TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DESSE MOMENTO PARA A HUMANIDADE

Por:   •  25/6/2019  •  Dissertação  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Filosofia da Educação:

Atividade I

Professora: MONICA ALVES FELICIANO RASOPPI

Turma: 1° de Licenciatura em Pedagogia –EAD.

Raquel Lauraci Benevides Leal Rosa            RA: 2116200517

São Paulo

2017

HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O ILUMINISMO

A IMPORTÂNCIA DESSE MOMENTO PARA A HUMANIDADE.

Diante dos estudos e site visitados, podemos dizer que o iluminismo é também conhecido como esclarecimento, pois foi importante porque trouxe para todos o conhecimento da razão e da ciência. A partir de então surgiram o capitalismo, a sociedade moderna e tudo que vemos ao nosso redor, principalmente tudo que diz respeito a nossa cultura, política, economia e tudo mais. É por causa do Iluminismo que sabemos porque as coisas são de forma cientificamente comprovadas e explicadas, e não porque uma forca divina a fez e ponto final, como era pensado antigamente. Vale a pena você se aprofundar mais nessa época, porque tudo que vemos hoje são frutos dos pensamentos dessa geração. O iluminismo serviu para abrir os olhos das pessoas para o mundo e por quê as pessoas achavam q os reis eram escolhidos por Deus e que ninguém poderia e contra uma coisa q Deus queria (isso se chamou ABSOLUTISMO). O iluminismo tem a importância de nos libertar dessas ideias absolutistas e iluminar nossos pensamentos.

Conforme visto nos estudos do AVA, o Iluminismo caracterizou-se pela importância dada à razão. Com isso, a razão encaminharia o homem à sabedoria e o conduziria à verdade. A maior expressão da manifestação aconteceu com o Iluminismo Francês. Nota-se que nesse período a França era atormentada pelas contradições do antigo Regime e, principalmente, pelo jugo de um sistema fundiário moroso, de caráter aguçado, que por fim gerou insatisfação nos diversos setores da sociedade, especialmente entre a burguesia e os pequenos camponeses.

Diante disso podemos dizer que ao pensar em modernidade, muitas pessoas logo imaginam que estamos fazendo referência aos acontecimentos, instituições e formas de agir presente no Mundo Contemporâneo. De fato, esse termo se transformou em palavra fácil para muitos daqueles que tentam definir em uma única palavra o mundo que vivemos. Trata-se de uma postura e uma mentalidade em comum que envolve filósofos, matemáticos, físicos, de intelectuais de uma determinada época que procuravam, acima de tudo, se deixar guiar pelas “luzes da razão” para dar sua contribuição ao progresso intelectual, social e moral.

REFERENCIAS:

- AVA– Uninove

- A Universidade Iluminista 1798- 1921. De Alfred Whitehead a Bologna - Jose Carlos Aguiar de Souza (Autor) – 2011

SITE:

http://www.infoescola.com/historia/iluminismo/ 

http://www.portalconscienciapolitica.com.br/filosofia-politica/filosofia-moderna/iluminismo/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com