TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFÂNCIA E LUDICIDADE

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.875 Palavras (24 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

NOME: SOLANGE APARECIDA BAPTISTA CARAÇA ALVES, RU 766712

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

UTA – INFÂNCIA E LUDICIDADE

VINHEDO

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

NOME: SOLANGE APARECIDA BAPTISTA CARAÇA ALVES , RU 766712

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

UTA – INFÂNCIA E LUDICIDADE

                                                                                               

      Relatório    de   Estágio

                                                                                                 Supervisionado          -                                                                                                                    

                                                                                                   Apresentado a UTA –  

          Infância  e  Ludicidade,

  no curso de Pedagogia

                Tutor      Local  : Lisete

Gouvêa

                                                                                                 Pólo       de        Apoio

                                                                                                     Presencial : Vinhedo

                                                                 

VINHEDO

2013

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado se constitui um espaço de aprendizagem e de desafios necessários à formação profissional, pois é o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do processo formativo, adequando-se a realidade e peculiaridades onde o estágio será desenvolvido. A formação do profissional/Pedagogo contempla o estágio supervisionado na Educação Infantil, etapa obrigatória do processo formativo. Dessa forma, o presente  trabalho foi realizado no Centro de Educação Infantil Narizinho, localizado na Rua Dom Pedro II  nº 51,  bairro Nova Vinhedo, funciona em regime integral. Para tanto, objetivamos analisar as experiências e vivências  do  graduando na regência da Educação Infantil. Sabendo disso, o projeto de Estágio Supervisionado pretende efetivar a articulação do curso de Pedagogia da rede pública e privada, aprimorando a formação do profissional da educação, de modo a garantir uma ação mais comprometida com o processo educativo Assim, o estágio supervisionado na Educação Infantil, etapa essencial na formação profissional do futuro Pedagogo, desenvolvido por meio da observação, coparticipação e da regência em sala de aula, deve contemplar a formação do professor capaz de atender às necessidades do  educando que se encontra em constantes transformações devido às demandas diárias de  uma realidade nova e plural. Não posso esquecer que ao me referir à Educação Infantil, especificamente, temos que retomar as modificações e/ou transformações que essa  sofreu com o passar dos anos. O principal marco dessa transformação foi a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394 de 1996. Desse modo, o estágio supervisionado tem como função a construção e reconstrução de conhecimentos e técnicas que possibilitam ao educando, em processo  de formação, uma reflexão crítica sobre a prática na sala de aula. Portanto, o estágio é o momento inicial de construção indenitária do profissional pedagogo em atuação. Para o desenvolvimento desse estudo fiz a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo de natureza qualitativa , uma vez que privilegia o fenômeno pesquisado. Durante a implementação utilizamos ancoras para subsidiar a pesquisa como a observação direta  e a regência no ambiente da sala de aula da Educação Infantil.

ESCOLA ESTAGIADA E SEUS ASPECTOS

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

A Escola Centro de Educação Infantil Narizinho, localiza-se na rua Dom Pedro II, número 51, no Bairro Nova Vinhedo, na cidade de Vinhedo, no Estado de São Paulo, o telefone para contato : (19) 3886-2397 e do e-mail : ceinarizinho@vinhedo.sp.gov.br. Horário de funcionamento da escola : Das 6h30 às 18 hrs. Esta escola atende o nível de Educação Infantil com 166 alunos . O período de estágio foi de  17/06/2013 à 04/07/2013.

PLANO DE AULA - Apresentação do sistema numérico por meio dos rótulos dos Alimentos

1-)IDENTIFICAÇÃO

a-) Estágiário : Solange Aparecida Baptista Caraça Alves

b-)Escola: C.E.I. Narizinho

c-)Disciplina : Matemática

d-)Turma : Manhã

e-)Sala : FASE II A

f-)Profº Regente : Rosana Zanotti

g-)Horário da Aula : 7h00 às 7h30 (Segunda Feira)

2-) CONTEÚDO: Trabalhando com Números

3-) OBJETIVOS : Use as informações das embalagens - como tabela nutricional, data de validade e quantidade - para que as crianças da pré-escola aprendam mais sobre o sistema de números e Ler, comparar e ordenar números.

4-) SÍNTESE DO ASSUNTO: A Matemática é de deveras importância para que se aprenda cedo, afinal, o nosso dia-a-dia ela é muito presente no mercado de trabalho. A História da Matemática , constitui um dos capítulos mais interessantes dos conhecimentos permitindo compreender a origem das ideias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enxergar os homens que criaram essas ideias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram. Assim , esta história é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque , no fundo , ele sempre era algo natural no seu momento. Permite também estabelecer conexões com a história , a filosofia , a geografia e várias outras manifestações da cultura. Conhecendo a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram , que foram desenvolvidas com grande esforço e , quase sempre , numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com