TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFÂNCIA, MEIO AMBIENTE E SENTIDOS

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 INFÂNCIA, MEIO AMBIENTE E SENTIDOS............................................................4

3 PROJETO INTERDISCIPLINAR...............................................................................7

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

5 REFERÊNCIAS ......................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

É perceptível atualmente que a Educação Infantil é uma fase muito importante do desenvolvimento de cada criança. É nessa etapa que as potencialidades são exploradas e expandidas, por isso muito se lutou para que as crianças conquistassem o direito na sociedade, sendo reconhecidas como sujeitos históricos e sociais.

Sabe-se também que o meio na qual a criança se encontra se relaciona muito com o que a criança é e o que ela irá se tornar. Além de ser perceptível que na infância o uso dos 5 sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato, é primordial para obter um conhecimento de mundo mais apurado nesta fase inicial.

E é esta a proposta central deste portfólio: relacionar a criança com o meio através dos sentidos. Além de apresentar no tópico dois, um modelo de projeto interdisciplinar, que dará a oportunidade das crianças potencializarem estes sentidos e atuarem como sujeitos ativos nas decisões de sua vida.

Enfim, um trabalho simples, mas que de alguma forma agregará no conhecimento de todos os profissionais da área da educação, pois com o mesmo será possível conhecer e compreender um pouco deste universo tão vasto e dinâmico que é a infância.


2- INFÂNCIA, MEIO AMBIENTE E SENTIDOS

        A criança depois de muitos séculos inferiorizada passou a ser considerada um sujeito ativo e detentor de direitos na sociedade. Atualmente são inúmeras pesquisas que tendem a estudar este universo e suas particularidades.  E um desses questionamentos é a maneira como a criança se forma, adquiri cultura e se relaciona com o ambiente.

Atualmente emerge uma nova concepção de criança como criadora, capaz de estabelecer múltiplas relações, sujeitos de direitos um ser sócio-histórico, produtor de cultura e nela inserida (BRASIL, 2006, p. 10).

É sabido que a criança desde antes do nascimento recebe interferências do meio a qual está inserida. Estudos já confirmam que mulheres que teve gestações durante um período conturbado da vida ou que vivem em espaços de muitos conflitos tendem a gerar crianças mais propícias a baixa imunidade e peso, a distúrbios, retardo psicológico, entre outros.  

Tal estudo nos permite dizer que o meio no qual a criança se encontra é um dos fatores essenciais para a construção e solidificação de seu ser. Segundo Faria (1998), a aprendizagem para Jean Piaget é sempre provocada por situações externas ao sujeito, supondo a atuação do sujeito sobre o meio, mediante experiências.

É possível perceber também, que a criança para o seu pleno desenvolvimento, utiliza dos sentidos para conhecer a si própria e o mundo ao seu redor. O tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar são grandes aliados nesse processo que faz com que a criança interprete o mundo de sua maneira. Avalie cores, sons, gostos, cheiros, formas e texturas e dê a eles o significado que melhor interpretar.

Desta maneira é imprescindível que a escola juntamente com a família tenha consciência da necessidade que a criança tem em explorar estes sentidos e potencializem atividades para que estas sejam possíveis.

Atividades como pinturas com tinta guache ou outros materiais, podem desenvolver a visão da criança e também o tato, pois o simples deslizar do dedo no papel permite que a criança sinta sensações diferentes. A hora do lanchinho também pode ser o momento oportuno de realizar atividades que envolvam o paladar, a capacidade da criança de diferenciar doce e salgado, frio ou quente, etc. O olfato também pode ser estimulado “Hum, que lanchinho cheiroso”, ou “Olha como a coleguinha veio cheirosa hoje, vamos sentir o perfume”. Atividades assim são aparentemente simples e sem importância, mas para o universo infantil possui grande significado.

O contato direto com o meio ambiente também pode ser um agente integrador da criança com o mundo. O contato com a terra, com as plantas, cheiro da chuva, sentir o calor que o sol nos transfere, o barulho dos pássaros a cantar, o gostinho das frutas retiradas direto do pé. Elementos estes que podem ser utilizados no dia a dia para estimular os sentidos das crianças, e também podem ser trabalhados na escola.

Projetos interdisciplinares podem ser montados por professore e pedagogos que podem abranger desde a educação infantil nos seus primeiros anos até o ensino fundamental. Criar uma hortinha, fazer uma visita ao parque ecológico da região ou simplesmente da uma volta no bairro observando seus diferentes aspectos podem levar às crianças a uma reflexão de quem ela é e como ela faz presença naquele meio, qual a sua importância e como atua diretamente naquele espaço.

Estes projetos por serem interdisciplinares podem e devem abordar vários ou todos os eixos destinados à educação infantil: O eu, o outros e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Oralidade e escrita; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Estes eixos favorecem de acordo com a terceira versão a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), os elementos primordiais para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com