TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ITINERÁRIO DE LEITURA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Por:   •  5/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

ITINERÁRIO DE LEITURA

CONZATTI, Fernanda de Brito Kulmann; DAVOGLIO, Tárcia Rita. Educação De Jovens E Adultos: Trajetórias E Desafios Para Uma Educação De Qualidade. Revista Científica Interdisciplinar, v. 2, p. 274-285, 2015.

Neste trabalho os autores fazem uma revisão sistemática sobre temáticas relacionadas ao EJA em livros, periódicos indexados em base de dados online (Scielo), consultas ao Censo Demográfico do IBGE e ao Portal do MEC, com o objetivo de analisar o histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, desde o período Colonial, buscando entender como essa modalidade de ensino se constituiu ao longo da história.

Analisar o contexto histórico do EJA no Brasil é o primeiro passo para compreender sua situação atual e seus problemas. Vendo esse contexto histórico, os autores mostram que o direito à educação foi garantido a todos somente pela Constituição de 1988, há apenas 34 anos. Isso resulta em vários brasileiros que foram privados desse direito e que agora tentam correr atrás do prejuízo. Analisando os dados do PNAD de 2014 que apontam que quase 50% dos brasileiros com 25 anos ou mais não concluíram a educação básica, podemos ter mais certeza dessa afirmação.

Outros pontos cruciais para o entendimento da organização dessa modalidade de ensino são como o EJA é visto pela sociedade e quais os interesses ao longo da história na organização do EJA. Inicialmente, no período Colonial, a educação de adultos tinha seu foco na aculturação, catequização e ensino da leitura e escrita e dpois, mas ainda no mesmo período, tornou-se elemento crucial para inserir as “camadas inferiores da sociedade”, pessoas pobres, livres, escravos libertos, etc. Isso foi motivado por princípios civilizatórios, tendo em vista que pessoas incultas eram consideradas “perigosas”. Nota-se um grande preconceito desde a origem dessa modalidade de ensino, preconceito esse que se estende, talvez não no mesmo nível mas, até hoje. O que acarreta em uma exclusão dessa parcela da população.

Por fim, as motivações do ensino para adultos quase sempre foram por razões políticas, religiosas, econômicas, culturais e sociais, visando prover mão de obra qualificada e muitas vezes tentando “acalmar os ânimos” da população. Falar sobre políticas governamentais ainda mais com relação à educação é muito complicado, ainda mais em nosso país, às vezes temos a sensação de que as coisas simplesmente não funcionam. Mas não temos saída, os pilares de um país estão atrelados ao seu modelo de governo e o estado desses pilares são reflexos desse modelo. A educação é um desses pilares, porém o governo sempre parece preferir enfrentar problemas de pobreza, analfabetismo, etc. do que dialogar com uma sociedade com opinião crítica.

O fato é que essa exclusão de parte da população que foi privada, por diferentes motivos, da educação ocorre até hoje. É imensa a dívida que nosso país tem com esses cidadãos. Pagar essa dívida seria benéfico não só para essas pessoas mas para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com