TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  29/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS

Arthur dos Santos Brito

Universidade Estadual do Maranhão

RESUMO

A ludicidade é uma metodologia de aprendizagem que tem como base a percepção de brincadeiras como jogos que servem como impulsionadores da aprendizagem por meio do ato de brincar. O ato de brincar é de suma importância durante o desenvolvimento da criança, pois neste lapso de tempo a criança está desenvolvendo seu lado cognitivo, emocional, interpessoal, além da motricidade, que não pode deixar de ser trabalhada. Com efeito, a forma de interação da criança com o meio social se dá através da brincadeira, pois por meio desta que elas se expressam com mais leveza e fluidez suas peculiaridades. Com este trabalho buscamos minuciar com base em uma revisão bibliográfica o desenvolvimento das atividades lúdicas na séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo maior foi ressaltar o quão importante é o trabalho do lúdico nas referidas séries, indicando como desenvolver a formação da criança aliada a importância desse enlace com o lúdico como ferramenta de potencialização das habilidades das crianças nas séries iniciais.

Palavras-chave: Lúdico, Séries Iniciais, Aprendizagem.

ABSTRACT

Playfulness is a learning methodology that is based on the perception of playing as games that serve as drivers of learning through the act of playing. The act of playing is of the utmost importance during the child's development, because in this period of time the child is developing his cognitive, emotional, interpersonal side, in addition to his motor skills, which must be worked on. In fact, the child's form of interaction with the social environment occurs through play, because through it they express their peculiarities more lightly and fluently. With this work we seek to detail based on a bibliographic review the development of recreational activities in the initial grades of Elementary School. The main objective was to highlight how important is the work of the playful in the referred series, indicating how to develop the education of the child combined with the importance of this link with the playful as a tool to enhance the skills of children in the initial grades.

Keywords: Playful, Initial Series, Learning.

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste trabalho se baseia na revisão de literatura de autores que já trabalharam o tema em epígrafe, pois só assim conseguimos lastrear os pontos-chaves e teóricos que embasam o trabalho, portanto, a metodologia selecionada para tal intento foi a bibliográfica.

O meio natural da criança tem algo ínsito, que é a ludicidade. O desenvolvimento de qualquer indivíduo necessita de aprendizagem para ter êxito, e não podemos pensar o desenvolvimento da criança sem alinhá-lo ao lúdico, ou seja, às brincadeiras e a prática do brincar, pois com bem afirma Santos (1997, p. 20):

“brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra na sociedade e constrói seu próprio conhecimento;”

Observamos com isso que o lúdico contribui para o desenvolvimento da criança de forma direta, pois a brincadeira dá significado a aprendizagem e a torna prazerosa, o que potencializa o ato de aprender por parte do aluno sem que ela perceba ou veja isso como algo chato.

A ludicidade como parte integral da criança e não deve ser ignorada pelas instituições de ensino. Os professores e todos aqueles que fazem parte da formação da criança, não devem ignorar este fato, pois o ato de brincar no meio infantil está presente desde os primórdios. Não podendo o lúcido se esvair do ambiente escolar.

O processo ensino-aprendizagem é uma função do professor, e com isso, cabe a ele desenvolver as atividades lúdicas de forma prática, criativa e efetivas, cabendo a ele compreender a educação como procedimento transmissor de informações de forma holística, que não se prenda a método tradicionais de ensino-aprendizagem.

Portanto, o desenvolvimento deste trabalho tornou evidente o fato de que o processo de aprendizagem por meio da ludicidade ser mais efetivo, além de está intimamente ligado ao desenvolvimento cognitivo, social e criativo das crianças em desenvolvimento.

2. O TERMO JOGO E SEU SIGNIFICADO

O termo lúdico tem origem do latim, tendo como palavra originária “ludus” que significa jogo. Quase que institivamente, quando tocamos no assunto lúdico, ligamos logo este tema a palavra jogo, pois temos dentro da sua metodologia o ato de brincar, que pode ser através de jogos que desenvolvam a atividade pedagógica proposta, com o objetivo de ensinar de forma descontraída, não engessada.

Tomando por base o ensinamento de Piaget (1972), “o jogo é um artifício que a natureza encontrou para envolver a criança numa atividade útil ao seu desenvolvimento físico e mental”.

Noutros termos, Kishimoto (2006) entende que a palavra jogo pode ser de difícil conceituação em virtude de sua amplitude de especificidades, uma vez que o jogo que envolve as brincadeiras pode ter conceitos que se transmudam de acordo com a concepção do contexto social.

Para Scheiber (2010), o jogo é considerado uma regra, a brincadeira é o ato de brincar que tem por objeto ou não um brinquedo.

Antes o exposto, podemos defender que a definição de jogo irá depender diretamente de como este é compreendido dentro de determinado grupo social que o compreende, o qual irá lhe dar uma conceituação conforme a coloquialidade do grupo.

Com isso, Maluf ensina que (2009, p.82 e 83):

“O jogo carrega em si um significado muito abrangente. Ele tem uma carga psicológica, porque é revelador da personalidade do jogador (a pessoa vai se conhecendo enquanto joga). Ele tem também uma carga antropológica, porque faz parte da criação cultural de um povo (resgate e identificação com a cultura).”

Nesta ótica, o jogo se demonstra como um formador de personalidade, ainda que está possua idiossincrasias bem definidas e modeladas. A prática do jogo pode revelar com mais clareza a personalidade da pessoa.

Segundo Piaget (1971) em seus estudos , este entendeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com