TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Educação Para o Desenvolvimento do Brasil

Por:   •  12/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

APRESENTAÇÃO DO TEMA

A educação é a principal ferramenta para desenvolver qualquer nação. Ela tem efeito em todas as áreas de nossa vida. Como um direito fundamental, ela não só ajuda no desenvolvimento do país, mas também de cada cidadão. Sua importância vai além da expansão de renda per capta e de aspectos político-econômico-administrativos.

[...] perguntar a importância da Educação é como perguntar qual a importância do ar para nós. É pela educação que aprendemos a nos preparar para vida. (UNBEHAUM, 2015)

Por intermédio da educação, asseveramos o progresso de nosso desenvolvimento econômico, social, instrutivo e cultural. Sandra Unbehaum (2015) indaga que:

Sem conhecimento ou acesso a informações, como posso saber que tenho direito à saúde e bem-estar, ao meio ambiente sadio, a condições adequadas de trabalho, a ser tratada com dignidade?

Através de um retrospecto histórico, é possível conferir que o Brasil vivenciou profusos períodos de crescimento econômico, alguns, inclusive, sendo tidos como “voos de galinha”, fazendo uma analogia às galinhas, já que as mesmas não conseguem se manter no ar por muito tempo, ficando sem folego e voltando para o chão, rapidamente. Em nenhum dos “enlevos” a educação de qualidade foi o ponto nevrálgico. Basicamente, a metáfora concebe uma visão de que não somos capazes de dar continuidade a mudanças efetivas que, de fato, assegurem progresso e desenvolvimento perenal ao País, reflexo de insuficiência, no que diz respeito à educação.

Uma pesquisa de 2017 do IBGE constatou que o Brasil tem mais de 11 milhões de pessoas analfabetas com idade entre 15 anos ou mais.

[pic 1]

Países que tem como prioridade – e valorizam – a educação tem lhanezas efetivas de ascensão profissional-econômica através de praticas guiadas ao esforço, com trabalho e estudo. Antagonicamente, acontece o contrário em países que não tem como eixo principal a educação e, visão uma mudança abrupta de vida sem esforço e dedicação, buscando meios como prêmios lotéricos.

[...] para entender como a educação influencia a economia e como a falta de qualidade do nosso ensino afeta o desenvolvimento brasileiro. Uma coisa é clara: não iremos alcançar a prosperidade e a redução de desigualdades que buscamos se não investirmos em educação. Afinal, aquela frase “um País é o que suas pessoas são” é realmente verdadeira. (ABRÃO, 2018)

Há alguns pontos já pesquisados sobre o impacto da educação para o desenvolvimento do Brasil, concebendo uma visão pragmática do que ela pode fazer pelo país e cidadãos. Entre eles são:

  • Combater a pobreza – É um fato que, quanto mais pessoas estudam, mais oportunidades terão em relação ao mercado de trabalho. Quem possui pós-graduação, por exemplo, tem 422% mais chances de conseguir um emprego do que quem não é alfabetizado. Outro fato é que quem estuda ganha mais e o salário de uma pessoa pós-graduada é 544% maior que uma pessoa analfabeta.

Esse impacto é perceptível em todos os níveis de escolaridade. Se todos os estudantes em países de renda baixa deixassem a escola sabendo ler, 71 milhões de pessoas poderiam sair da pobreza, segundo o relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos de 2011. O relatório também mostrou que cada ano extra de escolaridade aumenta a renda individual em até 10%. (UNBEHAUM, 2015);

  • Fazer a economia do País crescer – A educação melhora a qualidade de um país. Melhores empregos e maior renda propicia o consumo maior dos indivíduos, dependendo menos de politicas publicas contra a pobreza. O aumento da taxa de emprego e do consumo também se revertem em mais impostos coletados pelo governo, que pode resultar, em tese, em melhorias sociais. Países que tem como eixo principal a educação, como Coreia do Sul, por exemplo, registraram crescimento econômico muito acima da média. Um relatório da UNESCO mostrou que cada ano adicional de escolaridade aumentou a média anual do PIB (Produto Interno Bruto) em 0,37%.
  • Promover a saúde – O relatório Monitoramento Global de Educação para Todos da UNESCO mostrou que uma criança cuja mãe saiba ler tem 50% mais chances de sobreviver depois dos cinco anos de idade. A educação, além de reduzir a mortalidade infantil, promove a diminuição da taxa de fecundidade e, também se relaciona com hábitos mais saudáveis. Cidadãos com maior nível de escolaridade também possuem menos chances de serem obesos, de fumarem diariamente e essa relação permanece evidente, independente de sexo, idade ou renda;
  • Diminuir a violência – A educação é capaz de impactar na diminuição da desigualdade e, também contribui para uma sociedade menos violenta. Além de ajudar a superar a intolerância, Nassir Abdulaziz Al-Nasser (2016), representante da ONU, indaga que:

[...] a educação é fundamental para tratar da ignorância e desconfiança que estão no cerne do conflito humano. A educação ajuda a superar estereótipos e intolerância, e a vencer a batalha contra a ignorância.;

  • Garantir acesso a outros direitos – Consta que na Declaração Universal dos Direitos Humanos que é por meio do aprendizado e da educação que se promove o respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais: "A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos." (Artigo XXVI). Além disso, o acesso à educação permite que os cidadãos tenham conhecimento e consciência de que são sujeitos de direitos, possuindo direitos garantidos por lei, podendo exigir que eles se cumpram;
  • Ajudar a proteger o meio ambiente – Cidadãos conscientizados sobre os impactos das nossas atividades sobre a natureza ajudando a preservar o meio ambiente, assim, a educação recai sobre as decisões sustentáveis das pessoas, fazendo com que as mesmas se sintam satisfeitas com as demandas, sem prejudicar as gerações futuras;
  • Aumentar a felicidade dos cidadãos – Os indivíduos que estudam que estudam são mais felizes do que aqueles que pararam de estudar ou não estudaram. Estudos da OECD "Quais são os benefícios sociais da Educação?" mostra que pessoas que estudaram até o nível superior tem maior nível de satisfação pessoal daquelas que pararam no ensino médio;
  • Fortalecer a democracia e a cidadania – A educação forma cidadãos críticos sobre seus direitos e, também, colabora com a sociedade para que se cumpra seus deveres cívicos. Entre os jovens, o nível de escolaridade está diretamente relacionado à taxa da população que vota. A pesquisa da OECD "Quais são os benefícios sociais da Educação?" também mostrou que, dentre de 27 países, 80% dos jovens com graduação superior vão às urnas, já aqueles que não tem formação superior são 54%. A pesquisa ainda levantou que os adultos com maior nível de escolaridade possuem mais interesse aos assuntos relacionados à sociedade, engajando-se mais, socialmente;
  • Ajudar a compreender o mundo – Educação de qualidade pode contribuir diretamente para o crescimento econômico do País, promovendo a igualdade – ou equidade – social e, tendo impacto significativo na vida de cada cidadão.

Há diversas formas de se medir o impacto da educação na economia. Um País mais educado gasta menos com saúde pública, tem níveis de segurança mais elevados, já que apresenta criminalidade mais baixa. Maior escolaridade faz com que, direta ou indiretamente, uma economia funcione com mais eficiência. (ABRÃO, 2018)

Com base no que já apuramos, inferimos que o desenvolvimento é uma perquirição –principalmente – cultural, devido ao fato de que a grande maioria da população de países desenvolvidos que se encontram nessa condição é instruída de conhecimentos e exerce cidadania de forma efetiva, possuindo poder aquisitivo mais elevado, não se corrompendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (275.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com