TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da família no desenvolvimento cognitivo da criança com síndrome de down

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP[pic 1]

GRIECE KELI DOS SANTOS ALMEIDA

MARIA JUSCILEIDE PINHEIRO OLIVEIRA

SORAYLANE MENDES NUNES

VANESSA DA COSTA BANDEIRA

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN

MACAPÁ-AP

2016

INTRODUÇÃO

A preocupação da família ao receber um filho com necessidades especiais vêm da falta de informação sobre o assunto, pois a sociedade ainda permanece no receio de que essas crianças possam ser incapazes de progredir em meio às crianças consideradas normais, a importância de se conhecer os processos familiares para a compreensão do desenvolvimento de crianças portadora da Síndrome de Down, pois a presença da família neste processo de interação da criança na sociedade, seus desafios, é de suma importância para o desenvolvimento dela.

A família precisa estar bem informada sobre a Síndrome de Down, pois a falta de conhecimento acarreta em sentimentos negativos, a criança precisa se sentir em um ambiente familiar seguro, livre, aconchegante, paciente, e que lhe proporcione este desenvolvimento e interação de maneira positiva e tranqüila.

O diagnóstico da síndrome de Down transforma-se num marco na vida da família, desde os primeiros anos de vida de uma criança, constituindo-se neste período seu desenvolvimento cognitivo.

Desde o início, as crianças com Síndrome de Down apresentam desenvolvimento cognitivo mais lento do que as outras, as dificuldades de aprendizagem alteram o curso do desenvolvimento, sendo que, à medida que a criança cresce, as diferenças mostram-se maiores, o modo de vida dessas famílias, o estresse parental surgido após a descoberta da síndrome, bem como as reações e os sentimentos da família frente ao seu importante papel.

O portador de Síndrome de Down apresenta um cromossomo de número 21 adicional completo que causa uma determinada aparência facial e risco aumentado de defeitos cardíacos congênitos, problemas tireoidianos, problemas de visão e retardo mental (SMELTZER; BARE, 2005).

Essa anomalia orgânica é conceituada de Trissomia do Cromossomo 21, em virtude da alteração no material genético do cromossomo 21, apresentando três cromossomos além dos dois caracterizados normais no ser humano. A probabilidade de uma mulher de 20 anos terem um filho com essa síndrome é menor do que uma mulher de 35 anos (CARNEIRO, 2008).

A preocupação e responsabilidade do desenvolvimento da criança portadora da Síndrome de Down, tal como sua inserção na sociedade é não somente da família, mas de todos, tendo essa um papel fundamental, pois é no ambiente familiar que a criança tem seu primeiro contato com o mundo, e a parti desse primeiro contato, dependerá toda uma trajetória e desafios.

Importante dizer que os pais sejam atendidos logo após o nascimento da criança portadora da Síndrome de Down, para evitar maiores problemas, a família deve ser avisada, acompanhada, repassada para a mesma todas as informações, por um profissional conhecedor e com pensamentos positivos, diminuindo assim a ansiedade da família.

Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa, a falta de informação, de amor, de tolerância, é muito presente no dia a dia dos seres humanos, dessa maneira se torna mais difícil a inserção das crianças com SD na sociedade, porém com a ajuda e apoio da família, amigos, Escola, com toda certeza esse desafio será vencido.

Faz-se necessário que a criança com Síndrome de Down tenha todo o suporte e apoio necessário para que a mesma tenha autoestima, para seu desenvolvimento cognitivo e social, ela precisa ter sua autonomia.

Em alguns casos o preconceito começa dentro da própria família da criança portadora de SD, como essa criança encontrará apoio, aconchego, lá fora, se dentro de sua casa ela não é aceita, é vista como um problema, como um obstáculo, a família precisa ter consciência da sua responsabilidade e importância na vida da criança, na vida de qualquer criança, a família é a base, é o esteio, ela é capaz através do amor, e das informações corretas de transformar pra melhor a vida de sua criança.

PROBLEMA

A falta de conhecimento, de afeto, de interesse, de acompanhamento, são fatores que interferem negativamente no desenvolvimento cognitivo do aluno portador da SD.

Até que ponto o preconceito limita e prejudica o desenvolvimento do aluno portador da Síndrome de Dow?

HIPÓTESE

Como as famílias podem contribuir no desenvolvimento da criança com síndrome de Down, de que modo essas crianças são atendidas, acolhidas pela família e Escola, observa-se que a falta de informação, de preparo têm prejudicado o desenvolvimento cognitivo do aluno, a falta de comunicação entre a família e profissionais da área, A sociedade em geral, o poder público deve urgentemente atentar mais para as crianças portadoras da síndrome de Down, através de campanhas, de programas sociais, culturais, oportunidades, e se possível até o assunto fazer parte da grade curricular desde o ensino fundamental, e se estender até o pré-natal, assim no futuro a integração e socialização das crianças Down na sociedade será mais espontânea e humana, sem preconceitos e medos, quanto mais esclarecidos o assunto mais compreensão e avanço alcançaremos.

Famílias mais preparadas para receber criança com Síndrome de Down, sendo ela a base para o desenvolvimento dessa criança e sua interação com a sociedade, se torna necessário mais informação com profissionais sobre a Síndrome, a aceitação, com a chegada dessa vida que precisará de amor, não ver a Síndrome como um problema, mas um desafio, a criança é um ser humano é uma vida, com sentimentos, um presente que veio ao mundo para mostrar que tudo é possível quando existem amor, e força de vontade.

Desde a maternidade essas famílias recebendo este acompanhamento com certeza será uma felicidade e segurança no relacionamento e socialização das crianças, o contato da família com a Escola é extremamente importante, ambos com o objetivo de melhor acompanhamento do aluno nesse processo ensino-apredizagem e interação com o mundo.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar, despertar as famílias e sociedade, para uma visão mais ampla sobre a Síndrome de Down, possibilitando dessa maneira o desenvolvimento social, cultural, artístico e profissional dos alunos portadores da Síndrome, reconhecendo suas habilidades e aptidões, incentivando a auto-estima e autonomia do mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Valorização das crianças portadoras da Síndrome de Down

*Socialização do conhecimento a respeito do assunto

*Desperta a sociedade para o assunto

*Incentivar as pessoas a conhecer melhor as crianças portadoras da SD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (957.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com