TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ELEMENTO LÚDICO

Por:   •  2/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO ELEMENTO LÚDICO NA INFÂNCIA

O elemento lúdico na infância é fundamental para o aprendizado e desenvolvimento da criança. O lúdico possibilita que a criança se expresse de diversas maneiras, com ou sem intervenção de algum adulto, a criança expressa-se naturalmente podendo interpretar papeis.

O brincar desenvolve o cognitivo, social, biológico, coordenação motora e diversos outros fatores. Além de encontrar o prazer na brincadeira seu aprendizado evolui fazendo com que a interação com amigos e a confiança entre o professor e aluno aumente.

Através de lúdico a criança expressa seus sentimentos de forma mais fácil como: suas angústias, medo, tristeza, felicidade, raiva, dificuldades...

Em uma entrevista realizada com algumas crianças sobre a importância da brincadeira, elas expressam a brincadeira como forma de amor, que amam brincar porque lhes trazem alegria e as deixam felizes e porque é divertido, esses são os conceitos de brincadeira para uma criança.

Para nós estudantes de Pedagogia, a brincadeira vai além do prazer, é uma ferramenta de ensino – aprendizagem, um tipo de recurso que pode ser utilizado como forma de avaliação. Para nós o brincar anda lado a lado com o educar.

A criança é vista como um cidadão de direitos á brincadeiras e brinquedos, onde através dos jogos a criança irá aprender outras culturas, outros tipos de brincar de acordo com a experiência e o ponto de vista de cada criança.

Os jogos e brincadeiras, devem ser aplicados de acordo com a faixa etária de cada criança e de acordo com o seu desenvolvimento cognitivo.

É preciso que as escolas e professores incentivem e estimulem as crianças a brincarem, deixem que elas se expressem da maneira que acharem mais fácil, é através da brincadeira e se for utilizada da maneira correta o professor poderá fazer com que no futuro essa criança seja um cidadão ético e moral, que saberá lidar com todas as situações que apareceram no seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (5.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com