TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPOSIÇÃO DE RIGOROSAS DISCIPLINAS NA EDUCAÇÃO E SEUS EFEITOS

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.633 Palavras (19 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

[pic 10]

A IMPOSIÇÃO DE RIGOROSAS DISCIPLINAS NA EDUCAÇÃO E SEUS EFEITOS

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia

Orientador: Prof. Okçana Batinni

Felipe do Rego Silva. A imposição de Rigorosas Disciplinas na Educação e Seus Efeitos: subtítulo em letras minúsculas. 2016. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Pedagógico) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Brasília, 2016.

RESUMO

 O intuito deste trabalho é abordar a imposição de regras disciplinadoras atreladas ao processo educativo, tendo como objetivo geral realizar um levantamento histórico acerca do processo disciplinador na educação, a fim de se analisar os impactos que a educação embasada em rigorosas regras e disciplinas pode causar na formação qualitativa e comparativa em uma instituição educacional pública de Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal e em uma instituição Prisional Pública de segurança máxima do Distrito Federal. Os objetivos específicos para a concretização do objetivo geral foram: levantar um breve histórico filosófico e sociológico do processo disciplinador ocorrido na educação; desenvolver uma crítica ao modelo de educação que utiliza rigorosas disciplinas em seu processo; apontar algumas semelhanças entre ações de uma instituição educacional e as de um sistema prisional;construir novos espaços de reflexão e aprimoramento das práticas pedagógicas. Na pesquisa, foram utilizados instrumentos como observação e questionário, além de algumas fotos, que serviram para levantar os dados e obter as devidas informações. Resulta da pesquisa e análise que a educação embasada na imposição de rigorosas regras disciplinares influencia na formação do aluno, visto que coage o comportamento e limita a sua autonomia e criticidade

Palavras-chave: Disciplina Imposta. Regras. Efeitos. Educação. Aluno.


SUMÁRIO

1 Introdução...............................................................................................…5,6

2 Revisão Bibliográfica .................................................7,8,9,10,11,12,13,14,15

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino..................................16

3.1 Tema e linha de pesquisa.........................................................................16

3.2 Justificativa................................................................................................16

3.3 Problematização........................................................................................17

3.4 Objetivos...............................................................................................….17

3.5 Conteúdos............................................................................................…..17

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................18

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................18

3.8 Recursos humanos e materiais.................................................................18

3.9 Avaliação...................................................................................................18

4 Considerações Finais..............................................................................19,20

5 Referências..............................................................................................21,22

6 Apêndice (opcional)......................................................................................

7 Anexos (opcional) ........................................................................................



INTRODUÇÃO

As mudanças na educação que ocorreram ao longo da história contribuíram para a criação de escolas, onde os alunos aprendessem a desenvolver suas capacidades críticas, tornando-se cidadãos críticos capazes de melhorar a sociedade. Entretanto, algumas instituições educacionais ainda utilizam a imposição de regras disciplinadoras em suas práticas, por consequência, os alunos sujeitos a tais práticas impostas acabam sofrendo ajustes em seus comportamentos que influenciam em sua formação. A partir disso, seria interessante verificar quais instrumentos e estratégias a escola utiliza, detectando os mais influentes para a manutenção da ordem imposta pela disciplina e compará-los aos utilizados em presídios em uma concepção foucauldiana.

As instituições que impõem regras rígidas no seu ensino utilizam algumas ações e estratégias semelhantes às de muitos sistemas prisionais.Não obstante, o filósofo Michael Foucault em Vigiar e Punirfaz comparações entre as disciplinas utilizadas em um sistema prisional com as disciplinas adotadas em instituições educacionais. Tais comparações influenciaram na escolha da temática deste trabalho. Assim, destacamos igualmente os estudos realizados por comentadores como: Godinho (1995), que desenvolve as ideias de Foucault, Gallo (2008), que expõe as ideias de Deleuze e Larrosa (2009), que expõe as ideias de Nietzsche, para a fundamentação deste trabalho, pois são estudos relevantes para a melhoria das ações pedagógicas realizadas na educação intencional, mas que as vezes parecem ser negligenciados em algumas instituições educacionais que utilizam a disciplina imposta como ferramenta modeladora de comportamento.

A partir da obras de Libâneo (1990 e 1994)foi possível se certificar de que o processo de aprendizagem é o momento em que os professores e alunos participam juntos de forma democrática das ações praticadas nas instituições educacionais. Os professores contribuem na busca e na criação do conhecimento, estabelecendo uma disciplina necessária de forma democrática.Além dos autores citados, utilizaremos autores como Aranha (1996 e 2006), Manacorda (2002), Filho (2005), Cambi (1999), Gadotti (2003), Marcondes (2001), Costa (1997) e outros para a realização deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com