TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O EDUCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/4/2018  •  Artigo  •  8.127 Palavras (33 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 33

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O EDUCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

VANESSA DAMÔR DIVINO DA COSTA[1]

RESUMO

O presente estudo, intitulado “A importância do lúdico para o educando na Educação Infantil”, aborda a temática da importância do lúdico para aprendizagem na Educação Infantil, visto a problemática enfrentada no contexto escolar, de que muitas vezes o brincar é utilizado como forma de entretenimento ou apenas para “passar o tempo” em turmas de desta faixa etária estudantil. Para construção do mesmo, objetivou-se averiguar a importância do brincar para as crianças de Educação Infantil, observando o processo de aprendizagem através da brincadeira; investigando as práticas pedagógicas referentes às brincadeiras, através de observação e entrevistas com professores; e, verificando a importância da brincadeira para a criança. Através desta abordagem, verificou-se que, de acordo com as observações feitas em sala de aula de Educação Infantil, a aprendizagem através da brincadeira é um processo decisivo para o desenvolvimento da criança, pois essa aprendizagem serve de base para o seu futuro. Por meio dessa aprendizagem prazerosa, a criança vai aprender se divertindo, acarretando assim uma base forte e sólida para o seu futuro e sua continuação na aprendizagem. A importância da brincadeira na educação infantil, que não depende apenas da criança brincar o que querem que ela brinque naquele momento, mas sim, do brincar por prazer e alegria, interagir com outras crianças e aprender brincando. O papel de mediador do professor no processo de ensino e aprendizagem através do lúdico é fundamental, pois a qualidade do brincar se deve a forma com que se é apresentado a brincadeira à criança, garantindo assim a qualidade da aprendizagem e também a relação entre as outras crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Educação Infantil. Brincar.

1 INTRODUÇÃO

        Este estudo aborda a temática da importância do lúdico para aprendizagem na Educação Infantil, visto a problemática enfrentada no contexto escolar, de que muitas vezes o brincar é utilizado como forma de entretenimento ou apenas para “passar o tempo” em turmas de desta faixa etária estudantil. Diante da inegável premissa de que para a criança brincar é coisa séria, é imprescindível a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. É através do lúdico que o infante expressar suas sensações e emoções, desenvolvendo-se cognitiva, sensorial, motora e socialmente.

A diversidade presente na escola remete a vários contextos, que tem sido um assunto discutido pelos profissionais de ensino e comunidade escolar, e as relações interpessoais no cotidiano escolar.

Por outro lado, a utilização do lúdico, no processo de ensino e aprendizagem, torna-se fundamental no sentido de efetivar o mesmo, de modo que cada ser humano é único, aprendendo, construindo caráter e convivendo de diferentes maneiras.

        Deste modo, pode-se constar que a escolha da temática do presente estudo decorre da experiência vivenciada em turmas de Educação Infantil, nas quais se percebe o quanto o lúdico contribui para o desenvolvimento dos educandos enquanto utilizado com objetivos pedagógicos. O objetivo geral deste é averiguar a importância do brincar para as crianças de Educação Infantil. Os objetivos específicos são observar o processo de aprendizagem através da brincadeira; investigar as práticas pedagógicas referentes às brincadeiras; e, verificar a importância da brincadeira para a criança. Para construção da fundamentação teórica, buscou-se suporte em Friedmann, Antunes e Vygotsky, entre outros.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

2.1 O lúdico na Educação Infantil  

        O desenvolvimento da criança se dá a partir de sua interação com os objetos, situações vivenciadas e relações com as pessoas que se fazem presentes no seu cotidiano. É na Educação Infantil que a criança estabelece contato com um novo grupo social, dividindo seus interesses e construindo conhecimentos. A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da criança, portanto, é imprescindível que a ação pedagógica enfatize o processo de ensino e aprendizagem através do lúdico.

        É a escola que propõe o desenvolvimento global do educando, devendo priorizar vivências significativas. Por isso, o educador deve estar consciente da importância do lúdico para a criança e entrar no seu mundo para melhor conhecê-la e auxiliá-la conforme propõe Rosa (1998):  

Pensando sobre a escola como um espaço de trânsito entre a tradição e a criação, vimos que potencialmente ela é um lugar onde é possível viver experiências muito interessantes. No entanto, isso vai depender da qualidade da relação professor - aluno, isto é, se ambos forem capazes de construir um espaço de encontro onde o aprender e o ensinar aconteçam de modo significativo. Dito de outro modo, vai depender em grande parte, da capacidade que ambos tiverem de brincar (p.6).  

        Além de oferecer atividades lúdicas é preciso acreditar na sua viabilidade, vivenciar com as crianças para entender as construções que ocorrem durante o processo, no qual o educando expressa todos os seus sentimentos e interesses. Friedmann corrobora com esta premissa, afirmando que “a aprendizagem depende em grande parte da motivação: as necessidades e os interesses das crianças são mais importantes que qualquer outra razão para que elas se dediquem a uma atividade” (FRIEDMANN, 2012, p. 45). Logo, pode-se constar que o lúdico motivará o infante à aprendizagem. O ser humano vive em uma sociedade que se preocupa em valorizar, cada vez mais, o seu desenvolvimento integral. Portanto, faz-se necessário que a criança receba atenções especiais.

        Assim sendo, é primordial aprofundar o conhecimento sobre a mesma. O conceito de criança é uma noção historicamente construída e, em consequência disso, vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura em um determinado momento histórico.

        A infância – “período que vai do nascimento à puberdade” – é uma fase do desenvolvimento humano, processo contínuo entre um organismo biopsíquico e seu meio físico-social. Trata-se de um processo complexo de integração e organização de eventos e experiências em que componentes físicos, emocionais, intelectuais e sociais acham-se intimamente relacionados. Em outras palavras, a infância é a porta aberta para as mais inesperadas realizações da natureza humana, da qual suspeita-se, talvez, a riqueza e as possibilidades de ação e pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com