TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE: A ÉTICA ALÉM DA SALA DE AULDA

Por:   •  2/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 9

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE: A ÉTICA ALÉM DA SALA DE AULDA

Franciele Margarida¹ Gledson Lamartine²
Rafaela de Omena ³ Sandro Rogério

RESUMO

O presente artigo explora a relevância dos temas transversais trabalhados no âmbito escolar, dando ênfase ao conceito Ética, que está ligado ao modo de ser de cada individuo, onde é constituído por um conjunto de valores que irá direcionar o comportamento humano preparando-o para a sociedade. Ao se trabalhar os Temas transversais, a escola tem o intuito de facilitar, fomentar e integrar determinadas ações no contexto educacional, por meio da interdisciplinaridade e transversalidade, visando assim à transformação social. O objetivo desta pesquisa é despertar uma reflexão sobre as diversas condutas humanas, uma grande missão da escola que é realmente comprometida com a formação para a cidadania. Para a realização foi utilizada a pesquisa bibliográfica, buscando compreender a temática a partir de parâmetros, conceitos, definições e estudos de pesquisadores. A abordagem feita foi de caráter qualitativo, através de situações observadas no campo de estágio e um questionário aplicado a professores das redes públicas e privadas de ensino. Diante dos fatos apresentados é possível perceber resultados positivos através de ações dinâmicas e da ludicidade como um dos objetivos de resolução dos problemas encontrados mediante a falta de ética na sala de aula, dando impulso também a comportamentos éticos nas relações constituídas fora do âmbito escolar.  

Palavras-chave: Ética. Interdisciplinaridade. Transversalidade.

ABSTRACT

This article explores the relevance of the transversal themes worked in the school context, emphasizing the concept Ethics, which is linked to the individual's way of being, where it is constituted by a set of values ​​that will direct human behavior preparing it for the society. In working on the transversal themes, the school aims to facilitate, foster and integrate certain actions in the educational context, through interdisciplinarity and transversality, aiming at social transformation. The purpose of this research is to awaken a reflection on the various human behaviors, a great mission of the school that is really committed to the formation for citizenship. For the accomplishment was used the bibliographical research, seeking to understand the theme from parameters, concepts, definitions and studies of researchers. The approach was qualitative, through situations observed in the field of internship and a questionnaire applied to teachers of public and private teaching networks. Given the facts presented, it is possible to perceive positive results through dynamic actions and playfulness as one of the objectives of solving the problems found through the lack of ethics in the classroom, also giving impetus to ethical behaviors in relations constituted outside the school context.

Keywords: Ethics. Interdisciplinarity. Transversality.

INTRODUÇÃO

Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e abrangem seis áreas, dentre elas: Ética; Orientação Sexual; Meio Ambiente; Saúde; Pluralidade Cultural; Trabalho e Consumo. Esses temas trazem conceitos ligados à democracia e cidadania, obedecendo a fatores importantes para a sociedade. A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não se apresentam como disciplinas, mas como temas que devem ser agregados ao processo educativo. (Brasil, 1997).

A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual, como, por exemplo, a da sua relação com concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da pedagogia. Essa discussão é pertinente e cabe analisar como estão sendo consideradas nos parâmetros curriculares nacionais as diferenças entre os dois conceitos, bem como suas implicações mútuas. (BRASIL, p. 31, 1997)

 Ao se trabalhar os Temas transversais, a escola tem o intuito de facilitar, fomentar e integrar determinadas ações no contexto educacional, por meio da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando meios concretos de se construir o conhecimento que vise à transformação social.

A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzidos por abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência e entre eles questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui. Refere-se, portanto, a uma relação entre disciplinas. (BRASIL, p. 31, 1997)

A transversalidade diz respeito à possiblidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). (BRASIL, p. 31 1997)

Os mesmos estão ou deveriam estar introduzidos na sociedade, comunidades, famílias, vividos pelos alunos, pais e educadores em seu cotidiano, aparecem em áreas distintas do currículo e se constroem a partir da necessidade temática social no âmbito escolar, no sentido de transformar a realidade com a participação de todos.  Esse eixo unificador deve ser trabalhado nas aulas de maneira coordenada e não visto como algo descontextualizado. O importante é que os alunos junto aos educadores construam e deem significância àquilo que aprendem.

 
PRINCÍPIOS ÉTICOS PARA CRIANÇAS

Na escola e em casa educadores e pais desejam transmitir o melhor para as crianças, principalmente, quando se trata de valores éticos e morais, os princípios são importantes para os pequenos se tornarem bons cidadãos, mas a Ética não é inata, ela precisa ser aprendida dentro do processo educativo, a fim de que a criança, gradativamente, crie uma natureza moral que supere sua própria natureza instintiva. O tema deve ser debatido com objetivo de desenvolver sujeitos com senso crítico que consigam respeitar o próximo independente de quem seja e percebam que as consequências de um ato violento são mais atos violento, pois violência só vai gerar mais violência.

Segundo o PCN (BRASIL, 1997, p.26), “[...] ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade”. Ela não tem um caráter de força de regra ou norma, pois, ao fazer uma reflexão ética, questiona-se sobre a conexão dos valores que dão seguimento às ações, é uma busca de esclarecimentos sobre os princípios que orientam essas ações, para que elas sejam compreendidas dentro das relações.

A conscientização ética também depende do trabalho em conjunto entre escola, família e comunidade, quando a criança entra na escola que é seu primeiro ambiente social fora da família e de sua comunidade, é possível que a mesma venha a ter comportamentos que ofenda os demais alunos, no entanto muitas vezes ela está repetindo o que presencia em casa ou está no seu cotidiano e não entende aquilo como algo errado, daí que o educador deve intervir e apresentar a ética em primeira instancia como respeito mútuo que está ligado ao aprender viver, é importante que o professor aproveite determinadas situações do cotidiano escolar para mostrar quais atitudes tomadas podem ser dadas como corretas ou incorretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com