesma família e no ambiente de trabalho.  Dando se por meio de uma atividade complementar, uma tentativa mais lúdica, de socialização e trocas de experiências. O projeto se dará através de ações conjuntas entre instituição e comunidade para captação de insumos e mão de obra o que despertará em todos os participantes o orgulho de pertencer e ter responsabilidade sobre os resultados do projeto.

OBJETIVOS DO PROJETO

Este projeto tem como Objetivo Geral implantar a Terapia Assistida por Animais no ensino fundamental em escolas públicas, para que haja melhores resultados no comportamento e aprendizagem dos alunos em foco, utilizando como uma nova atividade lúdica pedagógica adjunto ao um conjunto de disciplinas para desenvolvimento em todas as áreas educacionais.

Os Objetivos Específicos deste projeto são:

  • Analisar o perfil socioeconômico dos alunos do 8º ano do fundamental II da escola Unidade Integrada Josué Montello.
  • Identificar os possíveis causadores dos problemas de comportamento e aprendizado que os dois alunos apresentam;
  • Introduzir o Projeto de forma interdisciplinar através de atividades desenvolvidas na escola e em casa;
  • Obter melhora no desempenho escolar e social no aluno que apresenta dificuldade de aprendizado, atenção e dificuldade de comportamento. 

METODOLOGIA APLICADA DO PROJETO DESENVOLVIDO:

1ª) Perfil físico da Escola:

A escola U. I. Josué Montello, tendo como na direção Sra. Valdinéia Belém e Rosimar Carvalho, com o apoio e supervisão de Edileusa Gomes, iniciaremos uma campanha dentro da escola junto com a comunidade e o apoio essencial das Secretárias de Educação e de Assistência Social da cidade de Dom Pedro, para a realização de bingos e rifas, além de patrocínios, com o intuito de arrecadar fundos para a idealização do projeto. Na compra de equipamentos, materiais e utensílios e assim desenvolver esse projeto para futuramente se expandir em outra comunidades e crianças em situações de risco, psicológico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (308.9 Kb)   docx (766.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com