TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos 5 Sentidos No Ensino Fundamental

Por:   •  24/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP II

ENSINO FUNDAMENTAL

A IMPORTÂNCIA DOS 5 SENTIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Beatriz Kaillane Santos – UL21205900

Gabriela Mota Santos – UL21207265

Maria Eduarda Lopes Barreto – UL21206945

Marília Gabrielle Correia Santos – UL21205026

Valdilene De Santana Almeida– UL21208705

Itabaiana/SE

2023 

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN

Beatriz Kaillane Santos – UL21205900

Gabriela Mota Santos – UL21207265

Maria Eduarda Lopes Barreto – UL21206945

Marília Gabrielle Correia Santos – UL21205026

Valdilene De Santana Almeida– UL21208705

A IMPORTÂNCIA DOS 5 SENTIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto e Prática de Ação Pedagógica – PPAP, apresentado ao Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN, como requisito parcial para obtenção do grau da Licenciatura em Pedagogia.

Professor Orientador: Prof. Esp. Cléber Thiers da Silva Nunes.

Itabaiana/SE

2023 

SUMÁRIO

TEMA 4

SITUAÇÃO-PROBLEMA 4

JUSTIFICATIVA 4

EMBASAMENTO TEÓRICO 4

PÚBLICO-ALVO 5

OBJETIVOS 5

PERCURSO METODOLÓGICO 5

RECURSOS 6

CRONOGRAMA 6

AVALIAÇÃO 7

PERSPECTIVAS 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

TEMA

A IMPORTÂNCIA DOS 5 SENTIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

SITUAÇÃO-PROBLEMA

Os cincos sentidos são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, pois permitem que eles recebam informações e percebam o mundo de diferentes maneiras. Ao utilizar os cincos sentidos no planejamento de atividades pedagógicas, é possível oferecer experiência mais rica e envolvente, que estimule a curiosidade e a participação dos alunos.

Por exemplo, atividades que envolvem a visão podem incluir apresentações em vídeo ou imagens. Atividades que envolvem a audição podem incluir música ou histórias. Atividades que envolvem o tato podem incluir experimentos práticos ou jogos com objetos. Atividades que envolvem o olfato podem incluir experimentos com aromas ou atividades de culinária. E atividades que envolvem o paladar podem incluir degustações ou experimentos culinários.

Percebe-se que a integração dos cincos sentidos no planejamento e na execução de atividades pedagógicas, de forma equilibrada e adequada a cada objetivo de aprendizagem, visa permitir que o aluno compreenda o mundo a sua volta e desenvolva o senso de respeito aqueles que não possuem todos os sentidos.

JUSTIFICATIVA

EMBASAMENTO TEÓRICO

A Teoria do Processamento Sensorial, desenvolvida por A. Jean Ayres, descreve como os sentidos fornecem informações essenciais para o desenvolvimento e a organização do cérebro. Segundo essa teoria, a integração adequada dos estímulos sensoriais é fundamental para a aprendizagem e o comportamento adaptativo. Ao oferecer experiências multisensoriais, os educadores podem promover o desenvolvimento sensorial e cognitivo dos alunos.

A teoria construtivista, proposta por Jean Piaget, destaca o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Segundo essa abordagem, os alunos constroem significados por meio da interação com o ambiente e a exploração sensorial. A utilização dos cinco sentidos nas atividades pedagógicas permite que os alunos vivenciem situações concretas e construam conhecimentos de forma mais significativa.

A teoria da aprendizagem multissensorial enfatiza a importância de envolver múltiplos sentidos durante o processo de aprendizagem. Pesquisas nessa área demonstram que a incorporação de estímulos sensoriais diversificados melhora a retenção de informações, a atenção e o engajamento dos alunos. Ao explorar diferentes sentidos, os educadores podem proporcionar uma experiência mais rica e envolvente, facilitando o processo de aprendizagem.

Estudos em neurociência têm mostrado a plasticidade do cérebro, ou seja, sua capacidade de se modificar e adaptar ao longo da vida. A estimulação sensorial adequada desempenha um papel crucial na formação e no fortalecimento das conexões neurais. Ao integrar os cinco sentidos nas atividades pedagógicas, os educadores podem promover uma maior ativação cerebral, o que contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

PÚBLICO-ALVO

• Crianças de 1º ano

OBJETIVOS

Aqui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com