TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Ludicidade na Educação Infantil

Por:   •  16/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Santo André

2021

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Texto apresentado ao curso de licenciatura em pedagogia da Anhanguera Educacional.

Santo André

2021

SUMÁRIO

 1. INTRODUÇÃO.........................................................................................4

 2. EDUCAÇÃO INFANTIL...........................................................................5

2.1 REFERÊNCIAS CURRICULARES E BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL......................................................................................................5

 3. LUDICIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA................................................6

 4. ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL....................8

5. SEQUÊNCIA DIDÁTICA...........................................................................9

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................11

7. REFERÊNCIAS........................................................................................12

1-INTRODUÇÃO

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, motor, emocional, cognitivo e social, havendo uma integração entre o educar e o cuidar.

É no ambiente escolar que a criança aprende a lidar com as diferenças, cria sua personalidade, adquire autonomia, cria laços de amizade e adquire novas experiências e habilidades.

Para que este processo seja satisfatório os professores devem apropriar -se de práticas pedagógicas fundamentadas nos campos da experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que identifica as diferentes formas de explorar a ludicidade. As crianças devem aprender desempenhando papel ativo, construindo assim significados sobre si, sobre o outro e o mundo através de uma pluralidade de situações vivenciadas que promovam seu pleno desenvolvimento.

Compreendemos que as brincadeiras e o lúdico são eixos estruturantes da prática pedagógica e contribuem muito para o trabalho do educador nesta faixa etária. Através de jogos e brincadeiras, momentos prazerosos são proporcionados e o brincar traz aprendizagens que ajudam a potencializar o desenvolvimento integral da criança.

2- EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e é oferecida a crianças de 0 a 3 anos em creches e de 4 a 5 anos na pré- escola. Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), passou a fazer parte da educação básica e a ser dever do Estado, tendo por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A Constituição Federal de 1988 assegura a educação como direito de todas as crianças e neste contexto a criança passou a ser reconhecida como sujeito de direitos, ser social, cultural e histórico e assim a escola passa a ser um local a oferecer condições para que esta criança tenha um desenvolvimento integral. Atualmente, tanto na creche como na pré- escola, a concepção da educação infantil está vinculada ao cuidar e educar. Quando entrelaçamos as práticas entre cuidar, educar e brincar estamos fortalecendo vínculos afetivos e assim a criança se sentirá segura e acolhida.

2.1- Referências Curriculares e BNCC na Educação Infantil

 O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) de 1998, representou um avanço para a época, porém a criança não era o foco principal sugerindo apenas uma orientação dos conteúdos e objetivos de aprendizagem. Seu objetivo era esclarecer o que seria ensinado nessa etapa da educação.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), de 2009, colocam a criança em foco e serviu de fundamentação teórica par a BNCC. O olhar sobre a criança é ampliado e considera as interações sociais essenciais para a aprendizagem. Esse documento reforça a importância do acesso ao conhecimento cultural e científico, assim como o contato com a natureza, preservando o modo como a criança se situa no mundo. Coloca as interações e brincadeiras como eixos estruturantes do currículo além de reforçar a relação entre cuidar e educar.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017 traz para a Educação Infantil um detalhamento maior ao listar objetivos de aprendizagem. A criança passa a ser protagonista em todos os contextos de que faz parte e o objetivo se constrói a partir de um significativo avanço no entendimento de como a criança aprende. A construção do currículo é baseada em seis direitos de desenvolvimento e aprendizagem, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar- se e conhecer- se.  Esses direitos asseguram que a crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambiente que as desafiem e que se sintam provocadas em resolvê-los, construindo significados sobre si, o outro e o mundo.

A BNCC estabelece cinco Campos de Experiência para e Educação Infantil, que indicam quais as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. São eles:

- Eu, o outro e o nós. (EO)

- Corpo, gestos e movimentos. (CG)

- Traços, sons, cores e formas. (TS)

- Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF)

- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.(ET)

3- LUDICIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Em meados do século XIX o ato de brincar chamou a atenção de alguns estudiosos preocupados com a educação e saúde das novas gerações. A criança passou a ser vista de outra forma e a partir disso começaram estudos sobre as atividades e fenômenos próprios da infância. Assim surgiu a preocupação para entender o brincar, que ao longo da história se transformou em relação aos espaços, o tempo e as formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (313.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com