TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

A temática Educação Inclusiva desperta no meio educacional interesse em buscar cada vez mais experiências e novos conteúdos para oferecer um melhor atendimento à diversidade. As mudanças que precisam ocorrer no sistema se caracterizaram historicamente com ações excludentes e segregatórias, porém, o compromisso em gerar qualidade e eficiência nas ações educacionais inclusivas para todos desperta a necessidade de transformações tanto no pensar da sociedade como nas práticas educacionais no cotidiano.

O professor e os profissionais da educação que convivem com o aluno precisam cumprir um papel profissional e cidadão para que sejam capazes de adquirir uma consciência crítica e efetiva na socialização na escola e na comunidade.

Para que uma escola se torne inclusiva é preciso reconhecer a diversidade e responder com atitudes eficientes, flexibilizando e respeitando o indivíduo com suas particularidades e adequando as ações educacionais de modo que o aluno responda ao seu tempo o conteúdo pedagógico dentro do processo de ensino.

Educação Inclusiva é possibilitar a construção de uma sala de aula melhor, criando um ambiente onde professores e alunos se sintam motivados e aprendam juntos a nortear as diferenças respeitando a individualidade de cada um. O modelo de educação inclusiva não é algo pronto e sim um processo de construção que se tornarão efetivos com base nas relações entre professor e aluno como elemento fundamental.

Os diferentes estudos e ações nas escolas baseados na implantação da Educação Inclusiva indicam os problemas vivenciados nas relações entre os agentes deste contexto e quanto isso pode prejudicar ou até mesmo impedir a eficiência do projeto inclusivo.

A partir deste discurso irei relatar um exemplo de Educação Inclusiva em uma unidade escolar da rede pública de ensino caracterizando as ações pedagógicas utilizadas em uma sala de aula considerada inclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com