TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Artigos Científicos: A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  5.106 Palavras (21 Páginas)  •  1.509 Visualizações

Página 1 de 21

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Cleusa Aparecida Fanhani Origoni

RESUMO: O material que ora se apresenta contribui na atualização, revisão de conteúdos e aprendizagem, a todos que manifestam interesse pelo tema psicomotricidade numa visão estrategicamente benéfica para o desenvolvimento nas deficiências intelectuais, surgindo como uma possível porta de acesso sobre alternativas para melhor condição de vida destes indivíduos como também sua efetiva inclusão social. Propomos uma discussão que abrangerá uma breve retrospectiva sobre a psicomotricidade podendo assim, perceber as vantagens referentes à contribuição no desenvolvimento para os ditos deficientes intelectuais. Enfim este trabalho visa apresentar aspectos relevantes retirados de pesquisas bibliográficas sobre a Deficiência Intelectual e as possíveis intervenções para o seu desenvolvimento, com o auxilio da Psicomotricidade. É imprescindível que tenha urgência em encontrar suporte para que possa entender e atender devidamente ao Deficiente Intelectual, certamente será uma quebra de paradigmas numa sociedade que tenta livrar-se de estigmas, em um passado marcado por preconceitos e exclusão social.

Palavras-chaves: (Deficiência Intelectual. Psicomotricidade. Inclusão Social.

1-INTRODUÇÃO

Temos constatado que, em decorrência de toda a modernização, inovação tecnológica, perspectiva de vida e de trabalho, a família e a escola têm valorizado cada vez mais uma educação formal, padronizando o comportamento das crianças, para que se adaptam e obtenham o melhor desempenho na alfabetização, em detrimento de uma educação que valorize a expressão corporal e a capacidade criativa da criança.

A afetividade e a formação de personalidade da criança também estão associadas à psicomotricidade. Estas mudanças e exigências têm privado as crianças de movimento e atividades lúdicas. Algumas atividades proporcionam às crianças a criação e a interpretação do mundo em que vivem, e exatamente por isso é sempre aconselhável o ensino mediante atividades lúdicas, jogos para trabalhar o desenvolvimento motor e desempenhar uma aprendizagem eficiente.

A expressão corporal, por sua vez, intervém e tem uma importância muito significativa no processo ensino-aprendizagem, pois são através desta que a criança exprime as suas possibilidades motoras, assim como constrói as estruturas fundamentais do pensamento abstrato, dando ênfase a certos aspectos que envolvem as dificuldades de aprendizagem como atividades motora, ou seja, de qualquer esfera do desenvolvimento humano que inclui afetividade, inteligência, socialização e conhecimento.

Apesar de vivenciarmos muitas mudanças de paradigmas ao longo do tempo, os portadores de algum tipo de Deficiência e os que trabalham e convivem com esta realidade estão sempre buscando novos conhecimentos, pois a complexidade que envolve a questão da identidade pessoal e da identidade social deve-se em grande parte, às situações de marginalização do ser humano enquanto ser que pensa e age.

Este trabalho disserta sobre a psicomotricidade em sua epistemologia, conceituação, história e vertentes, além da forma de intervenção e avaliação utilizada pelo psicomotricista. Discute a função, atuação do serviço do psicomotricista e a importância abrangente sobre o desenvolvimento humano, evidenciando o deficiente intelectual.

A Psicomotricidade surge neste cenário como uma ferramenta de auxílio, uma contribuição integrada com o olhar educacional, podendo contribuir significativamente para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo de pessoas com Deficiência Intelectual.

Portanto será possível perceber que existe uma inter-relação inevitável, visto que falaremos todo o tempo do mesmo assunto, o homem em sua evolução enquanto espécie e seu desenvolvimento enquanto ser social. Sendo o ser humano um complexo de emoções e ações propiciadas por meio do contato corporal nas atividades psicomotoras que também favorece o desenvolvimento afetivo entre as pessoas, o contato físico, as emoções e ações.

Em questão de informação, servira de esteio a professores, comunidades e entidades que fará uso das informações para o melhor desempenho e resultados em sua missão, descreveremos ações importantes para o auxilio na atuação dos professores concretizando o objetivo, dando maior valor a psicomotricidade que ainda é uma forma nova e faz se justo a contribuição de todos no sentido de pensa em melhoria para tanto as crianças quanto a melhor idade, não esquecendo os especiais, pois no caso são os que mais estão usufruindo desta nova forma de valorização do corpo e da mente.

Um dos campos de aplicação da psicomotricidade é a educação, onde é uma atividade preventiva que propicia a criança desenvolver suas capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras levando a uma organização neurológica mais adequada para o desenvolvimento da aprendizagem. Na área da educação, a psicomotricidade abrange um campo preventivo e o ideal seria se todos os educadores tivessem conhecimentos básicos do assunto.

Portanto a leitura deste trabalho terá como objetivo geral, propiciar condições para que possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, como também possibilitar um maior aprendizado sobre o assunto com isso reconhecer na psicomotricidade a intencionalidade e significação do movimento.

Seguindo de objetivos específicos, como a pesquisa aprofundada sobre a questão do desenvolvimento de todas as potencialidades da criança, objetivando o equilíbrio biopsicossocial, ao estimulo do desejo dos docentes ao desafio de encarar o movimento como parte de qualquer esfera do desenvolvimento humano (afetividade, inteligência, socialização e conhecimento) e contribuir para uma nova visão referente à exploração do corpo, não com a pretensão de resolver todos os problemas da aprendizagem, mas auxiliar na elaboração de uma imagem corporal, núcleo central de sua personalidade e ponto de partida de organização das desordens psicomotoras, e assim melhorar o comportamento sendo estratégia para o deficiente intelectual.

2- PSICOMOTRICIDADE EM SUAS DEFINIÇÕES

A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com