TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Escolares no Ensino Fundamental

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 13

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................4

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA.................................................................5

2.1 Analise Das Respostas.........................................................................7

3. CONSIDERAÇÕES DO GRUPO...............................................................9

4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................10

5 ANEXOS..................................................................................................11

1- INTRODUÇÃO

Objetivo do trabalha de grupo deste semestre é refletir sobre o planejamento diante do processo de ensino aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos. Assim, analisar como é realizado o planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Como futuros professores nos necessitamos sedimentar em nossa formação os fundamentos e metodologias especificas desse ambiente educativo, com vistas a trabalhar conteúdos das diversas áreas do conhecimento.

O trabalho foi desenvolvido na cidade de Morrinhos/ GO, na Escola Municipal Dom Bosco que atende crianças da 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental.

Foi realizada uma entrevista com cada um dos professores do turno Matutino da escola onde foram realizadas perguntas para saber qual a formação inicial dos professores, se eles sabem o que é planejamento, como é feito o planejamento deles, etc.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O planejamento para os anos iniciais de ensino deve ter como foco processo de leitura e de escrita. Para tanto, a coordenação pedagógica pode centrar suas orientações na mediação na sala de aula entre professor e aluno, momento em que o professor tem condições de identificar os conhecimentos prévios do aluno, sua prática social inicial e organiza o seu plano de aula propondo a superação dessa condição inicial, levando o aluno à apropriação de conhecimento mais elaborado. Desta forma, como diz Libâneo “[...] a aprendizagem é uma atividade do aluno visando à apropriação de conceitos, métodos e instrumentos cognitivos, mas necessita de uma “intervenção” do outro, por meio da mediação [...]”. (LIBÂNEO, 2012, p.43).

No sentido do planejamento nos espaços educativos, Libâneo (2001, p. 221) aponta que o planejamento é “[...] um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.” Nessa visão, o planejamento é visto como um procedimento de ação e interferência sobre as problemáticas identificadas no contexto escolar. Nesse aspecto, o planejamento valoriza a realidade vivenciada nos espaços da escola e atua de maneira a obter melhores resultados. Para isso, opta-se por trabalhar em favor da transformação do aluno e da promoção de uma escola com características mais apropriadas para a formação do cidadão.

O domínio da leitura e da escrita é condição essencial para que o sujeito atue na sociedade, esta sociedade cada vez mais tecnificada. A tecnologia permitiu os avanços dos meios de comunicação e informação, exigindo do sujeito maior destreza na utilização desses aparatos e leitura mais crítica sobre a organização social. Logo apenas ler e escrever, a mera decodificação de códigos, não atende às necessidades postas na atual sociedade, faz-se necessário que o sujeito se aproprie de conteúdos essenciais para o exercício de sua prática social. Com isto, ir além da decodificação de códigos é propor na escola, a prática social da leitura e da escrita fundamentada no letramento.

Dalmás (2008, p. 25) aponta que “[...] o planejamento é um processo.” E processo diz respeito a algo que acontece à medida que as coisas são determinadas. Também, o planejamento como um processo pode ser visualizado com a ideia de construção e reconstrução, o que implica afirmar que ele é resultado de uma ação contínua, baseada em diferentes elementos.

Como a coordenação pedagógica e os professores podem definir a maneira de mediar à prática social da leitura e da escrita com os alunos? Sabe-se que historicamente métodos de alfabetização foram constituídos com propostas diferenciadas de alfabetização, por exemplo, do método tradicional, passando pelo método global.

A seleção de um método que oriente o fazer pedagógico na escola deve estar alinhada ao que propõe o projeto pedagógico curricular, suas orientações e a partir do documento norteador, estabelecer as análises da prática social dos alunos e definir os objetivos de aprendizagem, as fontes de estudos e de aproximação com o conteúdo, os procedimentos metodológicos, o processo de avaliação.

2.1 Analise Das Respostas

A idéia de planejamento dos professores é complexa, algumas professoras buscam o sentido real, outras se perdem. Percebemos que elas têm um cronograma de planejamento semanal, onde todas comparecem e planejam junto o que é muito bom para o crescimento, afinal, desta forma elas podem trocar experiências e uma pode ajudar a outra quanto a possíveis duvidas.

Senti que há uma falha da coordenação com relação ao acompanhamento e as instruções. Assim os professores se sentem perdidos e faz o planejamento ao seu modo.

Todas elas só possuem orientação de planejamento que receberam no curso de formação delas, além das experiências adquiridas no dia a dia e da troca de informações entre colegas. Mas, nenhuma se dispõe a fazer um curso especifico na área de planejamento.

Nenhuma soube responder sucintamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com