TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  17/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.348 Palavras (18 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

FABIOLA DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

CODAJÁS-AM

2021

FABIOLA DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO DA MATEMÁTIVA

 

[pic 1]

CODAJÁS-AM

2021

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO..........................................................................................

04

2.

REVISÃO DA LITERATURA....................................................................

05

3.

OBSERVAÇÃO........................................................................................

08

3.1

ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO........................................................

09

3.2

ELABORANDO UM PROJETO DE FORMAÇÃO DOCENTE...................

12

4.

CONCLUSÃO.............................................................................................

13

5.

REFERÊNCIAS..........................................................................................

15

6.

ANEXOS.....................................................................................................

16

6.1

ANEXO 1....................................................................................................

16

6.2

ANEXO 2....................................................................................................

16

7.

APÊNDICE.................................................................................................

17

7.1

FIGURA 1...................................................................................................

17

7.2

FIGURA 2...................................................................................................

17

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho, tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas durante todo Estágio Supervisionado – III em Gestão no Espaço Escolar na Unidade de Ensino Estadual Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho, registrado minuciosamente todos os acontecimentos na formação de professores do ensino médio, durante o curso de 5 dias respectivamente, entre todos os momentos o mais marcante durante a observação está relacionado a falta de jogos educativos em sala de aula. O projeto foi construído em cima de uma problemática vinculada nas dificuldades dos docentes de não estarem tendo resultados positivos no desenvolvimento dos alunos durante as avaliações matemáticas. O interesse da pesquisa estava voltado para a capacitação desses profissionais, buscando metodologias que facilitassem no processo de ensino - aprendizagem. Durante a formação a maior preocupação foi  à de transmitir uma nova visão da matemática mais compreensiva no contexto dentro das avaliações feitas pelos profissionais da educação, fazendo com que adquirissem saberes significativos e inovadores longe de um sistema, onde as avaliações só aconteciam através das provas objetivas sem desenvolverem outros aspectos que faziam parte do processo de avaliação e aprendizagem dos conteúdos ensinados.

        A aplicação do curso para formação de professores foi realizada em sala de aula, tendo como tema; “A importância dos jogos no processo de ensino da matemática ̏. Nesses momentos aconteceram vários diálogos a respeito de como que eram feitas as avaliações na matemática, quais requisitos eram utilizados para uma observação ampla e dinâmica, nesse processo à medida que foram explorando novas metodologias diversificadas, o sentimento de melhoria era notório, tendo sempre como foco uma formação em conjunto na troca de saberes e experiências. Durante esse curso, ficou claro que os jogos elaborados não seriam apenas utilizados para o divertimento ou passa tempo, mas para o desenvolvimento das habilidades de novos conceitos, estratégias e possibilidades para compreensão de qualquer assunto passado pelo docente em sala de aula.

        As gestoras, juntamente com a equipe pedagógica desenvolvem um trabalho de grande responsabilidade e compromisso com o processo de formação, que dependem exclusivamente dos coordenadores da capital que fazem parte do governo. E o que pude observar é que a gestora e equipe escolar  sempre usa para aperfeiçoamento dos professores  seus próprios recursos e materiais, sendo que a falta desses apoio, ainda permanecem por falha de alguns órgãos responsáveis pelo suporte dado as formações dos profissionais da educação e principalmente do docente que é um dos autores principais nesse ambiente educacional, pois sem essas qualificações os professores não executam suas atividades com critérios importantes para uma boa avaliação.

        Faz- se necessário destacar da importância de toda prática vivenciada durante o estágio, no que diz respeito a organização, observação, pesquisas e registros da formação que aconteceu de forma prazerosa e eficaz, com jogos pedagógicos como instrumentos de identificação e diagnóstico dos problemas na aprendizagem em matemática. As orientações da gestão, pedagogos e dos professores atuantes, foram de grande relevância para a construção de todo o projeto. Nessa perspectiva todo conhecimento compartilhado foi importante para o crescimento profissional, integrando outras maneiras de lencionar aula de forma mais dinâmica, dando-lhes mais segurança com novos atos pedagógicos, por meio de jogos desenvolvendo assim, em seus discente o raciocínio lógico e a criatividade para resolverem diferente tipos de situações problema. Portanto, as avaliações individuais e coletivas devem sempre buscar uma aproximação com a realidade de cada um, tendo em seu planejamento recursos capazes de compreenderem e a levarem essa aprendizagem fora do ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (462.5 Kb)   docx (336.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com