TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  22/7/2019  •  Artigo  •  3.647 Palavras (15 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 15

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

ROSIMAR RODRIGUES DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

SANTA RITA DO SAPUCAÍ – MG

2019

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

ROSIMAR RODRIGUES DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Atendimento Educacional Especializado.

SANTA RITA DO SAPUCAÍ – MG

2016

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Rosimar Rodrigues da Silva[1]

RESUMO

A Psicomotricidade é uma importante área para educação, que visa principalmente atender alunos  que tem dificuldades no processo de aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar. O objetivo principal é descrever a contribuição da psicomotricidade na educação especial. Como a educação vem passando por diversas transformações em suas diretrizes e políticas educacionais, o trabalho pedagógico dos professores tem favorecido novos métodos dinâmicos e com qualidade que proporcionem ao educando confiança e crescimento na sua formação e autonomia escolar. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica para fundamentar os principais conceitos sobre o tema e seu objetivo que responderão a pergunta delineada nesse contexto. A importância do trabalho da psicomotricidade na educação especial tem sido determinante para o processo ensino-aprendizagem dos educandos, pela qual o projeto de educação tem trabalhado para quebrar as barreiras e modificar os olhares da sociedade, visto que a educação é um direito de todos e para todos.

Palavras-chave: Aluno. Escola. Educação Especial. Psicomotricidade.

Introdução

        A Psicomotricidade é uma área de grande relevância na atual sociedade, seu contexto tem uma intensa e clara participação na vida do ser humano, pois como se sabe teve seu início no século XIX e teve uma abordagem primeiramente na área médica com profissionais que investigavam as regiões motoras.

        Em seu contexto histórico a Psicomotricidade surgiu na França, pelo qual foram realizados pesquisas e estudos nas ciências médicas com crianças com problemas neuropsicomotores e por meio de trabalhos voltados para terapêutica, foi possível compreender o assunto mais profundamente (OLIVEIRA, SOUZA, 2013).

        Nesse sentido, compreender o trabalho desenvolvido pela Psicomotricidade no atual cenário é proporcionar condições favoráveis ao processo de aprendizagem de todo e qualquer educando, independente da adversidade dentro da escola.

        O presente trabalho tem como objetivo principal descrever a contribuição da psicomotricidade na educação especial, e utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para conceituar e fundamentar os principais pontos que atualmente são motivos de debates dentro da educação, da qualidade de ensino e do processo de aprendizagem.

        Após fazer as leituras e buscar materiais sobre o tema, surgiu o seguinte questionamento como pergunta: A psicomotricidade contribui para o trabalho com a educação especial nas dificuldades encontradas pelos professores em sala de aula?

        Nesse sentido, o desenvolvimento da psicomotricidade no ambiente escolar, sobretudo na educação especial, tem favorecido novas propostas de ensino quanto ao preparo das atividades pelo professor, todos os profissionais da área têm procurado trabalhar de forma diferenciada para que a aprendizagem tenha significado e não seja uma mera repetição de conhecimentos exacerbados dentro da sala de aula.

Acredita-se que por meio de um trabalho gradativo e árduo é possível conseguir as metas desejadas com o educando, mesmo que esse tenha dificuldades, a proposta da Psicomotricidade e da Educação é o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos educandos.

        Portanto, o interesse pelo tema surgiu devido a observar na escola que muitos professores ainda precisam buscar novos recursos que possam atender as demandas junto a proposta pedagógica da escola e da educação especial, trabalhando para que o desenvolvimento dos educandos não seja restrito aos obstáculos, mas sim que tenham o atendimento necessários para sanar as dificuldades nos aspectos cognitivos e sociais no seu processo de formação e autonomia, bem como no crescimento para que sua aprendizagem seja significativa.

Psicomotricidade: surgimento e conceitos importantes

        Como se sabe, a Psicomotricidade surgiu na França com a área médica que investigava crianças com problemas motores, gerando assim a importância do seu contexto não somente para educação como também para a sociedade.

        Diante do contexto histórico, a Psicomotricidade como toda área faz parte do processo de evolução do ser humano, e muito tem realizado na área educacional como também em outras áreas de empresas, lembrando que a Psicomotricidade não se restringe apenas ao trabalho com alunos, professores e pais, mas com todo e qualquer ser humano que necessite de atendimento especializado e que precise de suporte em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, profissional e social.

        Para compreender antes de considerar o tema sob o ponto de vista dos autores, o termo se define assim, “Negrine (1998, p. 33), o nome psicomotricidade surgiu da palavra grega psyqué, que em português significa alma, e do verbo latino moto, que em português significa mover com frequência, agitar com força.”

        Com essa ideia, a psicomotricidade surge em meio às áreas médicas e educacionais como teor primordial para buscar respostas quanto aos problemas motores que o ser humano desenvolve na sua etapa inicial de vida, ou até mesmo escolares.

        E a conceituação de alguns autores se torna importante para compreender um pouco mais sob essas ciências.

        Na visão de Fonseca (1998, p. 168),

Descreve a psicomotricidade como uma ciência que associa o movimento com outras características do comportamento, não apenas aqueles relacionados à estrutura motora, mas basicamente com a inteligência, a afetividade e a percepção.

        Bem como ciência, a Psicomotricidade foi evoluindo com o tempo e começou a tratar os problemas do movimento ligado ao pensamento, ao corpo com o cognitivo e a parte motora do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com